medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Nutrição e Nutrologia

Qual a diferença entre nutricionista e nutrólogo?

Nutricionista e nutrólogo são dois profissionais que muitas vezes atuam juntos no tratamento ou prevenção de problemas relacionados à alimentação, mas com abordagens diferentes.

Ambos buscam identificar maus hábitos alimentares ou de vida, orientando o paciente sobre a relação deles com o seu estado de saúde.

A primeira diferença entre eles está na formação acadêmica. Enquanto o nutrólogo é formado em Medicina e tem especialização em nutrologia, o nutricionista é formado em Nutrição.

Isso justifica em grande parte a diferença na abordagem destes dois profissionais.

Nutrólogo

O nutrólogo é um médico que estuda, analisa e compreende o impacto dos nutrientes ingeridos no organismo. Com isso, ele faz a ligação dos problemas nutricionais com outras doenças ou sintomas que o paciente apresente.

Ele faz diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças relacionadas à falta ou excesso de diferentes tipos de nutrientes, incluindo obesidade, Hipertensão Arterial e diabetes, além de síndromes metabólicas, intolerâncias  alimentares e alergias alimentares.

O nutrólogo também tem um papel importante no tratamento do paciente com doenças hepáticas, doenças renais, doenças cardiovasculares, câncer, doenças gastrointestinais, doenças crônicas em geral e pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva.

Nutricionista

O nutricionista tem como foco principal ajustar a alimentação de acordo com as necessidades e os objetivos individuais.

Assim, faz parte do trabalho do nutricionista:

  • Auxiliar na escolha dos alimentos, de acordo com as preferências e necessidades individuais de cada pessoa;
  • Preparar cardápios para refeições completas
  • Controlar a qualidade dos produtos, o preparo dos alimentos e a higiene do processo

Como o nutricionista não é médico, ele não tem a prerrogativa de prescrever medicamentos.

Prescrição de Dieta

A prescrição de dieta é outro ponto de controversa.

Segundo parecer do Concelho Regional de Medicina de São Paulo (CREMESP), O médico nutrólogo tem formação e habilitação para prescrever dietas, planos alimentares, orientações nutricionais e outras formas de nutroterapia, não necessitando auxílio de outros profissionais para isso(1).

Já o Conselho Federal de Nutrição (CFN) determina que:

“ a prescrição de dietas alimentares por médicos, destacadamente por endocrinologistas e nutrólogos, revestir-se-á de legalidade quando tiver por pressuposto o diagnóstico de uma doença e tiver um objetivo terapêutico, isto é, voltada à prevenção ou ao tratamento de uma enfermidade/deficiência.

Por outro lado, a prescrição de planos alimentares, com fins meramente dietéticos, ou estéticos (sem envolver um diagnóstico), afigura-se como ato privativo dos nutricionistas” (2).

Exames Laboratoriais

A competência para a prescrição de exames laboratoriais é muitas vezes um ponto de controversa.

A Lei n. 8.234/91, que regulamenta a profissão de nutricionista, estabelece que uma das atribuições destes profissionais é a solicitação de exames laboratoriais necessários ao acompanhamento de dietas (3).

Por outro lado, o Concelho Federal de Medicina (CFM) estabelece que o nutricionista não tem competência para requisitar exames com finalidade de diagnóstico ou avaliação terapêutica.

A autorização prevista na lei, segundo a entidade, restringe-se ao apoio na formulação de dietas e avaliação do resultado das mesmas. Sempre será necessário o diagnóstico prévio da doença, que deve ser efetuado pelo médico (4).

Já a Agência Nacional de Saúde (ANS), responsável por estabelecer o rol de procedimentos com cobertura assistencial mínima nos planos privados de assistência à saúde, prevê a cobertura obrigatória pelos planos de saúde apenas quando os exames forem prescritos pelo médico assistente, além dos procedimentos vinculados aos de natureza odontológica (5).

Tratamento da Obesidade

A obesidade é um dos focos do tratamento tanto do nutricionista como do nutrólogo.

