Endocrinologia Pediátrica
O que é a endocrinologia Pediátrica?
A endocrinologia pediátrica é uma especialidade da pediatria voltado para o diagnóstico, tratamento e acompanhamento das alterações hormonais no indivíduo desde o seu nascimento até o fim da adolescência.
Vale considerar os hormônios são responsáveis por grande parte das transformações corporais que acontecem na infância e adolescência. Algumas doenças, como o Diabetes, são compartilhadas entre adultos e crianças. No entanto, elas se comportam de forma completamente diversa.
Em outros casos, as condições podem ser características do período de desenvolvimento infantil.
Entre os problemas mais comumente tratados pelo endocrinologista pediátrico, incluem-se os problemas relacionados ao crescimento, puberdade precoce e tardia, problemas da tireoide, diabetes, distúrbios de diferenciação sexual, obesidade e alterações do metabolismo.
Quais os principais problemas tratados pelo endocrinologista pediátrico?
Os principais problemas tratados pelo endocrinologista pediátrico variam conforme a idade.
Período neonatal
No período neonatal, o endocrinologista pediátrico frequentemente acompanha as anormalidades de diferenciação genital / genitália atípica, hiperplasia adrenal congênita, hipoglicemias e hipotireoidismo congênito.
Tanto a Hiperplasia Adrenal Congênita como o Hipotireoidismo congênito podem ser identificados pelo Teste do Pezinho. Assim, estes bebês podem chagar ao endocrinologiata pediátrico mesmo antes do aparecimento de eventuais sinais e sintomas.
Crianças pré-púberes
Nas crianças pré-púberes, os quadros mais comuns são, além do crescimento deficiente, a Diabetes infantil, hipotireoidismos adquiridos e sinais de puberdade precoce.
Adolescência
Nos adolescentes, os principais motivos para a avaliação com o endocrinopediátra são os problemas mais frequentes são relacionadas à diabetes na adolescência, obesidade infantil, Puberdade tardia, disfunções tireoidianas autoimunes, e outras.
Quando procurar um endocrinologista pediátrico?
Existem inúmeros sinais e sintomas que devem levar uma pessoa a procurar o endocrinologista pediátrico, incluindo:
- Baixa estatura ou queda anormal na curva de crescimento
- Alta estatura, com crescimento anormalmente acelerado;
- Obesidade
- Sinais de puberdade precoce em meninas: aumento das mamas ou aumento dos pelos genitais ou primeira menstruação antes dos 8 anos de idade.
- Sinais de puberdade precoce em meninos: aumento do pênis e testículos e crescimento de pelos genitais, na face e axilas antes dos 9 anos de idade.
- Sinais de puberdade tardia em meninas: ausência de aumento das mamas ou aumento dos pelos genitais ou primeira menstruação antes dos 13 anos de idade.
- Sinais de puberdade tardia em meninos: ausência de aumento do pênis e testículos e crescimento de pelos genitais, na face e axilas antes dos 14 anos de idade.
- Presença de bócio, nódulo ou alteração de funções da tireoide;
- meninos ou adolescentes com ginecomastia (crescimento de mamas fora do normal em meninos);
- crianças ou adolescentes que nasceram pequenos para sua idade gestacional;
- crianças ou adolescentes que tenham síndromes genéticas associadas a distúrbios do crescimento;
- falta de identificação com o gênero de nascimento;
- Genitália atípica