medicina e exercicio

Hematologia Adulta e Pediátrica

Hematologia é a área da medicina que estuda as doenças relacionadas ao sangue e aos órgãos hematopoiéticos (medula óssea, gânglios e baço).

A Onco-hematologia é o campo da hematologia que trata dos cânceres hematológicos, que dizem respeito aos tipos que são originários das células sanguíneas

A especificidade deste tipo de câncer impede que sejam tratados com procedimento cirúrgico. Por isso, a indicação para tratamento consiste geralmente em quimioterapia, radioterapia, anticorpos monoclonais e eventualmente  transplante de medula óssea.

Além das doenças oncológicas, a hematologia é responsável pela avaliação e tratamento da anemia e de distúrbios da coagulação.

Já a  Hematologia Pediátrica é a especialidade médica que se dedica à avaliação e ao tratamento de doenças do sangue, medula óssea, gânglios linfáticos (linfonodos) e baço nos bebês, crianças e adolescentes.

Para um médico se tornar um hematologista pediátrico, ele precisa realizar a residência médica em pediatria e, depois, fazer uma segunda residência em Hematologia e Hemoterapia Pediátrica.