medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Proteína da Ervilha

Suplemento de Proteína da Ervilha

O suplemento de Proteína da ervilha é feito a partir de ervilhas amarelas moídas.

Ela é uma excelente opção para suprir as recomendações diárias de proteína na Dieta Vegetariana ou Vegana. Entretanto ela se adapta bem a praticamente qualquer dieta.

Assim como a Proteína da Soja e ao contrário da maioria das outras proteínas vegetais, a proteína da ervilha é uma proteína completa.

Isso significa que ela contém todos os aminoácidos essenciais que seu corpo não pode produzir e precisa obter dos alimentos.

Formulações com a Proteína da Ervilha

Além da proteína vendida em pó, a proteína da Ervilha pode ser adicionada a outros produtos destinados ao público vegano:

  • Misturado em farinha de aveia, mingau de trigo ou cereal de arroz integral;
  • Adicionado a produtos assados ​​como muffins, brownies ou waffles;
  • Batido em leite vegetal para criar uma fonte de proteína mais completa;
  • Misturado em um smoothie e congelado na forma de picolé;

Quais os benefícios da Proteína da Ervilha?

A proteína da ervilha é tão eficaz para o ganho de massa muscular quanto outras fontes mais comuns de suplemento de proteína, como o Whey protein.

Ainda que a proteína vegetal seja menos absorvida do que a proteína animal, a proteína da ervilha é uma das proteínas vegetais melhor absorvidas, atrás apenas da proteína da soja e do grão de bico.

A proteína da ervilha, por ser lentamente digerida, é tão eficaz quanto a Caseína para prover a sensação de saciedade.

Isso leva a um menor consumo calórico total ao longo do dia, o que é um grande benefício para aqueles que buscam uma Dieta para perder peso.

Outros ingredientes presentes nos suplementos de Proteína de Ervilha podem trazer benefícios adicionais, incluindo o ferro e as vitaminas D, E, K e A.

A maioria dos produtos contêm entre 5 e 7,5 mg de ferro por porção, o que corresponde a 28 a 42% da recomendação diária para mulheres na pré-menopausa e 62 a 94% da recomendação diária para homens e mulheres na pós-menopausa.

Considerando-se que a Deficiência de Ferro é uma das Deficiências Nutricionais mais comuns, especialmente entre as mulheres, essa se mostra uma grande vantagem associada à proteína da Ervilha.

O ferro encontrado em alimentos vegetais, incluindo a ervilha, de fato é menos absorvível do que aquele encontrado em produtos de origem animal.

Entretanto, isso pode ser melhorado consumindo vitamina C, o que aumenta a absorção de ferro em até 67%.

Comparativamente à proteína de soja (outra proteína muito utilizada pelo público vegetariano), a proteína da ervilha possui alguns benefícios:

  • Enquanto a soja é uma fonte comum de alergia alimentar, a proteína da ervilha em pó é considerada hipoalergênica. Isso porque ela não contém nenhum dos oito principais alérgenos alimentares. Além disso, é uma opção para pessoas com Intolerância ao Glúten ou Intolerância à Lactose
  • Ao contrário da ervilha inteira, os Suplementos de Proteína de Ervilha contêm poucas Fibras alimentares e não costumam causar gases ou inchaço em pessoas com Síndrome do Intestino Irritável
  • A proteína da ervilha não contém Isoflavona, um composto fitoquímico presente na soja e que tem propriedades semelhantes às do estrógeno. A Isoflavona poderia interferir na produção de testosterona, ainda que isso seja contestado por estudos recentes (1).
  • Para pessoas preocupados com questões éticas relacionados à produção alimentar, a maior parte da produção agrária da soja envolve produtos geneticamente modificados, o que não acontece com a ervilha.

Pontos negativos da Proteína da Ervilha

O principal problema relacionado à proteína da ervilha em pó é que ela pode ser relativamente rica em sódio, com produtos contendo entre 110 e 390 mg por porção. Isso é um ponto a ser considerado especialmente por pessoas com Hipertensão Arterial.

Outro ponto a ser considerado é que a proteína da ervilha é mais cara do que a proteína da soja. Isso porque a produção de soja ocorre em grande escala e é subsidiada, o que não acontece com a ervilha.

Quais as outras alternativas de proteína para os vegetarianos?

Antes de se discutir sobre as opções de proteína para os vegetarianos, é preciso considerar que existem diferentes vertentes do vegetarianismo.

O ponto em comum entre eles é que nenhum consome carne. No entanto, cada um permite mais ou menos alimentos de origem animal dentro da dieta:

  • Ovolactovegetarianos: não consomem carne, mas consomem ovo e leite.
  • Lactovegetarianos: não consomem carne nem ovos, mas consomem leite;
  • Vegetarianos estritos: consomem apenas alimentos de origem vegetal, excluindo todo e qualquer item de origem animal da dieta;
  • Veganos: O veganismo, na verdade, não é uma dieta, mas sim um estilo de vida. A alimentação do vegano é a mesmo do vegetariano estrito, a diferença é que o vegano estende o consumo a outros aspectos, não apenas o alimentar. O vegano não se utiliza de vestimentas, cosméticos e outros produtos com origem animal.

Leite e seus derivados, incluindo os suplementos Whey Protein e Caseina, são excelentes opções de proteína para os ovolactovegetarianos e lactovegetarianos.

O ovo é também uma opção de primeira linha para os ovolactovegetarianos.