Fisioterapia Dermatofuncional

[accordion-model-lca titulo=”O que é fisioterapia dermatofuncional?”]

A fisioterapia dermatofuncional é um ramo da fisioterapia responsável pela prevenção e recuperação estética e funcional de problemas da pele.

A pele é o maior órgão do corpo humano. Ela possui três camadas diferentes e é responsável por nos proteger de infecções, perceber estímulos, regular a temperatura corporal e armazenar água.

Distúrbios dermatológicos, endócrinos e linfáticos podem afetar a saúde da pele. Além disso, a pele é afetada pelo processo natural de envelhecimento, bem como pela exposição ao tabagismo, sol e estresse.

[/accordion-model-lca]

[accordion-model-lca titulo=”Quais são as indicações para a Fisioterapia Dermatofiuncional?”]

A fisioterapia dermatofuncional possui sete áreas de assistência:

  • Dermatologia;
  • Estética e cosmetologia;
  • Endocrinologia;
  • Angiologia e linfologia;
  • Queimados;
  • Pré e pós-operatório de cirurgias plásticas e bariátricas.

Dentro disso, a Fisioterapia Dermatofuncional pode ser usada para atenuar a aparência da acne, da celulite e das sequelas da obesidade, como as estrias. Também retarda e minimiza os efeitos do tempo sobre a pele, como as rugas e a flacidez.

As disfunções da hanseníase, do vitiligo e da psoríase também podem ser tratadas. A abordagem depende do nível de gravidade dos sintomas, das lesões na pele e favorece o bem-estar dos indivíduos.

Já as intervenções em pacientes com feridas e queimaduras envolvem a cicatrização do tecido, o controle de edemas e a prevenção de contraturas. Assim como minimizam a dor e proporcionam a recuperação funcional dos pacientes.

Os pré e pós-operatórios de cirurgias plásticas e bariátricas têm foco na prevenção de complicações agudas e tardias. Evitar edemas, aderências das cicatrizes e a fraqueza muscular fazem parte do acompanhamento. Igualmente, a reabilitação pós-operatória contribui fortemente para a diminuição do tempo em repouso e favorece a recuperação psicológica.

[/accordion-model-lca]

[accordion-model-lca titulo=”Qual a diferença entre a dermatologia e a fisioterapia dermatofuncional?”]

A dermatologia é uma especialidade médica. Desse modo, o dermatologista é responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças da pele, pelos, mucosas, cabelo e unhas.

Além disso, a dermatologia atua em procedimentos cirúrgicos, estéticos e oncológicos.

O dermatologista pode realizar ou prescrever diferentes tipos de tratamento, entre eles a Fisioterapia Dermatofuncional.

[/accordion-model-lca]

[accordion-model-lca titulo=”Como é uma sessão de Fisioterapia Dermatofuncional?”]

O tratamento da Fisioterapia Dermatofuncional geralmente se inicia por uma avaliação feita pelo fisioterapeuta, que inrá analisar as condições da doença do paciente e, a partir disso, propõe um plano terapêutico individualizado.

Após essa etapa inicial, os objetivos e as condutas são individualmente planejados. Leva-se em conta a complexidade do caso clínico para, então, determinar a frequência e o tempo médio de acompanhamento.

Durante o atendimento, podem ser utilizados métodos e técnicas manuais, incluindo a cinesioterapia ou a drenagem linfática.

A cinesioterapia envolve a realização de exercícios terapêuticos. Eles são fundamentais, por exemplo, na reabilitação de grandes queimados.

Já a drenagem linfática manual consiste em deslocar o líquido extracelular represado para dentro dos vasos, para ser reabsorvido e equilibrar as pressões teciduais. Esse aspecto é particularmente interessante nas alterações do envelhecimento cutâneo e no manejo de edemas.

A fisioterapia dermatofuncional pode também utilizar a acupuntura e outras práticas integrativas e complementares em saúde, como a ozonioterapia.

Esse recurso terapêutico é uma mistura dos gases oxigênio e ozônio. No caso, ele induz a produção de antioxidantes e promove a melhora da circulação e da resposta imunológica do nosso corpo.

Outros recurso a disposição do fisioterapeuta dermatofuncional incluem:

Laser de baixa potência

Esse tipo de laser é uma energia luminosa de baixa intensidade, que induz algumas reações bioquímicas, mas sem efeitos térmicos. São indicados para tratar o envelhecimento cutâneo, a flacidez e as lesões vasculares.

Luz intensa pulsada

Embora apresente ação similar ao laser, a luz intensa pulsada é uma luz gerada por lâmpadas, que gera calor. Pela diversidade dos comprimentos de onda, pode ser utilizada para a remoção de manchas na pele, rejuvenescimento e lesões vasculares.

Radiofrequência

A radiofrequência é uma radiação eletromagnética que estimula a produção de fibras colágenas. Seus efeitos incluem a melhora do aspecto da pele, da flacidez e das rugas.

[/accordion-model-lca]