Oncologia Clínica e Cirúrgica
(Adulto e pediátrico)
O tratamento do câncer tem evoluído de forma muito rápida nas últimas décadas e o sucesso do tratamento está diretamente relacionado ao tratamento com uma equipe multidiciplinar altamente especializada.
O tratamento médico é dividido em duas partes:
- Tratamento clínico (feito pelo oncologista clínico): envolve toda a parte do tratamento, exceto a cirurgia. Dependendo do tipo de câncer, isso pode incluir quimioterapia, radioterapia, imunoterapia, terapia alvo ou outras formas de tratamento. Vale considerar que muitos oncologistas clínicos se especializam em tipos específicos de câncer.
- Tratamento cirúrgico: pode ser feito pelo cirurgião oncológico ou por outras especialidades cirúrgicas, a depender do tipo de câncer. Isso pode incluir o ginecologista, urologista, mastologista ou o coloproctologista, entre outros.
Além disso, é fundamental o envolvimento de outros profissionais não médicos, incluindo a Fisioterapia oncológica ou a Psicologia oncológica, entre outros.
Por fim, é preciso considerar as especificidades do tratamento oncológico no público infantil, que é feito pelo oncologista pediátrico.