medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Diabetes em crianças e adolescentes

Quais os tipos de diabetes em crianças e adolescentes?

Os tipos de diabetes mellitus que ocorrem em crianças são semelhantes àqueles em adultos. Isso inclui a diabetes tipo 1 (relacionada a ausência de secreção de insulina) e a diabetes tipo 2 (relacionada a resistência periférica à insulina).

O Diabetes tipo 1 é o tipo mais comum em crianças, ocorrendo em uma de cada 350 crianças de até 18 anos de idade.

Já o Diabetes tipo 2 foi historicamente associado a pessoas mais velhas e aos efeitos de maus hábitos alimentares ao longo da vida. No entanto, ela tem sido diagnosticada cada vez mais em jovens, principalmente após a puberdade.

Ela está relacionada a fatores como a obesidade infantil, maus hábitos alimentares e sedentarismo.

Por fim, é preciso considerar o pré-diabetes, uma condição previa ao diabetes e que tende a se transformar no diabetes tipo 2, quando não tratada.

Abordagem do diabetes na infância e adolescência

Ainda que os tipos de diabetes mellitus que ocorrem em crianças sejam semelhantes àqueles que acontecem em adultos, ela exige uma abordagem própria.

A abordagem nutricional é um dos pilares mais importantes do tratamento, tanto da diabetes tipo 1 quando da diabetes tipo 2. No entanto, é completamente diferente discutir sobre os hábitos alimentares com um adulto independente ou com uma criança e seus familiares.

Especialmente no caso da diabetes tipo 1 insulinodependente, é necessário que se tenha um controle regular da glicemia e que seja feito o uso da insulina de tipos e formas diferentes ao longo do dia.

Nas crianças, no entanto, é preciso uma abordagem diferente para garantir que as medicações possam ser aplicadas de forma correta e segura, levando em consideração a capacidade de compreensão de seu tratamento pela criança e a rotina diária tanto dos pais como da criança, para que ela receba o suporte necessário.

Por fim, é preciso que seja dado o suporte psicossocial adequado para que a criança compreenda sua doença e seu tratamento, de forma que ela possa ter sua qualidade de vida preservada ao máximo.

Quem faz o tratamento da diabetes na infância e adolescência?

O tratamento da diabetes em crianças e adolescentes geralmente feito pelo endocrinologista pediátrico.

Ele não apenas tem o conhecimento da doença e de seu tratamento, mas também sobre o desenvolvimento neuropsicosocial desta população. Isso permite a ele não apenas escolher os medicamentos e tratamentos mais adequados, mas também criar estratégias para melhorar a aderência e a segurança deste tratamento e para minimizar os efeitos da doença no bem-estar da criança.