Urologia
O que é a urologia?
A urologia é uma especialidade médica responsável por estudar e tratar doenças que são relacionadas ao aparelho urinário de homens e mulheres. No caso dos homens, a especialidade ainda se estende a problemas relacionados à glândula suprarrenal, pênis, da próstata e da bolsa escrotal, incluindo a saúde sexual masculina e a infertilidade.
Além do diagnóstico e do tratamento clínico destas condições, o urologista também realiza cirurgias, quando indicado.
Para se tornar urologista, o médico precisa inicialmente realizar especialização em cirurgia geral e depois em urologia, através das residências médicas.
Quais as sub-especialidades da urologia?
Dentro da urologia, ainda existem subespecialidades, entre elas:
- Endourologia: urologista especializado na realização de procedimentos minimamente invasivos, por via transuretral. O tratamento de pedra nos rins ou pedra na bexiga é o carro chefe destes profissionais, embora outras condições e exames também possam ser realizados desta forma.
- Uroginecologia: responsável pelo tratamento de doenças do trato urinário feminino.
- Andrologia: responsável pela saúde sexual masculina e aspectos relacionados à reprodução, incluindo o tratamento da infertilidade
- Uropediatria: responsável pelo tratamento de doenças urológicas em bebês, crianças e adolescentes.
- Oncologia urológica: braço da urologia que se dedica ao tratamento de câncer do aparelho urinário e reprodutor masculino.
Qual a diferença do urologista e do nefrologista?
Tanto a urologia como a nefrologia são especialidades médicas que se dedica aos cuidados com os rins e o sistema urinário.
No entanto, o nefrologista tem uma formação clínica, enquanto o urologista tem uma formação cirúrgica.
Além disso, o urologista também trata de condições envolvendo as glândulas suprarrenais e o aparelho reprodutor masculino, o que não faz parte das atribuições do médico nefrologista.