Pesquisar

Coloproctologia

O que é o coloproctologista?

Coloproctologista é um médico especialista no diagnóstico e tratamento clínico e cirúrgico de doenças que acometem o intestino grosso (cólon), reto e ânus.

A coloproctologia é, desta forma, uma sub-especialidade da cirurgia geral.

O título de especialista em coloproctologia é obtido por meio de uma prova realizada pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia, que tem como pré-requisito a realização de residência médica ou estágio de dois anos em cirurgia geral, seguida por residência médica ou especialização em coloproctologia por mais dois anos.

Qual a diferença do coloproctologista e do gastroenterologista?

Embora o coloproctologista e o gastroenterologista muitas vezes tratem as mesmas condições, a formação destes profissionais é diferente.

O Gastroenterologista é um médico clínico. Ele realiza a avaliação e o tratamento clínico das diferentes condições que acometem o sistema digestivo. Quando estas doenças passam a ter indicação cirúrgica, ele encaminha o paciente para o coloproctologista.

Já o coloproctologista tem formação tanto clínica quanto cirúrgica. Assim, ele é capaz de diagnosticar e tratar clinicamente os problemas relacionados ao colon, reto e ânus. Mas, além disto ele também realiza cirurgias relacionadas a estas condições.

Quais as doenças tratadas pelo coloproctologista?

Procedimentos realizados pelo Coloproctologista

O coloproctologista realiza procedimentos tanto diagnósticos como terapêuticos relacionados ao cólon, reto e ânus.

Entre os principais exames diagnósticos, incluem-se a Colonoscopia e a Manometria anorretal.

A colonoscopia, além de ser um procedimento diagnóstico, pode também ser usada para o tratamento de diversas doenças, incluindo a remoção de pólipos ou mesmo de câncer em estágio inicial.

A colectomia é outro procedimento realizado para o tratamento de diferentes condições que acometem o trato digestivo inferior, especialmente o câncer colorretal.

A colectomia envolve a remoção total ou parcial do cólon. Quando apenas uma parte do cólon é removido, a cirurgia é chamada de hemicolectomia ou colectomia parcial.

Após a colectomia, as partes remanescentes podem ser reconectadas uma à outro ou, em alguns casos, o intestino remanescente pode ser conectado a uma abertura na pele, denominada de colostomia.