medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Visão Embaçada

O que é visão embaçada?

A visão “embaçada”, “desfocada” ou “turva” é caracterizada pela dificuldade de enxergar as coisas com nitidez. Estas pessoas com sentem como se tivesse uma névoa à sua frente e não consegue distinguir detalhes daquilo que enxerga.

Isso pode acontecer em somente um dos olhos ou nos dois ao mesmo tempo.

Qualquer pessoa pode perceber a visão embaçada em alguns momentos, sendo isso mais comum após exposição excessiva à telas de computador, tablets ou telefones celulares, bem como ao se fixar o olhar em algum objeto por muito tempo.

No entanto, quando a visão embaçada está presente de forma persistente ou frequente ou na presença de sintomas como dor de cabeça, náusea ou fotofobia, a avaliação oftalmológica deve ser recomedada.

Quais doenças estão relacionadas à visão embaçada?

A vista embaçada é um sintoma característico de diferentes condições oculares, incluindo:

  • Doenças refrativas, como a miopia, hipermetropia ou astigmatismo;
  • Catarata;
  • Glaucoma;
  • Descolamento da retina;
  • Retinopatia Diabética;
  • Hipertensão Arterial ou Hipotensão Arterial.

Doenças refrativas

os problemas de refração da luz, incluindo a miopia, hipermetropia e astigmatismo, são de longe a causa mais comum de visão persistentemente embaçada.

A miopia envolve uma dificuldade em enxergar objetos à distância; a hipermetropia está relacionada a uma dificuldade em se enxergar objetos próximo, incluindo a leitura; já o astigmatismo envolve uma dificuldade em enxergar tanto próximo como à distância.

Catarata

A catarata ocorre quando há perda na transparência do cristalino, também conhecido como a “lente natural do olho”. Ela é mais comum a partir dos 50 anos, sendo que o turvamento da visão ocorre de maneira gradual. Com o tempo, ela pode levar à cegueira completa.

Glaucoma

O glaucoma caracteriza-se pela elevação da pressão intraocular com dano ao nervo ótico. O nervo óptico é o responsável por levar as informações captadas pelos olhos para o cérebro.
No início, o paciente com glaucoma pode não apresentar sintomas. Os efeitos da doença, incluindo a vista embaçada, tendem a aparecer apenas nos estágios mais avançados da doença.

Descolamento de retina

A retina é uma camada rica em células fotossensíveis localizadas na parte posterior do globo ocular, sendo responsável por captar as imagens e enviar ao cérebro. O descolamento da retina pode acontecer em decorrência de um trauma ou em pessoas com certos fatores de risco, incluindo diabéticos, pessoas com miopia muito alta e idosos em geral.

O descolamento da retina pode provocar visão turva. Além disso, outros sinais e sintomas que podem estar presentes incluem:

  • Perda da visão periférica;
  • Manchas escuras;
  • Moscas volantes.

Diabetes

Pacientes com Diabetes podem apresentar uma complicação chamada retinopatia diabética. Ela se desenvolve em decorrência dos danos à vascularização da retina.

Além da visão embaçada, outros sinais e sintomas que podem estar presentes incluem:

  • Dificuldade para enxergar à noite;
  • Perda da visão periférica ou central;
  • Pontos pretos que se movem no campo visual, denominados de “moscas volantes”.

Hipertensão ou hipotensão arterial

Tanto o aumento como a redução na pressão arterial podem cursar com visão embaçada.

Vale considerar, no entanto, que a Hipertensão Arterial geralmente é assintomática. Assim, o aparecimento de sintomas pode estar ligado a uma variação súbita na pressão ou mesmo a suas complicações, como um Acidente Vascular Cerebral. Além disso, a visão turva costuma vir acompanhada de outros sintomas, como a dor de cabeça, zumbido no ouvido, falta de ar e dores no peito.

Da mesma forma, pessoas com hipotensão arterial costumam ter a visão embaçada acompanhada de outros sintomas, como tontura, fraqueza ou desmaios.