Boca Seca (Xerostomia)
O que é a boca seca (xerostomia)
Boca seca, ou xerostomia, refere-se a uma condição na qual as glândulas salivares da boca não produzem saliva suficiente para manter a boca úmida.
Quais as causas da boca seca?
A boca seca é causada quando as glândulas salivares da boca não produzem saliva suficiente para manter a boca úmida. Essas glândulas podem não funcionar corretamente como resultado de diferentes condições, incluindo:
- Medicamentos: medicamentos para tratar depressão, ansiedade, Hipertensão Arterial, bem como alguns anti-histamínicos, descongestionantes, relaxantes musculares e analgésicos.
- Doenças das glândulas salivares, como a sialadenite, sialolitíase ou a caxumba.
- Envelhecimento: muitos idosos apresentam boca seca à medida que envelhecem. Isso pode estar associado ao uso de certos medicamentos, problemas nutricionais e certas doenças crônicas
- Tratamento contra o câncer: medicamentos quimioterápicos podem alterar as características e a quantidade produzida. Isso pode ser temporário, com o retorno do fluxo salivar normal após o término do tratamento. No entanto, os tratamentos de radiação na cabeça e no pescoço podem danificar as glândulas salivares, causando uma diminuição acentuada na produção de saliva. Isso pode ser temporário ou permanente, dependendo da dose de radiação e da área tratada.
- Danos nos nervos. Uma lesão ou cirurgia que cause danos aos nervos que regulam a atividade das glândulas salivares pode resultar em boca seca.
- Outras condições de saúde: diabetes, AVC, candidíase oral (sapinho), HIV / AIDS, doença de Alzheimer ou doenças autoimunes, como síndrome de Sjögren.
- Ronco
- Respiração bucal
- Tabagismo, alcoolismo ou uso de drogas recreativas, especialmente a metanfetamina.
Quais as consequências da xerostomia?
A saliva ajuda a prevenir a cárie dentária ao neutralizar os ácidos produzidos pelas bactérias, limitando o crescimento bacteriano e eliminando as partículas de alimentos. A saliva também aumenta sua capacidade de saborear e facilita a mastigação e a deglutição. Além disso, as enzimas da saliva ajudam na digestão.
Dependendo do caso, a xerostomia pode ter um grande impacto na saúde geral e na saúde dos dentes e gengivas, bem como no apetite e prazer com a comida.
Quais os sintomas da xerostomia?
Os principais sinais e sintomas relacionados com a xerostomia incluem:
- Secura ou sensação de viscosidade na boca;
- Saliva que parece espessa e pegajosa;
- Mal hálito;
- Dificuldade para mastigar, falar e engolir;
- Garganta seca ou dolorida;
- Rouquidão;
- Língua seca ou sulcada;
- Paladar alterado;
- Problemas ao usar próteses dentárias ou dentaduras.
Quais as consequências da boca seca?
A boca seca pode prejudicar a deglutição e a mastigação.
Além disso, ela aumenta o risco para outros problemas, incluindo:
- Aumento do tártaro, das cáries dentárias e de doenças gengivais em geral.
- Aftas.
- Candidíase oral.
- Feridas ou rachaduras na pele nos cantos da boca ou lábios rachados.
Diagnóstico da xerostomia
A xerostomia, ou boca seca, não é uma doença, mas sim um sintoma que pode ter diferentes causas e que está associado a diferentes problemas de saúde.
No paciente com xerostomia clinicamente relevante, é importante que se invertigue todas as possíveis causas.
Isso pode ser feito por uma combinação da história clínica com os exames laboratoriais. Dependendo das suspeitas clínicas, poderão ser solicitados exames de sangue, exames de imagem das glândulas salivares ou testes que medem a quantidade de saliva produzida.
Caso haja suspeita de que sua boca seca possa ser causada pela síndrome de Sjogren, uma biópsia das glândulas salivares ou do lábio poderá ser realizada.
Tratamento para boca seca
O tratamento para boca seca depende da causa do problema.
Ele pode incluir, entre outras coisas:
- Mudanças nos medicamentos que causam a boca seca
- Produtos para hidratar a boca, incluindo enxaguatórios bucais, saliva artificial ou hidratantes. Enxaguantes bucais desenvolvidos para boca seca, especialmente aqueles com xilitol, podem ser eficazes.
- Medicamentos para estimular a produção de saliva.