Pesquisar

Pilates

O que é o Pilates?

Idealizado pelo alemão Joseph Pilates na década de 1920, a metodologia baseia-se na ginástica, na dança, nas artes marciais e na ioga. Inicialmente, ele denominou a técnica de “Contrologia”.

A técnica original envolve uma série de 34 exercícios de baixo impacto e com movimentos lentos e controlados (daí a denominação de “contrologia”), voltados para a musculatura do CORE (tronco).

Os exercícios devem ser executados em uma ordem exata, sem desviar das instruções. Eles se utilizam apenas da força da gravidade e do  peso corporal, de forma que nenhum equipamento se faz necessário além de um colchonete.

Assim como todas as coisas que são passadas de geração em geração, alguns detalhes acabam sendo modificados ou adaptados.

Existem hoje diferentes variações do pilates que podem se adequar mais a certas necessidades ou interesses do praticante, que levam à denominação de pilates contemporâneo.

Tanto o pilates clássico como o contemporâneo podem ser encontrados em estúdios especializados. Não existe uma forma que possa ser considerada melhor do que a outra. No entanto, o praticante pode se adaptar melhor a uma ou a outra forma.

Existem ainda diversas variações dentro do pilates contemporâneo, incluindo o Mat Pilates, Reformer Pilates, Wall Pilates e outros.

Pilates clássico

Segundo os entusiastas do método clássico, a ordem e os movimentos desenvolvidos originalmente são destinados a alcançar todos os benefícios necessários, sendo dispensável o uso de outros métodos, equipamentos e adaptações.

O pilates clássico não deve, de forma alguma, ser considerado ultrapassado. No entanto, ele pode não se ajustar da melhor forma para todos os públicos e pessoas.

Pilates contemporâneo

O Pilates contemporâneo incorpora os princípios fundamentais do clássico.

No entanto, ele pode incluir modificações, variações e novos exercícios para atender às necessidades específicas dos praticantes.

Listamos abaixo algumas dessas mudanças:

  • Equipamentos e acessórios: enquanto o Pilates clássico usa aparelhos específicos, o contemporâneo pode incorporar uma variedade de acessórios modernos, como o Mat, o Pilates Circle, a Bola de Pilates, a Toning Ball, a Faixa Elástica, a Meia Bola de Pilates, o Pilates Well e os Rolos de Liberação Miofascial.
  • Individualização: os exercícios podem ser adaptados para atender às necessidades individuais dos praticantes, considerando fatores como condições de saúde, nível de condicionamento físico e objetivos específicos;
  • Variação nos movimentos e séries: novos exercícios podem ser incluídos além daqueles descritos por Joseph Pilates;
  • Adaptações dos movimentos: alguns movimentos podem ser adaptados a partir de novos conhecimentos e conceitos relacionados a anatomia, fisiologia e biomecânica.

Vale considerar, no entanto, que muitas clínicas acabam “criando”seus próprios métodos e versões do pilates. Como não existe um controle por trás disso, nem sempre os alegados benefícios se sustentam em uma análise mais criteriosa e nem tudo o que hoje em dia se chama de pilates segue de fato os conceitos básicos descrito por seu criador.

Mat Pilates

o  MAT Pilates é a versão mais próxima do pilates clássico. Os exercícios são praticados apenas no MAT (tapete no chão), ao invés de serem executados nos equipamentos.

OS exercícios podem ter diferentes níveis de dificuldade. No entanto, por não usar equipamentos, eles dependem de um melhor controle corporal, o que significa que, como regra geral, o MAT Pilates é considerado mais difícil que o Pilates em Equipamentos.

How Well Do You Know Your Pilates Mat Exercises? | Pilates Anytime

Reformer Pilates

O Reformer foi um dos primeiros aparelhos desenvolvidos por Joseph Pilates para a prática de seus exercícios.

Ele se assemelha de alguma forma a uma cama sem colchão, além de molas, alças e um carrinho deslizante.

Esses elementos desempenham um papel importante nas aulas de Pilates, proporcionando suporte e resistência adequados para os exercícios.

Ele possui a capacidade tanto de auxiliar e facilitar a execução de certos movimentos como também intensificar e adicionar dificuldade aos exercícios.

Os exercícios no Reformer podem ser feitos nas posições vertical, sentado, em quatro apoios e em pé.

Top 10 Reformer Pilates Exercises

Wall Pilates

O Wall Pilates envolve a realização de exercícios tradicionais de Pilates com o apoio do pé em uma parede

Ele ainda se concentra nos movimentos fundamentais do Pilates tradicional. Mas, nesta prática, a parede atua como a ponte do reformer.

Ao pressionar os pés contra a parede em diferentes posições, mais resistência é adicionada a cada movimento, o que resulta em melhor construção de força.

O wall pilates continua sendo uma atividade de baixo impacto e de baixa demanda cardiovascular, além de oferecer os demais benefícios do pilates tradicional.

Por usar apenas um colchonete, é possível realizar os exercícios de wall pilates dentro de casa.

6 Best Wall Pilates Exercises for Pelvic Floor Strengthening - PILATESBODY  by Kayla

Quais são os benefícios do pilates?

O foco principal do Pilates são os músculos do core, o que inclui o abdômen, a lombar e o quadril.

No entanto, as posições e os movimentos usados ​​para ativar o core dependem dos seus braços e pernas, de forma que pode-se esperar ganhos de força também nos braços e pernas.

Além da força, o Pilates é capaz de proporcionar agilidade, flexibilidade e melhora da postura.

Por fim, o ambiente calmo e silencioso e a baixa velocidade de execução dos movimentos ajudam no alívio do estresse e na harmonia entre a mente e o corpo.

O pilates, no entanto, tem baixa demanda cardiovascular e gasto energético relativamente baixo. Assim, ele não é considerado uma boa atividade quando se pensa em perda de peso.

Pilates Clínico X pilates de condicionamento físico

O pilates é um excelente exercício do ponto de vista de condicionamento físico, podendo ser utilizado para melhora da força de core (tronco), ganho de mobilidade, agilidade ou mesmo para a redução do estresse.

Ele pode dessa forma ser praticado por qualquer pessoa em busca de uma atividade para melhorar o condicionamento físico.

No mundo moderno em que as pessoas passam grande parte de seus dias sentados, deficiências musculares e perda de flexibilidade estão por trás de muitas lesões por sobrecarga.

Em muitos desses casos, o pilates é um dos recursos que podem ser aplicados pelo fisioterapeuta para promover e recuperar a saúde.

Para isso, o tratamento segue o raciocínio clínico e compreende os exercícios clássicos do método, adaptados às necessidades terapêuticas de cada pessoa.

Nesse caso, o método pode receber também a denominação de pilates clínico.

Idealmente, o Pilates Clínico deve ser realizado de forma individual. Entretanto, nos casos de menor complexidade, podem ser realizados em grupos pequenos.

Algumas indicações ortopédicas e reumatológicas para o Pilates Fisioterapêutico incluem a lombalgia, a cervicalgia, a escoliose e a fibromialgia.

Igualmente, pode ser apropriado para disfunções neurológicas, como a esclerose múltipla e para a saúde da mulher.