Urologia Oncológica
O que é urologia oncológica?
A urologia oncológica é uma sub-especialidade da urologia dedicada ao tratamento cirúrgico de tumores e cânceres que acometem o sistema urinário de homens e mulheres, além do sistema reprodutor masculino.
Para se tornar um urologista oncológico, o médico deve completar a residência médica em urologia e, em seguida, fazer uma subespecialização em oncologia.
O urologista oncológico faz parte de uma equipe multidisciplinar no atendimento de pacientes oncológicos, sendo responsável por procedimentos diagnósticos (como as biópsias) e pelo tratamento cirúrgico do câncer.
Outros profissionais envolvidos no tratamento podem incluir:
- Oncologista clínico: responsável pelo tratamento não cirúrgico, que pode incluir a quimioterapia ou a radioterapia, entre outras modalidades terapêuticas.
- Nutricionista em oncologia: responsável pelas orientações nutricionais que ajudam no combate da doença e na recuperação física do paciente oncológico.
- Psicoterapia em oncologia: profissional capacitado para o tratamento de questões relacionadas à saúde mental do paciente oncológico.
Quais as principais condições tratadas pelo urologista oncológico?
Entre as principais condições tratadas pelo urologista oncológico, incluem-se:
- Câncer de Próstata;
- Câncer de bexiga;
- Câncer de testículo;
- Câncer de rim;
- Tumores Adrenais
- Feocromocitoma.