Artrose Facetária
O que é Artrose Facetária
A Artrose Facetária é uma das principais causas de lombalgia.
Ela se caracteriza pela presença de alterações degenerativas nas facetas, que são estruturas localizadas na parte de trás das vértebras. As facetas fazem a articulação entre duas vértebras consecutivas.
A dor facetária pode ou não irradiar para as nádegas e coxas. Ela piora com movimentos torcionais e de hiperextensão da coluna, o que é feito ao se esticar as costas para trás.
A artrose facetária acontece principalmente a partir dos 50 anos. Eventualmente, pode se iniciar de forma precoce na presença de outros problemas que sobrecarreguem as facetas.
Qual a causa da Artrose Facetária?
À medida que envelhecemos, a cartilagem das articulações se desgasta. A articulação facetária não é uma exceção a isso. Movimentos repetitivos, obesidade, má postura e outras condições que sobrecarregam a coluna podem contribuir para um desgaste mais acelerado.
A Artrose Facetária pode também se desenvolver em decorrência da Discopatia Degenerativa.
O comprometimento do disco intervertebral pode gerar instabilidade, o que sobrecarrega a articulação facetária. Assim, estas ficam mais susceptíveis ao desgaste.
Como a Artrose Facetária é diagnosticada?
A ressonância magnética ou a tomografia computadorizada são os melhores exames para avaliar as facetas.
O problema é que outras alterações na coluna costumam ser vistas em associação com a Artrose facetária. Assim, pode ser difícil caracterizar se a dor tem origem nas facetas desgastadas ou nestes outros problemas que causaram o desgaste das facetas.
Quando o diagnóstico não for claro, uma possibilidade é realizar o bloqueio facetário. Neste procedimento, é feita uma ineção com anestésicos na faceta comprometida ou perto dos nervos que a inervam.
Duas respostas podem ser observadas:
- Caso haja uma diminuição significativa na dor, mesmo que temporária, fica confirmada a dor de origem facetária.
- Se não houver melhora da dor, outras possiveis explicações para os sintomas devem ser pesquisados.
Tratamento da Dor Facetária
O tratamento da dor facetária geralmente envolve um conjunto de medidas, incluindo:
- Terapias manuais (massoterapia, quiropraxia, osteopatia, outras)
- Fortalecimento e reequilíbrio da musculatura do tronco
- Exercícios para ganho de mobilidade articular
- Correção postural.
Quando o tratamento acima não surte o efeito desejado, pode-se considerar a realização de um bloqueio facetário. Este bloqueio tem função tanto diagnóstica como terapêutica.
Caso as injeções anestésicas indiquem que o nervo é a fonte principal de dor, mas com aívio apenas temporário da dor, o próximo passo é bloquear os sinais da dor de forma mais permanente. Isso é feito com ablação por radiofrequência. A radiofrequência tem por objetivo danificar os nervos que fornecem sensibilidade dolorosa à articulação.
Cirurgia
Quando todos os outros tratamentos não proporcionarem alívio da dor, a cirurgia de artrodese da coluna pode ser uma opção.
Isso geralmente ocorre quando há compressão da raiz do nervo, em decorrência de uma articulação facetária aumentada pela artrose.
Doença discal degenerativa ou instabilidade da coluna vertebral também aumentam o risco para resposta insatisfatória ao tratamento clínico e necessidade de cirurgia.