medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Odontologia

Odontologia

Assim como na medicina, a odontologia tem espaço tanto para profissionais generalistas como para os especialistas. Em alguns casos, na qual os problemas não se limitam a um campo de atuação específico, o generalista pode ter um papel até maior do que o especialista.

Enquanto na medicina há uma procura exagerada por especialistas mesmo para problemas que poderiam ser igualmente bem resolvidos ou até melhor resolvidos pelo generalista do que pelo especialista, na odontologia acontece o oposto.

Existem 19 especialidades odontológicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia no Brasil. A seguir vamos definir as principais.

Dentística

Dentiística é a área que estuda, previne e trata as cáries e os traumas externos e internos causados nos dentes, através de um procedimento chamado de restauração dental.
Ela atua em duas áreas distintas:

Dentística restauradora

A dentística restauradora é a área que estuda, previne e trata as cáries e os traumas externos e internos causados nos dentes, através do procedimento chamado de restauração dental.

Dentística estética

O dentista usa variadas técnicas e materiais para obter uma aparência esteticamente mais bonita e equilibrada para os dentes. Ele restaura a cor e a forma destes e por este motivo é também denominada odontologia estética.

Os procedimentos mais comuns da área cosmética são o clareamento dental, as lentes de contato dentais, as facetas dentais e as restaurações.

Periodontia

Periodontia é a especialidade da odontologia, que previne, diagnostica e trata as doenças da gengiva e das partes que sustentam os dentes, como o ligamento periodontal e os ossos alveolares.

O periodontista se distingue em dois ramos distintos de atuação:

  • Periodontia clínica: área que faz a profilaxia ou prevenção das doenças da gengiva e ossos que sustentam o dente (periodonto), além de tratar a gengivite e a periodontite.
  • Periodontia estética: área voltada para a correção do volume de gengiva. Algumas pessoas possuem volume maior e comprometem o sorriso. Nestes casos está indicada a cirurgia de sorriso gengival e recobrimento radicular.

Endodontia

A endodontia é o ramo da odontologia que estuda e trata o interior do dente (por este motivo “Endo”) e os tecidos que envolvem a raiz do dente, também chamada de canal pulpar.

Quando o esmalte do dente, a parte mais externa está danificada por consequência de cáries ou traumas mal tratadas, a pessoa sente dor e exige que o dentista endodontista faça a remoção e limpeza da polpa, o que popularmente chama-se “tratamento de canal”.

Odontopediatria

A Odontopediatria é a especialidade da odontologia que tem como objetivo diagnosticar, prevenir, tratar e controlar doenças da saúde bucal dos bebês, crianças e adolescentes.

É uma área que acaba incluindo a atenção à gestante, que passa por necessidades diferenciadas hormonais e metabólicas para a formação do feto e que precisa cuidar mais da sua saúde bucal neste período, já que fica mais predisposta a doenças bucais.

Ortodontia

O dentista especialista em ortodontia atua no diagnóstico, prevenção, interceptação e prognóstico das maloclusões dentárias por dentes tortos ou que não se encaixam corretamente.

Geralmente ele faz isso por meio dos aparelhos ortodônticos.

Harmonização orofacial

O dentista especializado em Harmonização Facial é aquele que estuda, previne e busca o equilíbrio da estética e da funcionalidade da boca, dentes, gengiva, lábios, mandíbula, maxilar e da face do paciente.

Assim, são trabalhadas as medidas faciais e dentais, visando as “proporções áureas”, que tornam a face e o sorriso bonitos e harmoniosos.

São várias as técnicas que buscam oferecer um sorriso mais bonito e saudável ao paciente.

Disfunção temporomandibular e dor orofacial

O cirurgião-dentista especialista em Disfunção Têmporo-Mandibular e dor orofacial é o dentista que deve ser procurado em caso de dor na face ou em caso de alterações na articulação da mandíbula e músculos da mastigação, ou seja, anormalidades que atingem as ATM.

Implantes dentários

A implantodontia é a especialidade da odontologia que estuda, trata e previne a perda de dentes.

Os cirurgiões-dentistas implantodontistas realizam a reabilitação oral tanto de quem perdeu apenas um deles quanto por pessoas que não têm nenhum dente nas arcadas, inserindo uma raiz artificial que dará sustentação, depois, às próteses Dentárias destes.

Esta raiz que é inserida através de uma cirurgia no próprio consultório odontológico é chamada de implante dentário, de onde vem o nome da especialidade.

Odontogeriatria

A odontogeriatria é a ciência que previne, estuda e trata os problemas da saúde bucal nas pessoas na terceira idade.

Ela é uma especialidade da Odontologia desde 2002. Apesar de que outros especialistas da odontologia podem atender indivíduos com idade avançada, os conhecimentos aprofundados relacionados ao envelhecimento dentário e das condições de saúde tipicamente vistas no idosos possibilitam maior qualidade no atendimento.

protesista

O cirurgião-dentista especialista em prótese dentária é o profissional responsável por reconstruir ou repor dentes perdidos, lesionados ou parcialmente quebrados.

A prótese dentária é a parte branca do dente reconstruída após a perda destes.

O principal objetivo com a reposição desses dentes é proporcionar maior conforto na hora da mastigação, devolver as funcionalidades da boca e dos dentes, ajudar na fala, e ao mesmo tempo, devolver os aspectos estéticos do sorriso.

De acordo com o que descreve o Conselho Federal de Odontologia a especialidade de prótese dentária é a especialidade que tem como objetivo a reconstrução dos dentes parcialmente destruídos ou a reposição de dentes ausentes visando à manutenção das funções do sistema estomatognático, proporcionando ao paciente a função, a saúde, o conforto e a estética.

Cirurgia buco-maxilo facial

A Cirurgia buco-maxilo facial é uma especialidade da Odontologia que tem como objetivo, estudar, prevenir, diagnosticar e tratar cirurgicamente as doenças, traumatismos e fraturas, anomalias congênitas e adquiridas do aparelho mastigatório e anexos, além de crescimento das estruturas craniofaciais e suas deformidades.

Um dos procedimentos mais realizados por estes especialitas é a comoção do Prognatismo e Retrognatismo (queixo protruso ou retraído) por meio da cirurgia ortognática.

Odontologia do esporte

A Odontologia do Esporte é a área de especialização do cirurgião-dentista que busca investigar, prevenir, tratar, reabilitar e compreender a influência das doenças da cavidade bucal no desempenho dos atletas profissionais e amadores.

Ela deve respeitar as particularidades e especificidades de cada esporte, com a finalidade de melhorar o rendimento esportivo e prevenir lesões, considerando as particularidades fisiológicas dos atletas, a modalidade que praticam e as regras do esporte.