Pesquisar

Pedra na Bexiga (Cálculo Vesical)

O que é pedra na bexiga?

 

Também chamado de cálculo na bexiga ou cálculo vesical, a pedra na bexiga é uma massa (“pedra”) que pode ser constituída de diferentes sais minerais. Ela é encontrada no interior da bexiga. 

Em alguns casos, as pedras podem se formar diretamente na bexiga. Em outros, ela se forma nos rins, como um cálculo renal, para depois se deslocarem junto com a urina através dos ureteres até a bexiga.

Quais as causas de pedra na bexiga?

 

A urina contém normalmente substâncias com potencial para a formação de cristais. A pedra na bexiga costuma se formar em condições nas quais a concentração destas substâncias está aumentada.

Isso acontece quando a bexiga não se esvazia completamente ao urinar, o que faz com que a urina se torne mais concentrada. As principais causas para a Retenção urinária incluem a Hiperplasia Prostática Benígna e a Bexiga neurogênica

Outros fatores que podem favorecer à formação de Pedra na bexiga incluem o uso de cateter, Infecção urinária e desidratação.

As pedras que se formam nos rins não são iguais às pedras da bexiga. Elas também se desenvolvem por mecanismos diferentes. Entretanto, pequenos Cálculos renais podem viajar pelos ureteres até a bexiga e, se não forem expelidos, podem se transformar em pedras na bexiga.

Sintomas

Grande parte dos pacientes com pedra na bexiga não apresentam qualquer sintoma que possa ser atribuído a ela. Isso é comum mesmo em alguns cálculos com tamanho consideravelmente grande. 

O diagnóstico muitas vezes é feito a partir de exames solicitados por motivos sem qualquer correlação com a pedra na vesícula.

Os sintomas geralmente aparecem quando a pedra se aloja no esfíncter, a abertura por onde a urina sai da bexiga para a uretra, levando ao bloqueio do fluxo urinário. Os sintomas mais comuns, nestes casos, incluem:

  • Desconforto ou dor ao urinar;
  • Dor abdominal, nas costas, no quadril e na pelve;
  • Sangue na urina (hematúria);
  • Urina que sai em jatos mais curtos ou que é interrompida sem que o paciente deseje;

Os sintomas também podem aparecer na presença de uma infecção urinária, considerando-se que a Pedra na bexiga aumenta o risco para estas infecções.

Diagnóstico

 

Os principais exames solicitados na suspeita de uma Pedra na bexiga são a Tomografia computadorizada e o Ultrassom. Além disso, a pedra pode ser visualizada acidentalmente em um exame solicitado por motivos sem qualquer correlação com o cálculo vesical.

Ainda que não seja um exame de escolha para a pesquisa de Pedra na vesícula, uma radiografia pélvica feita por outros motivos também poderá dar origem ao diagnóstico.

Uma vez identificada uma pedra na bexiga, é importante que se solicite outros exames para investigar possíveis causas, incluindo um exame retal para a avaliação da próstata.

O exame de urina pode avaliar a presença de quantidades microscópicas de sangue, bactérias e minerais cristalizados. Um exame de urina também procura uma infecção do trato urinário, que pode causar ou ser o resultado de cálculos na bexiga.

Tratamento de pedra na bexiga

 

Na maior parte dos casos, as pedras formadas na bexiga acabam sendo eliminadas na urina, pelo próprio paciente. Para pedras de maior tamanho e que ocupam um espaço considerável no órgão, pode ser realizada uma cirurgia para que elas sejam removidas da bexiga.

Alguns procedimentos podem ser feitos por meio de aparelhos inseridos pela uretra e que ajudam a quebrar as pedras em menores tamanhos, para facilitar sua eliminação pelo próprio paciente.

Mesmo após a eliminação da pedra, é preciso que se tenha certos cuidados. Isso porque, quando uma pessoa tem uma pedra na bexiga, há um maior risco de voltar formar outras pedras. 

Assim, é recomendado aumentar a ingestão de líquidos. Isso ajuda a aumentar o fluxo urinário, evitando a formação destes novos cálculos vesicais.