medicina e exercicio

Teste de Caminhada de Seis Minutos

O que é o Teste de Caminhada de Seis Minutos?

O teste de caminhada de seis minutos foi desenvolvido pela American Thoracic Society e foi introduzido oficialmente em 2002, acompanhado de uma diretriz abrangente (1).

Ele mede a distância percorrida em 6 minutos de caminhada com esforço máximo.

Assim, ele é uma excelente maneira de se avaliar a evolução e o resultado do tratamento de diferentes condições cardiológicas e pulmonares. 

Além disso, o teste já se mostrou fidedigno para a avaliação de diversas outras condições, incluindo problemas neurológicos e osteoarticulares, entre outros.

Quando o Teste de Caminhada de Seis Minutos é indicado?

Algumas condições em que o Teste de Caminhada de Seis Minutos pode ser usado incluem:

Preparação para o teste

Para realizar o Teste de Caminhada de Seis Minutos, é necessário que se tenha um trecho de 30 metros de passarela desempedido, além de dois cones.

Além disso, um oxímetro poderá ser usado para medir a frequência cardíaca e a saturação de oxigênio.

O paciente deve descansar confortavelmente por 10 minutos antes do teste. Durante esse período, a pressão arterial e a frequência cardíaca devem ser medidas e as possíveis contraindicações avaliadas. Não se deve fazer um aquecimento antes do teste.

Como o Teste de Caminhada de Seis Minutos é realizado?

O paciente deve ser orientado a caminhar entre os dois cones, na maior distância possível, ao longo de seis minutos.

Caso considere necessário, ele pode parar para descansar durante o teste. Entretanto, o cronômetro não será interrompido.

Para deixar o resultado mais confiável e reprodutível, até a forma de incentivo durante o teste foi padronizado, conforme abaixo: 

  • 1 minuto: “Você está indo bem. Faltam 5 minutos”.
  • 2 minutos: “Continue o bom trabalho. Faltam 4 minutos”.
  • 3 minutos: “Você está indo bem. Você está na metade do caminho”.
  • 4 minutos: “Continue o bom trabalho. Você tem apenas 2 minutos restantes”.
  • 5 minutos: “Você está indo bem. Só falta um minuto”.
  • Faltando 15 segundos: “Em um momento vou dizer para você parar. Quando eu fizer isso, pare exatamente onde você estiver e eu irei até você”.
  • 6 minutos: “Parou!”

Se o participante parar a qualquer momento antes, o examinador deve dizer: “Você pode se encostar na parede se quiser; depois continue andando sempre que se sentir capaz.”

Não devem ser usadas outras palavras de encorajamento, incluindo linguagem corporal, para influenciar a velocidade de caminhada do paciente. 

Caso necessário, o examinador poderá acompanhar o participante ao longo do percurso de caminhada, mas mantendo-se logo atrás dele. 

Interpretação

Ao se repetir o Teste de Caminhada de Seis Minutos, um aumento na distância percorrida em pelo menos 45 metros é indicativo de uma melhora funcional (2). 

Da mesma forma, a piora funcional pode ser detectada no caso de uma queda na distância percorrida.