Pediatria
O pediatra é o médico responsável por promover e cuidar da saúde das crianças, desde o nascimento até a adolescência. Eles são treinados não apenas para identificar e tratar doenças, mas também diversos outros aspectos relativos a sua saúde e desenvolvimento, incluindo:
Avaliar o desenvolvimento físico e emocional das crianças,
- Promover a alimentação saudável mais adequada para cada fase do desenvolvimento (incluindo a amementação e a introdução alimentar);
- Esclarecer dúvidas relacionadas à rotina da criança;
- Orientar cuidados relativos à segurança do bebê e da criança.
Estes cuidados mudam constantemente, especialmente nos primeiros anos de vida. Com base nisto, os responsáveis pela criança não devem levá-la ao pediatra somente em ocasiões de doença, mas sim de acordo com um calendário pré-estabelecido.
Idealmente, a primeira consulta deve ser ainda antes do nascimento, chamada de consulta pré-natal. Nesta consulta, o pediatra esclarece dúvidas sobre como serão os cuidados iniciais com o recém-nascido, de forma que a família possa se preparar melhor para a tão esperada chegada do bebê.
A primeira consulta após o nascimento deve idealmente ser feita em até 72 horas após a alta hospitalar. A seguir, a frequência mínima de visitas ao pediatra deve ser:
- Semanal, no primeiro mês de vida;
- Uma vez por mês entre dois e seis meses de idade;
- Uma visita a cada dois meses, a partir dos sete meses do bebê;
- Uma visita a cada três meses, no segundo ano de vida;
- Uma visita a cada seis meses, no terceiro ano de vida;
- Anual, a partir dos 4 anos de idade.
Discutiremos nos diversos artigos desta página a respeito de todo este acompanhamento de rotina (também chamado de Puericultura) e também ds principais doenças e condições de saúde que afetam o bebê, a criança e o adolescente.