medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Dermatologia Estética (Cosmiatria)

O que é Dermatologia Estética (cosmiatria)?

A Dermatologia Estética, também chamada de Cosmiatria, é uma área da dermatologia que visa a prevenção e o tratamento de problemas estéticos na pele.

Preventivamente, a dermatologia estétiva oferece a pessoas com a pele aparentemente saudável uma rotina de cuidados para otimizar a saúde da pele e evitar problemas como desidratação, opacidade, aspereza e falta de elasticidade.

Estes cuidados, além de deixarem a pele mais bonita, ajudam a evitar infecções, inflamações ou mesmo o câncer de pele.

Já a atuação terapêutica busca o tratamento cosmético de problemas relacionados ao envelhecimento da pele, incluindo as rugas, linhas de expressão, cravos, espinhas, flacidez, cicatrizes, rosácea, excesso de oleosidade, ressecamento, manchas, perda de volume na face e outros.

O que faz o médico com especialização em dermatologia estética?

A Dermatologia Estética está relacionada ao tratamento de condições de pele com prejuízo estético.

Ela envolve um conjunto de técnicas, ações, equipamentos, medicamentos e produtos usados com o objetivo de trazer de volta o aspecto mais bonito e saudável da pele.

Alguns exemplos de funções da Dermatologia Estética são:

Quais os principais procedimentos em dermatologia estética?

Alguns dos procedimentos comumente realizados em dermatologia estética incluem:

Skin Care (cuidados com a pele)

Skin care é um termo em inglês que significa cuidados com a pele. O termo é usado para se referir a um conjunto de cuidados que podem ser adotados para melhorar a saúde e o aspecto cosmético da pele.

Ela pode e deve ser feita por homens e mulheres, brancos e negros, jovens e idosos. No entanto muitos cuidados e produtos são destinados para um público específico e também para um tipo específico de pele (mais seca ou mais oleosa, branca ou negra).

Tricologia

A tricologia é um ramo da dermatologia que estuda e trata os problemas e os cuidados relacionados ao cabelo.

Ela inclui tanto cuidados do ponto de vista estético (também relacionados à dermatologia estética / cosmiatria) quanto aqueles relacionados às doenças e lesões.