Pesquisar

Hemodinâmica

O que é a Hemodinâmica?

A Hemodinâmica e cardiologia Intervencionista é uma área de atuação da Cardiologia que diagnostica e trata doenças do coração e dos vasos sanguíneos através de cateteres.

Quando são indicados exames hemodinâmicos?

Algumas das principais indicações de procedimentos hemodinâmicos incluem:

  • Cateterismo cardíaco.
  • Angioplastia, com ou sem a implantação de Stent Cardíaco.
  • Aterectomia.
  • Correção de estenose das válvulas cardíacas.
  • Correção de Insfuficiência das Válvulas cardíacas.
  • Fechamento de defeitos nas paredes do coração.

Cateterismo Cardíaco

O Cateterismo Cardíaco é um procedimento usado para a avaliação de possíveis obstruções nas artérias, para avaliar o fluxo sanguíneo através das diferentes câmeras cardíacas e para avaliar o funcionamento das válvulas cardíacas.

Para fazer o cateterismo, um fino cateter é inserido através de uma artéria na virilha ou punho e direcionado ao coração.

A seguir, um contraste é injetado através do cateter, seguido pela realização de imagens instantâneas do coração. Isso permite visualizar o fluxo do sangue através das artérias do coração.

Outros procedimentos poderão ser feitos no mesmo ato, a depender dos achados do exame. Isso inclui, por exemplo, a angioplastia e a implantação de um stent coronário.

Angioplastia

Angioplastia é um procedimento usado para desobstruir uma artéria. Ela é geralmente feita no mesmo ato do cateterismo cardíaco, ao se observar uma obstrução nas artérias coronárias.

Um balão é introduzido através do cateter e direcionado até o ponto de obstrução. Neste momento, ele é inflado, de forma a dilatar a parede e eliminar a obstrução.

A seguir, o balão é desinfalado e removido junto com o cateter.

A angioplastia pode ser combinada com a implantação de um stent coronário, com o objetivo de evitar que a artéria volte a se estreitar.

Aterectomia

A Aterectomia é um procedimento usado para a remoção de placas de gordura de uma artéria.

Ela pode ser feita no mesmo ato do cateterismo cardíaco, uma vez que se identifique um ponto de obstrução por placas de ateroma.

Uma microlâmina ou uma broca de alta rotação é introduzida através do cateter e usada para remover as placas de gordura.

Correção da Estenose das válvulas cardíacas

A Valvuloplastia é um procedimento que pode ser usado para o reparo de de uma estenose de válvula cardíaca, incluindo a Estenose Aórtica, Estenose Mitral e a Estenose da Válvula Pulmonar.

Um cateter é inserido através de uma artéria na virilha ou punho e direcionado ao coração, da mesma forma como descrito acima para o Cateterismo cardíaco. Chegando ao ponto de obstrução, um balão é inserido através do cateter. Este balão é inflado no ponto de estenose, com o objetivo de eliminar a obstrução.

A seguir, o balão é desinflado e removido junto com o cateter.

Correção da Insuficiência das Válvulas cardíacas

Um pequeno clipe pode ser usado para reparar uma válvula cardíaca insuficiente, especialmente em alguns casos de Insuficiência Mitral.

Correção de defeitos estruturais do coração

Procedimentos hemodinâmicos podem ser usados para fechar defeitos estruturais do coração, como a Comunicação Interatrial ou a Comunicação Interventricular.

Uma pequena prótese é introduzida através do cateter e usada para obstruir o defeito da parede cardíaca.