medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Infiltração no Quadril

O que é a Infiltração no Quadril?


Infiltração é um procedimento no qual se injeta um medicamento ao redor de uma estrutura, no caso o quadril. Ela pode ser feita com diferentes medicamentos e com diferentes objetivos.

No quadril, ela pode ser feita dentro da articulação ou em estruturas ao redor do quadril, como bursas, tendões ou nervos.

A infiltração anestésica do quadril é uma excelente ferramenta diagnóstica. Ela é especialmente útil quando mais de um problema é identificado no mesmo paciente (o que é muito comum) e o Ortopedista especialista em quadril precisa diferenciar qual o problema que de fato está causando a dor.

A infiltração com o ácido hialurônico é uma alternativa no tratamento da artrose do quadril. O objetivo é o alívio da dor, permitindo um melhor trabalho de recuperação funcional e potencializando o resultado da fisioterapia.

O corticoide pode ser utilizado para infiltração tanto dentro quanto ao redor da articulação do quadril. Tem como objetivo principal a redução do processo inflamatório.

Infiltração anestésica diagnóstica

Problemas como a Artrose no Quadril, Lesão do Labrum do quadril, Impacto Femoroacetabular, tendinites ao redor do quadril ou bursite trocantérica raramente acontecem de forma isolada.

Muitos pacientes apresentam mais de um problema que pode gerar dor no quadril. Nem sempre é fácil saber qual a real causa da queixa do paciente.

A infiltração anestésica diagnóstica pode ajudar nestes casos. Um anestésico é injetado dentro da articulação ou sobre outras estruturas de onde o médico acredita ser a origem da dor, podendo ter dois efeitos:

  • Quando a infiltração não proporciona qualquer melhora, é um indicativo de que a estrutura infiltrada não era de fato a causa da dor;
  • Quando, de outra forma, o paciente apresenta melhora significativa de suas queixas, é um sinal de que aquela lesão é de fato a origem principal do incômodo.

A infiltração diagnóstica pode ser indicada sempre que a identificação clara da causa da dor possa alterar a conduta no caso. Paciente que estejam considerando a realização de uma cirurgia é o principal exemplo para isso. Mesmo que o efeito do anestésico passe logo, o ortopedista terá maior segurança para indicar o tratamento proposto.

Infiltração do quadril com ácido Hialurônico (Viscossuplementação)

Viscossuplementação é o nome que se dá para a infiltração do quadril com ácido hialurônico. Ela é indicada especialmente no caso de artrose do quadril de grau moderado.

Nas artroses leves, a tendência é se priorizar outras alternativas de tratamento, especialmente a fisioterapia.

Já no caso da artrose avançada, o efeito de melhora da dor com a viscossuplementação é bastante questionável. A infiltração com corticoide ou a prótese de quadril tendem a ser melhores alternativas, a depender do caso.

Entre os potenciais benefícios da Viscossuplementação, devemos considerar:

  • Efeito lubrificante: o ácido hialurõnico possui capacidade de retenção de água, protegendo as articulações contra pressões e impacto;
  • Efeito Nutritivo: regula a troca de nutrientes entre o líquido sinovial e as células da cartilagem (condrócitos);
  • Efeito anti-inflamatório: ao melhorar a nutrição e hidratação da cartilagem, o ácido hialurônico reduz a ativação de células inflamatórias;
  • Estimulante da produção natural do ácido hialurônico: o viscosuplementação estimula a membrana sinovial a produzir naturalmente o ácido hialurônico.

É importante salientar que o objetivo principal do procedimento deve ser o alívio da dor. Não se deve esperar uma regressão do desgaste articular e nem mesmo uma proteção contra a progressão do desgaste. Ainda assim, o alívio da dor, mesmo que temporário, pode potencializar a resposta à fisioterapia e a outras modalidades terapêuticas.

Ainda que algum efeito imediato de melhora da dor possa ser percebido, o efeito máximo ocorre entre 5 e 12 semanas após o procedimento e persiste por um período médio de um ano (1).

Infiltração intra-articular com corticoide

A infiltração do quadril com corticoide é uma alternativa para o tratamento das crises de dor. Ela é indicada principalmente nos casos de artrose mais avançada no quadril, especialmente aquelas de origem mais inflamatória.

A artrose, mesmo nos casos mais graves, evolui com períodos de melhora e de piora. O objetivo do corticoide, desta forma, é minimizar as crises de piora da dor.

Ela deve ser considerada especialmente naqueles pacientes que possuem dor e indicação radiográfica para a cirurgia de Prótese no quadril, mas que por qualquer motivo queiram ou precisem postergar o procedimento.

Como é feita a Infiltração no Quadril?

A infiltração do quadril é feita com o paciente deitado. Inicialmente, um anestésico local é aplicado na pele onde será feita a introdução da agulha para a infiltração.

A agulha é então direcionada para a articulação do quadril. Para isso, ela é guiada por ultrassom ou por radioescopia, um aparelho que gera imagens instantâneas de radiografia.

Diferentemente da infiltração no joelho (um procedimento muito mais comum de ser realizado), é normal que o paciente tenha desconforto significativo nos primeiros dias após a infiltração do quadril. Isso acontece porque o quadril é uma articulação muito mais profunda, em que a agulha precisa percorrer um caminho mais longo até chegar ao espaço articular.

O desconforto deve reduzir gradativamente ao longo dos 3 ou 4 dias seguintes. A seguir, é recomendado o retorno gradual para a rotina de atividades ao longo das duas semanas seguintes ao procedimento.