Pesquisar

Mordida Cruzada

O que é uma mordida cruzada?

A mordida cruzada é uma condição na qual um ou mais dentes inferiores se projetam mais a frente do que os dentes superiores.

Vale aqui considerar que, em uma mordida correta, os dentes superiores devem sobrepor levemente aos dentes inferiores. Além disso, todos os dentes se conectam quando a mordida é fechada.

Mordida cruzada

Quais os tipos de mordida cruzada?

Existem dois tipos de mordida cruzada:

Mordida cruzada anterior

As mordidas cruzadas anteriores ocorrem quando os dentes inferiores da frente se projetam mais para frente do que os dentes superiores da frente. Os dentes da frente incluem os quatro incisivos e os caninos em cada fileira de dentes.

Isso acontece em aproximadamente 4 a 5% da população.

Mordida cruzada posterior

As mordidas cruzadas posteriores são uma mordida imprópria na parte de trás dos dentes: os dentes posteriores de baixo (os pré-molares e molares) se projetam mais do que os dentes de cima. Isso pode ocorrer em apenas um lado da boca, ou em ambos os lados.

A mordida cruzada posterior é mais comum, afetando cerca de 16% da população.

O que causa uma mordida cruzada?

A mordida cruzada geralmente se desenvolve em pessoas com predisposição genética, sendo agravado por certos comportamentos.

Assim como outras características físicas, o alinhamento dos dentes e a estrutura da mandíbula são características herdadas. Desta forma, se um pai, avô ou outro parente próximo tiver uma mordida cruzada, há uma boa chance de uma criança herdar esta condição.

Não há como evitar que as crianças herdem mordidas cruzadas. No entanto, diversos fatores podem contribuir para uma piora ainda maior da mordida cruzada, incluindo

  • Chupar o dedo;
  • Respiração bucal;
  • Uso prolongado de chupeta ou mamadeira;
  • Perder os dentes de leite muito cedo.

Quais as consequências da mordida cruzada?

Caso não sejam tratadas, a mordida cruzada pode ter diversas consequências, incluindo:

Tratamento da mordida cruzada

As mordidas cruzadas podem ser tratadas com intervenção ortodôntica, com o uso de aparelhos e expansores, ou, em casos mais graves, por meio de cirurgia.

Aparelhos ortodônticos

Usando bráquetes em cada dente individualmente, conectados por um fio, o ortodontista move cada dente individualmente em busca de um melhor alinhamento, até que a mordida seja adequada.

Os aparelhos oferecem resultados excelentes e previsíveis, com tempo de tratamento relativamente curto.

Expansores

O expansor é um tipo de aparelho ortodôntico usado em crianças para expandir o arco superior.

O aparelho expansor é usado para corrigir uma mordida cruzada posterior em desenvolvimento e, desta forma, facilitar o crescimento saudável e adequado dos dentes.

O expansor ajuda a abrir o arco superior e ajuda a abrir espaço para todos os dentes em crescimento. Eles são seguros, confortáveis ​​e eficazes quando usados ​​por um ortodontista experiente. Ele não é visível quando seu filho sorri, e provavelmente não será notado quando for colocado no céu da boca

Cirurgia ortognata

A cirurgia ortognática pode ser considerada no caso de um paciente com prognatismo (anteriorização da mandíbula) excessivo. Ela busca corrigir o alinhamento entre a mandíbula e o maxilar.