Pesquisar

Reeducação Postural Global (RPG)

O que é Reeducação Postural Global (RPG)?

Reeducação Postural Global, ou RPG, é um método terapêutico manual aplicado por fisioterapeutas. Foi desenvolvido pelo francês Philippe Souchard com o intuito de corrigir encurtamentos musculares, que limitam movimentos e causam alterações posturais.

O tratamento com RPG baseia-se no trabalho conjunto dos grupos musculares. Isto é, por meio da recuperação da flexibilidade, favorece o alinhamento das articulações e a correção da postura.

O diferencial do RPG é a visão global dos indivíduos. Assim, reconhece que um problema osteomuscular em uma região pode, na verdade, ter a sua origem em outro local. No entanto, pela individualidade dos problemas apresentados e das indicações, cada paciente pode responder de forma diferente ao método.

Como são e quais são os exercícios de RPG?

O RPG identifica e alonga os músculos que estão gerando um desvio postural. São exercícios realizados em posições estáticas, ou seja, sem movimento. Por essa razão, são chamados de posturas.

As posturas do método podem ser mantidas no solo, em um colchonete confortável, ou na posição em pé. Também utilizam acessórios, como apoios emborrachados de diferentes tamanhos, para auxiliar nos posicionamentos.

Alternativamente, as posturas podem ser realizadas em mesas de RPG. São macas fixas ou elétricas, com plataformas móveis para o movimento dos braços. Possuem suporte para a adaptação de cordas e alças, que se adaptam aos exercícios propostos.

Não menos importante, durante a permanência nas posturas, são realizados exercícios respiratórios. Assim, acompanham a evolução do tratamento e dos desafios em cada posição.

Quando o RPG é indicado?

O método tem como objetivo o equilíbrio muscular, para melhorar a postura, a respiração e a flexibilidade.

Entre as principais indicações, incluem-se as mudanças funcionais causadas pela escoliose, hérnias de disco, hipercifose, artrose na coluna e dor lombar crônica. Há evidências também sobre a efetividade do RPG nas Disfunções da articulação temporomandibular (ATM).

Igualmente, disfunções ortopédicas como o desalinhamento articular podem ser acompanhados pelo RPG. É o caso dos joelhos valgos, conhecidos como pernas em tesoura. Essa condição altera a função muscular e pode causar lesões no menisco, bem como dor.

O objetivo em todas estas condições não é a melhora do problema de base, mas sim uma melhora nas estruturas capsuloligamentares e musculotendíneas ao redor ds articulações, buscando com isso uma melhora funcional.

O RPG pode ser aplicado ao esporte?

Atletas de alto rendimento ou praticantes de atividades físicas em geral também podem se beneficiar do RPG. A prática repetitiva de esforços pode causar encurtamentos musculares, desalinhamento articular e, consequentemente, lesões.

O método favorece a reestruturação e a alteração do padrão postural de todo o corpo. Isto é, ele recupera e mantém a flexibilidade de grupos musculares estáticos, os quais são constantemente exigidos.

Quais são os benefícios do RPG?

A rotina de grande parte da população nos dias de hoje, com o uso de tecnologia, como computadores e celulares, pode favorecer posicionamentos inadequados.

Um dos benefícios do RPG é, justamente, prevenir vícios posturais por meio da conscientização corporal.

Ao longo do tratamento, outros benefícios podem ser observados como: melhora da flexibilidade, do desvio postural, do alinhamento das articulações e da dor crônica na coluna lombar.

Uma vez que a respiração está envolvida nas posturas do método, há um estímulo para a reeducação do padrão respiratório. Assim como para o alívio da tensão e do estresse.

Qual a diferença entre o RPG e o método Pilates?

A Reeducação Postural Global, ou RPG, é utilizada pelo fisioterapeuta. É um recurso terapêutico, cujo objetivo é promover, prevenir e recuperar a flexibilidade de cadeias musculares encurtadas.

Já o método Pilates é um sistema de exercícios, que engloba atividades para a flexibilidade, equilíbrio e fortalecimento dos estabilizadores da coluna vertebral. Pode ser utilizado pelo fisioterapeuta na área da reabilitação, para prevenir e tratar alterações musculoesqueléticas. Mas pode também ser feito pelo profissional de educação física, com foco na preparação e condicionamento físico.

Além disso, terapeuticamente, são realizados de forma diferente. O RPG associa as posturas estáticas às técnicas respiratórias. Enquanto os exercícios do Pilates são dinâmicos e podem ser realizados em equipamentos específicos.

É comum que pacientes iniciem o tratamento para assimetrias posturais com o RPG ou fisioterapia manipulativa. Assim, após a alta, mantém os cuidados com o método Pilates.

Como é uma sessão de RPG?

A primeira consulta, geralmente, é uma avaliação criteriosa. Assim, realiza-se o diagnóstico funcional e é possível realizar alguma previsão sobre o tempo do tratamento.

As sessões de RPG têm cerca de uma hora de duração e devem ser feitas individualmente. Podem ser realizadas de uma a duas vezes por semana e as posturas específicas dependem da necessidade de cada paciente.

Devido à mesa de RPG, é necessária uma estrutura de consultório para o atendimento aos pacientes. Embora algumas técnicas possam utilizar o solo ou a postura em pé.

O fisioterapeuta precisa da formação específica no método para atuação profissional com o RPG. A formação inclui conhecimentos sobre anatomia e fisioterapia aplicada, entre outros.