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Transtornos do Neurodesenvolvimento

O que são os transtornos do neurodesenvolvimento?

Os Transtornos do Neurodesenvolvimento são problemas neurológicos que podem interferir com a aquisição, retenção, ou aplicação de habilidades e que se desenvolvem ao longo da infância, geralmente antes da idade escolar.

Eles podem envolver problemas relacionados à atenção, memória, percepção, linguagem, solução de problemas ou interação social. Como consequência, podem comprometer o funcionamento pessoal, social, acadêmico ou profissional.

Os déficits de desenvolvimento variam desde problemas pontuais na aprendizagem ou no controle de funções executivas até prejuízos globais em habilidades sociais ou inteligência.

Para caracterizar o transtorno do neurodesenvolvimento, o desempenho individual nas habilidades acadêmicas afetadas deve estar bastante abaixo da média para a idade, ou níveis de desempenho aceitáveis são atingidos somente com esforço extraordinário.

Quais os principais tipos de transtornos do neurodesenvolvimento?

Entre os principais tipos de transtornos do neurodesenvolvimento, incluem-se:

  • Transtorno do desenvolvimento intelectual (deficiência intelectual);
  • Transtornos de comunicação (linguagem, fala, comunicação, gagueira);
  • Transtorno do espectro autista (autismo);
  • Transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH);
  • Transtornos de aprendizagem;
  • Transtornos de movimento.

Transtorno de desenvolvimento intelectual

O transtorno do desenvolvimento intelectual (deficiência intelectual) é caracterizado por uma deficiência em capacidades mentais genéricas, incluindo:

  • Raciocínio
  • Solução de problemas
  • Planejamento
  • Pensamento abstrato
  • Juízo
  • Aprendizagem acadêmica
  • Aprendizagem em geralComo consequência, o indivíduo tem dificuldade para atingir padrões de independência pessoal e responsabilidade social.

Atraso global do desenvolvimento

O atraso global do desenvolvimento fica caracterizado quando um indivíduo não atinge os marcos do desenvolvimento esperados em várias áreas do funcionamento intelectual.

Transtornos de comunicação

Os transtornos de comunicação são divididos em 4 categorias:

  • Transtorno de linguagem
  • Transtorno de fala, especialmente os atrasos da fala
  • Transtorno de comunicação social
  • Transtorno de fluência (gagueira)

Transtorno do Espectro Autista (TEA / Autismo)

O autismo se caracteriza por uma deficiência na comunicação e interação social em diferentes contextos.
Além disso, o diagnóstico do transtorno do espectro autista requer a presença de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.

Transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH)

O TDAH é definido a partir de níveis prejudiciais de desatenção, desorganização ou hiperatividade-impulsividade.
Estas crianças não são capazes de permanecer muito tempo em uma tarefa, parece não ouvir as outras pessoas e perde os materiais escolares, brinquedos ou outros pertences com frequência.
Além disso, a criança fica inquieta, não consegue ficar sentada muito tempo e se intromete nas atividades dos outros colegas, irmãos ou outros familiares.
O TDAH em muitos casos vem acompanhado de transtornos de aprendizagem.

Transtornos de aprendizagem

Os transtornos de aprendizagem são caracterizados por uma capacidade reduzida de perceber ou processar informações.
Geralmente, eles se manifestam no início da idade escolar, em dificuldades de leitura, escrita ou matemática.
Os transtornos específicos de aprendizagem mais comuns são:

  • Dislexia: termo geral que engloba distúrbios de leitura, matemática, ortografia, expressões escritas ou manuscritas, compreensão ou uso da linguagem verbal ou não verbal.
  • Dislexia fonológica: incapacidade de decodificação de sons.
  • Dislexia superficial: dificuldade em reconhecer as formas e estruturas das palavras, ou seja, de reconhecer a palavra pela rota lexical.
  • Disgrafia: dificuldades de caligrafia, no traçado e na forma das letras.
  • Discalculia: dificuldade de solucionar questões, estimar quantidades, memorizar números e reconhecer padrões.
  • Anarritmia: dificuldade de formar conceitos básicos e adquirir aptidões de computação.
  • Afasia anômica ou disnomia: dificuldade de recordar palavras e recuperar informações da memória.

Transtornos motores

Os transtornos motores também são divididos em três classes:

  1. Transtorno do desenvolvimento da coordenação: caracteriza-se por déficits na aquisição e na execução de habilidades motoras coordenadas, manifestando-se por falta de jeito e lentidão ou imprecisão no desempenho de habilidades motoras, causando interferência nas atividades da vida diária.
  2. Transtorno do movimento estereotipado: crianças que apresentam comportamentos motores repetitivos e aparentemente sem propósito, como agitar as mãos, balançar o corpo, bater a cabeça, morder-se ou machucar-se. Estes movimentos interferem em atividades sociais, acadêmicas ou outras.
  3. Transtornos de tique: podem ser tiques motores ou vocais. Eles são repentinos, rápidos, recorrentes e não ritmados.