medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Infiltração no Ombro

Qual a indicação para a Infiltração no Ombro?

A Infiltração no Ombro é um procedimento no qual uma medicação, geralmente um corticoide, é injetado diretamente na articulação. Ela pode ser usada tanto para fins diagnósticos como terapêuticos.

As lesões e doenças que acometem o ombro muitas vezes apresentam sinais e sintomas inespecíficos. Mesmo o Ortopedista especialista em ombro pode ter dúvidas quanto a real origem da dor. Quando a dor não melhora com o tratamento convencional, a Infiltração do Ombro poderá ajudar a confirmar a origem da dor e ajudar na escolha do tratamento.

Como exemplo, um paciente pode ter artrose na articulação acromioclavicular e bursite no ombro. O médico desconfia que a causa principal da dor é a artrose acromioclavicular, mas ao infiltrar corticoide nesta articulação o paciente não melhora a dor.

A seguir, ele realiza uma segunda infiltração, agora no espaço subacromial, desta vez com melhora significativa da dor. Isso comprova que a bursite era a real responsável pela dor do paciente.

As injeções de corticoide também podem ser consideradas como método de tratamento de muitos dos problemas que acometem o ombro. A medicação não é capaz de curar a maior parte destes problemas, mas reduz a inflamação local e fornece uma janela de alívio dos sintomas para que os exercícios de reabilitação sejam feitos de forma mais eficaz.

Assim, todas as injeções de cortisona devem idealmente ser acompanhadas por um programa de fisioterapia.

Tipos de Infiltração no Ombro


A Infiltração no Ombro pode ser feita em diferentes localizações, a depender da suspeita clínica do médico. Os principais locais de infiltração são:

Como é feita a Infiltração no Ombro?


A infiltração pode ser feita com ou sem o auxílio do ultrassom, a depender da experiência do profissional que está realizando. É um procedimento realizado no consultório e que causa desconforto mínimo, semelhante às injeções feitas no braço por outros motivos.

A seguir, recomenda-se apenas que o paciente fique afastado por aproximadamente 48 horas das atividades físicas ou esportivas de maior exigência para o ombro. A maior parte das atidvidades diárias podem ser mantidas sem restrições.

Bloqueio do Nervo Supraescapular


O Bloqueio do Nervo Supraescapular é um procedimento alternativo à Infiltração do Ombro. Neste caso, o corticoide é injetado próximo do nervo supraescapular e não dentro da articulação.

O nervo supraescapular tem uma função mista, tanto sensitiva como motor. O bloqueio do nervo reduz a transmissão da sensação dolorosa, sendo eficaz para o tratamento de diversos problemas do ombro, incluindo a Artrose do ombro, Capsulite adesiva, a Tendinite calcária e as lesões do manguito rotador.