Bexiga Neurogênica
O que é a bexiga neurogênica?
Bexiga neurogênica é uma a condição na qual existe um problema no processo de contração e relaxamento da musculatura da bexiga. Isso ocorre devido a uma disfunção da inervação do órgão.
O paciente com bexiga neurogênica não é capaz de esvaziar normalmente a bexiga durante a micção. Como consequência, o paciente pode desenvolver Retenção urinária e Infecção urinária de repetição.
Qual a causa da bexiga neurogênica?
A bexiga neurogênica pode ser uma condição congênita (presente ao nascimento) ou adquirida ao longo da vida.
As principais causas para a Bexiga neurogênica congênita incluem a Espinha Bífida (Mielomeningocele) e a Paralisia cerebral.
Entre as causas para a Bexiga neurogênica adquirida, devemos considerar, entre outras:
- Acidente vascular cerebral
- Mal de Parkinson
- Esclerose múltipla
- Lesões da medula espinhal
- Cirurgias da coluna
- Traumas/acidentes
- Tumores do sistema nervoso central
Classificação
A Bexiga neurogênica pode ser classificada em três tipos:
- Bexiga neurogênica hipotônica (flácida): são casos nos quais a musculatura da bexiga não é capaz de se contrair adequadamente. Pode ser resultado da lesão de nervos periféricos ou de lesão baixa da medula espinhal.
- Bexiga hiperativa (espástica): o volume da bexiga é tipicamente normal ou pequeno. A contração vesical e o relaxamento do esfíncter urinário externo tipicamente não são coordenados. A bexiga apresenta contrações involuntárias, podendo levar à incontinência urinária de urgência.
- Padrões mistos (bexiga flácida e espástica): podem ser causados por várias doenças, como sífilis, diabetes mellitus, tumores da medula espinal ou cerebrais, acidente vascular encefálico, Hernia de disco e doenças degenerativas ou desmielinizantes (incluindo a esclerose múltipla e a esclerose lateral amiotrófica).
Sintomas
Os sintomas mais comuns da Bexiga neurogênica incluem:
- Incontinência urinária por transbordamento: o paciente apresenta a perda de pequenas quantidades de urina ao longo do tempo, ao invés de um grande jato de urina. Este costuma ser o sintoma principal em pacientes com bexiga flácida;
- Disfunção erétil: ocorre especialmente nos pacientes com Bexiga neurogênica flácida;
- Fluxo urinário fraco ou gotejamento: devido à incapacidade de contrair e relaxar normalmente a bexiga
- Micção frequente: o paciente pode precisar urinar oito ou mais vezes ao longo do dia, devido à incapacidade de relaxar a bexiga, que diminui a capacidade de armazenamento ou à incapacidade de esvaziar completamente a bexiga.
- Urgência miccional: sensação ou necessidade de urinar imediatamente, que acontece em decorrência da contração involuntária do músculo que envolve a bexiga. Pode levar à Incontinência urinária de urgência e à Noctúria (necessidade de acordar ao menos duas vezes durante à noite para urinar).
- Sintomas de infecção urinária: a incapacidade de esvaziar a bexiga completamente aumenta o risco para Infecção urinária.
Diagnóstico
Os principais exames para o diagnóstico da Bexiga Neurogênica incluem:
- Estudo urodinâmico: o Estudo urodinâmico envolve um conjunto de testes que medem a quantidade de urina que a bexiga pode conter, a pressão dentro da bexiga, a velocidade do fluxo urinário e a capacidade de esvaziamento da bexiga.
- Cistoscopia: a cistoscopia é um procedimento no qual um pequeno telescópio (cistoscópio) é introduzido através da uretra para o interior da bexiga. O exame é capaz de verificar se há alterações estruturais ou bloqueios, como tumores ou pedras.
- Exames de imagem: radiografia, Tomografia Computadorizada ou ressonância Magnética são exames que podem ser utilizados para investigar possíveis causas para a bexiga neurogênica.
Complicações da Bexiga neurogênica
As principais complicações relacionadas à Bexiga Neurogênica incluem a infecção e a lesão renal.
Infecção urinária
A Infecção urinária acontece devido à incapacidade de esvaziar completamente a bexiga, já que a urina parada dentro do órgão favorece o crescimento e a proliferação de bactérias. A melhor forma de se evitar isso é aumentando o consumo de líquidos, com aumento secundário no fluxo urinário.
Cálculos urinários
A estase da urina na bexiga favorece também a formação de cálculos, também chamados de Pedra na bexiga.
Lesão renal
A lesão renal pode acontecer quando o acúmulo de urina leva a um aumento da pressão exercida pela urina dentro das diferentes estruturas do trato urinário, levando a uma condição conhecida como Uropatia obstrutiva. Em alguns casos, o acometimento pode ser grave a ponto de causar Insuficiência renal.
Tratamento da Bexiga neurogênica
O paciente com diagnóstico de Bexiga neurogênica deve ser estimulado a aumentar a ingestão de líquidos. Ainda que isso possa exacerbar a Incontinência urinária, esta medida é importante para reduzir o risco de infecções do trato urinário e da formação de cálculos urinários.
Restringir o cálcio na alimentação é outra medida que pode ser adotada para inibir a formação de cálculos.
Para a bexiga flácida, pode ser necessário o cateterismo imediato contínuo ou intermitente, para o esvaziamento da bexiga. O autocateterismo intermitente é preferível à sonda de demora. Isso se justifica pelo menor risco de complicações como as infecções recorrentes do trato urinário, uretrites, abscessos prostáticos e fístulas uretrais. O cateterismo suprapúbico pode ser utilizado no caso de pacientes que não conseguem realizar o autocateterismo.
Medicamentos poderão ser indicados com o objetivo de relaxar a bexiga (no caso de uma bexiga hiperativa) ou para estimular sua contração (no caso de uma bexiga flácida).
Outra opção é a injeção de toxina botulínica A (Botox®) na bexiga ou nos esfíncteres urinários, com o objetivo de prover o relaxamento da musculatura.