Idealmente, o nutrólogo deve trabalhar na identificação da causa o que levou o indivíduo a ganhar peso. Além dos maus hábitos alimentares e do estilo de vida sedentário, isso pode incluir:

Também faz parte das atribuições do nutrólogo a identificação de problemas de saúde decorrentes da obesidade, incluindo:

A partir desta avaliação, o nutrólogo pode prescrever medicamentos, encaminhar para outros profissionais e fornecer diretrizes para ajudar o nutricionista na prescrição da dieta.

O nutricionista, por sua vez, é responsável por avaliar a dieta e outros hábitos de vida pouco saudáveis, como o sedentarismo, para propor ajustes no sentido de melhorar a qualidade nutricional e favorecer a perda de peso.

Transtornos Alimentares

Os transtornos alimentares, incluindo a anorexia, compulsão alimentar, alergias alimentares e intolerância alimentares devem ser sempre diagnosticadas por um médico.

São problemas complexos e que devem envolver diferentes especialidades médicas. Além do nutrólogo, o alergista, o psiquiatra, o endocrinologista e o gastroenterologista são outros médicos especialistas que podem identificar e tratar alguns destes problemas.

O nutricionista tem um papel importante para a avaliação e ajustes na dieta do paciente com transtorno alimentar. Entretanto, ele nunca deve ser o responsável por estabelecer qualquer um destes diagnósticos.

Nutição e Nutrologia Esportiva

A Nutrição e a Nutrologia Esportiva visa ajustar as necessidades nutricionais do atleta e do esportista para que ele atinja seus objetivos.

Isso pode incluir necessidade de ganho ou perda de peso, ganho de massa muscular ou a reposição de carboidrato.

O nutrólogo esportivo pode também adequar a dieta em atletas com condições como a Síndrome do Intestino Irritável, o desconforto abdominal no atleta, a tríade da mulher atleta e a deficiência energética no esporte

Por fim, o nutrólogo do esporte pode ajudar na adequação da alimentação pré-treino e alimentação pos-treino, que pode ser feita com ou sem o uso de suplementos alimentares.

Nutrição e Nutrologia Pediátrica

A Nutrição e Nutrologia Pediátrica é uma subespecialidade da nutrologia que busca ajustar o suporte nutricional em crianças com diferentes condições de saúde, da mesma forma como acontece com os adultos.

No entanto, a especialização se justifica porque as crianças têm uma necessidade extra, que é o fornecimento de energia e nutrientes extras para dar suporte ao crescimento e o desenvolvimento esperado nesta fase da vida.

Nutrição e Nutrologia em oncológia

A Nutrição e Nutrologia em Oncologia visa das o suporte nutricional para o paciente em tratamento para câncer.

A desnutrição é um problema comum entre pacientes oncológicos. Ela acomete ente 15 e 20% dos pacientes no momento do diagnóstico e até 80 a 90% nos pacientes em estágio avançado da doença (1).

Ela tem um efeito negativo tanto na qualidade de vida como na sobrevida do paciente com câncer.

Sem uma oferta adequada de nutrientes, a defesa do organismo contra as células cancerígenas fica comprometida e o risco de o câncer crescer e se espalhar é maior.

O especialista em Nutrologia Oncológica está capacitado para fazer a avaliação nutricional do paciente oncológico e propor as intervenções necessárias.

Discutimos mais a respeito em um artigo sobre os Aspectos Nutricionais do Paciente Oncológico.

Nutrição e nutrologia Geriátrica

A definição de alimentação saudável muda pouco à medida em que uma pessoa envelhece. Entretanto, algumas mudanças no metabolismo, no apetite, na digestão, na rotina diária e na saúde geral devem ser levadas em consideração na avaliação nutricional do idoso.

Problemas como a desnutrição no idoso e a sarcopenia fazem parte do trabalho diário do Nutrologista em geriatria.

Discutimos sobre todos estes aspectos em um artigo sobre a Alimentação do Idoso.