medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Retinoides

O que são os retinoides?

Retinoides são substâncias derivadas da Vitamina A, incluindo retinol, ácido retinóico, tretinoína, adapaleno e isotretiniona, entre outras.

Eles estão disponíveis na forma de pomadas, geralmente com as substâncias ativas tretinoína, adapaleno ou retinol. Também estão disponíveis na forma de comprimidos de isotretiniona (Accutane, Roacutan).

Os retinoides podem ser indicado para o tratamento de uma série de condições, incluindo acne, rugas, verrugas ou psoríase. Eles também fazem parte da composição de diferentes tipos de cremes anti-idade.

No entanto, estes produtos devem ser usados sempre sob a orientação do médico dermatologista, devido ao potencial para importantes efeitos colaterais.

Quais os benefícios dos retinoides

O uso do ácido retinóico em tratamentos dermatológicos tem diversos potenciais benefícios, incluindo:

  • Estímula a pele a aumentar a produção de colágeno;
  • Melhora o aspecto das rugas finas;
  • Melhora o aspecto de cicatrizes e estrias, principalmente aquelas de origem mais recente
  • Melhora da acne
  • Reduz a oleosidade da pele
  • Contribui para o tratamento de manchas, sardas e irregularidades na textura da pele;
  • Reduz a aspereza da pele.

Retinoides tópicos (pomadas e cremes)

O retinoide tópico geralmente contém as substâncias ativas tretinoína, adapaleno ou retinol.

Sào medicamentos de ação local e que podem ser usados para o tretamento de diferentes condições, incluindo a acne moderada, rugas, verrugas e outras doenças de pele, como a psoríase.

Estes medicamentos ajudam a eliminar as células da superfície da pele que obstruem os poros. Além disso, eles aceleram a renovação das células epiteliais foliculares, causando extrusão dos cravos (3).

O principal cuidado ao usar estes medicamentos é em relação a exposição ao sol. O produto sempre deve ser aplicado ou tomado durante a noite, já que ele pode reagir com a radiação solar e causar danos a pele. Além disso, eles devem sempre ser acompanhados de um bom protetor solar durante o dia.

Além disso, os retinóides podem deixar a pele vermelha, irritada e com uma sensação de repuxada, com descamamento visível na superfície. Ardência e queimação também podem estar presentes. Estes efeitos tendem a diminuir com a continuidade do tratamento.

Retinides em comprimido (isotretiniona)

Também estão disponíveis na forma de comprimidos de isotretiniona (Accutane, Roacutan).

Apesar de o retinoide tópico ou oral serem medicamentos da mesma classe, eles atuam de forma diferentemente e com diferentes objetivos. O retinoide oral é um medicamento mais potente e com efeitos colaterais mais importantes, que precisam ser levados em consideração no momento da indicação.

Ao ser administrada pela boca, a isotretiniona tem efeito sistêmico (em todo o corpo), ao contrário do que acontece com os retinoides tópicos.

Ela provoca a contração das glândulas sebáceas e redução significativa da produção de sebo. Com menos sebo, há menor risco de obstrução dos poros da pele e menos alimento disponível para a bactéria Cutibacterium, responsável pela acne.

Após algumas semanas de uso, torna-se nítida a redução do processo inflamatório que dá origem às espinhas.

Apesar de sua grande eficácia, estes medicamentos devem ser indicados com bastante cautela, devido ao risco de efeitos colaterais potencialmente graves.

A maior preocupação ao usar o medicamento é não engravidar, já que ele pode causar malformação do feto.

Na mulher sexualmente ativa, é indicado utilizar dois métodos anticoncepcionais, para ter certeza de que não há risco de gestação durante o tratamento.

Durante o tratamento, o paciente deve evitar a qualquer custo a exposição solar, além de fazer uso regular de protetor solar.

Outros potenciais efeitos colaterais incluem:

  • Grave ressecamento da pele e dos lábios;
  • Descamamento;
  • Sensação de pele repuxada;
  • Sangramento na região do nariz.
  • Maior sensibilidade à luz, deixando a pele mais vulnerável quando exposta ao sol.

retinóides para acne

Os retinoides podem ser usados no tratamento da acne tanto na forma de pomadas como em comprimidos.

A pomada de retinoide atua desobstruindo os poros e permitindo que outros produtos e medicamentos funcionem melhor. Também reduzem os surtos de acne, impedindo que as células mortas obstruam os poros. Ao limpar a acne e reduzir os surtos, os retinoides também podem reduzir a formação de cicatrizes.

Já as pílulas de retinoide são muito mais potentes, reduzindo de forma significativa a produção de sebo. Com menos sebo, há menor risco de obstrução dos poros da pele e menos alimento disponível para a bactéria Cutibacterium, responsável pela acne.

No primeiro momento, as pomadas dee retinoide podem provocar vermelhidão, descamação da pele ou piora da acne. Isso pode ser minimizado usando o produto em dias alternados ou fazendo o uso combinado de um hidratante.

Rugas
Os retinoides fazem parte da composição de diversos cremes para rugas ou cremes anti-idade.
A tretinoína foi o primeiro retinóide aprovado para o tratamento de rugas. Este retinóide atua aumentando a produção de novo colágeno.
Ela também estimula a formação de novos vasos sanguíneos na pele, dando a ela uma aparência rosada, atenuando manchas senis e reduzindo manchas pré-cancerosas na pele chamadas ceratose actínica.
Para o tratamento de rugas, ela deve ser aplicada no rosto, pescoço, tórax, mãos e antebraços pelo menos duas vezes por semana.
Outros retinóides de venda livre são menos eficazes do que a tretinoína no tratamento de rugas. No entanto, eles podem melhorar a aparência da pele danificada pelo sol.
Geralmente, leva de 3 a 6 meses de uso regular antes que as melhorias nas rugas sejam observadas. No entanto, os melhores resultados são observados apenas após 6 a 12 meses.

verrugas
Os retinóides podem ser o melhor tratamento para certos tipos de verrugas. No entanto, devido aos potenciais efeitos colaterais,
eles geralmente são indicados após a falha de outros métodos de tratamento.
O creme retinóide funciona interrompendo o crescimento celular da verruga.

Psoríase
A Psoríase é uma doença autoimune da pele, caracterizada pela presença de erupções cutâneas com manchas escamosas e pruriginosas. Estas lesões são mais comuns nos joelhos, cotovelos, tronco e couro cabeludo.
Os retinóides podem retardar o crescimento das células da pele, prevenindo com isso a descamação, espessamento da pele, vermelhidão, inchaço, escamas e inflamação típicos da doença.
Geralmente, o tazaroteno é o retinoide mais indicado para pacientes com psoríase.

Melasma
O ácido retinóico pode ser utilizado como uma forma de peeling químico no tratamento do melasma.
Como os peelings têm uma concentração elevada do produto, entre 5% e 10%, ele permite acelerar e potencializar os resultados.
Geralmente o peeling é feito em uma aplicação semanal, durante cinco semanas. A concentração do retinoide aumenta progressivamente a cada semana.