medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Retenção Urinária

O que é a Retenção Urinária?


A retenção urinária se caracteriza pela incapacidade de urinar ou de esvaziar completamente a bexiga.

Ela é mais comum entre os homens, principalmente em decorrência da Hiperplasia benigna da próstata.

Qual a causa da Retenção urinária?


A retenção urinária pode acontecer por diferentes motivos:

  • Uropatia obstrutiva: condição na qual há um bloqueio ao fluxo de urina, geralmente na bexiga ou eretra;
  • Bexiga neurogênica: incapacidade de contrair normalmente a bexiga e relaxar o esfíncter, em decorrÊnca de problemas com a inervação da bexiga . A bexiga neurogênica é habitualmente vista em condições como Diabetes, Esclerose múltipla ou Doença de Parkinson.
  • Uso de determinados tipos de medicamentos.

Quais os sinais e sintomas da Retenção urinária?


Os sinais e sintomas da retenção urinária dependem se ela é parcial ou completa e se ela se desenvolveu de forma lenta ou repentina.

A maior parte das pessoas apresenta uma retenção parcial. Estes pacientes são capazes de eliminar alguma urina, mas não podem esvaziar completamente a bexiga.

O paciente apresenta dificuldade para começar a urinar, fluxo de urina fraco ou uma sensação de que a bexiga não se esvaziou completamente.

O esvaziamento incompleto da urina pode levar a um vazamento de urina (Incontinência urinária por transbordamento), Diurese noturna ou micção frequente.

Além disso, como a urina retida pode ser um local fértil para o crescimento de bactérias, há um risco aumentado para Infecções urinárias.

No caso de uma retenção urinária completa, a bexiga passa a se encher rapidamente, dentro de poucas horas.

A musculatura da bexiga se estica e o paciente passa a apresentar dor e inchaço em baixo ventre, precisando de atendimento médico em caráter de urgência.

Diagnóstico


No caso de uma retenção urinária completa, o paciente deixa de urinar completamente e não há dúvidas quanto ao diagnóstico.

Quando o paciente apresenta queixas compatíveis com uma retenção urinária parcial, o diagnóstico é feito medindo-se o volume residual de urina.

Para isso, o paciente é orientado a urinar o máximo que puder. A seguir, é feita a passagem de uma sonda para esvaziar completamente a bexiga.

Se o volume residual drenado for maior do que cerca de metade de uma xícara (levemente maior em idosos), é feito o diagnóstico de retenção urinária.

Outros exames poderão ser solicitados de acordo com as possíveis causas para a Retenção urinária, podendo incluir:

  • Cistoscopia: A cistoscopia é um teste no qual um tubo fino com uma pequena câmera em sua extremidade é colocado na uretra.O exame ajuda na identificação de eventuais obstruções, que podem incluir uma zona de estenose (cicatriz) da uretra, bloqueio causado por uma pedra na bexiga, aumento da próstata ou tumor. No caso de uma pedra, ela também poderá ser retirada por meio da cistoscopia.
  • Tomografia computadorizada: outro exame que pode ser utilizado para identificar uma pedra ou outras formas de obstrução.
  • Teste urodinâmico: envolve um conjunto de testes que usam um cateter para registrar a pressão dentro da bexiga e para avaliar a capacidade de esvaziamento vesical.
  • Eletroneuromiografia: exame que avalia a atividade elétrica dos músculos da bexiga, usado na suspeita de uma retenção urinária de causa neurogênica.
  • PSA: Exame de sangue do antígeno específico da próstata, serve como uma triagem para o diagnóstico de câncer de próstata. No caso de um PSA elevado, uma ultrassonografia transretal ou uma biópsia da próstata também podem ser considerados.

Tratamento


No caso de uma retenção urinária completa, o tratamento envolve a sondagem vesical para esvaziamento da bexiga, o que deve ser feito em caráter de urgência.

O passo seguinte é o tratamento da causa da retenção, a ser avaliada individualmente. Isso pode envolver medicamentos ou cirurgia.

Em alguns casos, em que a causa da retenção não puder ser corrigida, poderá ser indicada uma sondagem vesical permanente.