medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Metástase de Câncer

O que é uma Metástase de Câncer?

Metástase de Câncer significa quando ele se espalha para uma área do corpo distante do local onde ele teve início. As células cancerígenas metastáticas têm características semelhantes às do câncer primário, independentemente de onde ele é encontrado.

O câncer metastático tem o mesmo nome do câncer primário. Como exemplo, o câncer de mama que se espalha para o pulmão é chamado de câncer de mama metastático, não câncer de pulmão. Além disso, ele deve ser tratado como câncer de mama em estágio IV.

Em alguns casos, a metástase de câncer pode ser identificada sem que se encontre o foco de origem do câncer. Estes casos são chamados de câncer de origem primária desconhecida.

Como ocorrem a Metástase de Câncer nos Ossos?

As células cancerígenas se espalham pelo corpo ao penetrar através das paredes dos gânglios linfáticos ou vasos sanguíneos próximos.

Ao adentrar ao sistema linfático ou à corrente sanguínea, ele viaja para outras partes do corpo, parando em pequenos vasos sanguíneos em diferentes partes do corpo.

Neste momento, as células invadem as paredes dos vasos sanguíneos e se instala no tecido ao redor.

Na maioria das vezes, as células cancerígenas que se espalham morrem em algum ponto ao longo deste trajeto deste processo. Mas, em alguns casos, elas podem desenvolver novos focos de câncer.

Em alguns casos, as células cancerígenas de metástase podem permanecer inativas por um longo período antes de desenvolverem em um novo tecido tumoral.

Para onde o câncer se Espalha?

O câncer pode se espalhar para quase qualquer parte do corpo. Entretanto, cada tipo de câncer tende a se espalhar para órgãos específicos.

A lista a seguir mostra os locais mais comuns de metástase para os tipos mais comuns de câncer.

CÂNCER PRIMÁRIO LOCAIS MAIS COMUNS DE METÁSTASES
bexiga Osso, fígado, pulmão
mama Osso, cérebro, fígado, pulmão
cólon Fígado, pulmão, peritônio
rim Glândulas adrenais, osso, cérebro, fígado, pulmão
Pulmão Glândulas adrenais, osso, cérebro, fígado, outro pulmão
Melanoma Osso, cérebro, fígado, pulmão, pele, músculo
Ovário Fígado, pulmão, peritônio
Pâncreas Fígado, pulmão, peritônio
Próstata Glândula Adrenal, osso, fígado, pulmão
Reto Fígado, pulmão, peritônio
Estômago Fígado, pulmão, peritônio
Tireoide Osso, fígado, pulmão
Útero Osso, fígado, pulmão, peritônio, vagina

Prognóstico do Câncer Metastático

Existe uma pequena parte de casos de metástases pequenas e únicas nas quais o paciente foi considerado curado após o tratamento (1). Infelizmente, porém, eles representam a minoria dos pacientes.

Ainda que estes pacientes não sejam curados, o tratamento pode melhorar substancialmente a sobrevida e a qualidade de vida.

De fato, alguns pacientes evoluem muito rapidamente com piora progressiva do quadro. Outros, porém, são capazes de sobreviver por décadas e com boa qualidade de vida por meio do tratamento adequado.

Tratamento

O tratamento do câncer metastático depende do tipo de câncer primário, local para onde ele se espalhou e da saúde geral do paciente.

Para a maioria dos pacientes, o objetivo do tratamento do câncer metastático não é a cura, mas sim impedir que a doença avance e, se possível, diminuí-la.

Ao ser diagnosticado com um câncer primário, é fundamental que se realize o acompanhamento por um longo período, com o intuito de agir o mais breve possível em caso de reincidência ou metástase.

O tratamento inicial geralmente é feito com terapias sistêmicas, como a quimioterapia ou a imunoterapia.

A cirurgia pode ser considerada em alguns casos com um ou poucos focos de metástase ou, em alguns casos, com o objetivo do alívio sintomas.

Quando o câncer não pode mais ser controlado, a equipe médica poderá discutir com o paciente e seus entes queridos a respeito dos cuidados paliativos para o final da vida.

Alguns tipos de cânceres metastáticos evoluem rapidamente, enquanto outros podem permanecer por vários anos com a doença sendo controlada, mesmo que isso não signifique a cura.