Pesquisar

Hipoglicemia (Glicose Baixa)

O que é a Hipoglicemia?

Hipoglicemia é um termo que se refere a uma glicose abaixo de valores considerados saudáveis. Por definição, ela fica caracterizada quando um paciente apresenta glicemia inferior a 70 mg/dL acompanhado de sintomas característicos.

Isso acontece geralmente em pacientes com Diabetes que fazem uso de insulina ou outros medicamentos hipoglicemiantes.

Classificação

A hipoglicemia pode ser classificada como leve, moderada ou grave com base na glicemia e na condição da pessoa, conforme abaixo:

  • Hipoglicemia leve: glicemia inferior a 70 mg/dL, mas superior a 54 mg/dL;
  • Hipoglicemia moderada: glicemia inferior a 54 mg/dL;
  • Hipoglicemia grave: caracterizada quando uma pessoa fica incapacitada devido a alterações mentais ou físicas, em decorrência da glicose baixa no sangue. Nestes casos, os pacientes precisam da ajuda de outra pessoa.

80% das pessoas com diabetes tipo 1 e quase metade das pessoas com diabetes tipo 2 relataram ao menos um evento de hipoglicemia ao longo de um período de quatro semanas (1).

Já a hipoglicemia grave é relatada por aproximadamente 2% dos diabéticos a cada ano (2).

Fatores de risco

Alguns pacientes com diabetes apresentam maior risco para hipoglicemia, incluindo:

  • Portadores de diabetes tipo 1;
  • Uso de insulina ou outros medicamentos hipoglicemiantes;
  • Idade maior do que 65 anos;
  • Portadores de outros problemas de saúde, como doença renal, doença cardíaca ou deficiência cognitiva.

Quais são os sintomas da Hipoglicemia (Glicose Baixa)?

Os sintomas de glicose baixa tendem a aparecer rapidamente e podem variar de pessoa para pessoa.

Sintomas da Hipoglicemia leve a moderada:

  • Tremor ou agitação;
  • Fome intensa;
  • Cansaço;
  • Tontura, confusão ou irritação;
  • Taquicardia;
  • Dor de cabeça;
  • Dificultada para enxergar ou falar claramente.

Sintomas da Hipoglicemia grave

Glicemia baixa durante o sono
Os sintomas da hipoglicemia podem ser menos perceptíveis durante o sono. Entre os sinais sugestivos de uma hipoglicemia durante o sono incluem-se:

  • Pesadelos;
  • Sudorese excessiva, a ponto de deixar o pijama ou os lençóis úmidos;
  • Fadiga, irritação ou confusão ao acordar.

Quais a causa da hipoglicemia em diabéticos?

Habitualmente, a hipoglicemia está relacionada a uma combinação de baixo consumo de carboidratos acompanhado do uso da insulina ou de outros medicamentos hipoglicemiantes.

A prática de atividade física aumenta o consumo de glicose para a geração de energia. Este gasto aumentado da glicose pode persistir por até 24 horas após o exercício.

Assim, quando uma pessoa aumenta significativamente o esforço físico sem que seja feito os ajustes necessários na alimentação ou nas doses de insulina, ela pode ficar em risco para um episódio de hipoglicemia.

Por fim, algumas doenças podem impedir que o paciente se alimente adequadamente ou que ele mantenha a comida no estômago, o que aumenta o risco para hipoglicemia.

Como evitar a hipoglicemia (Glicose Baixa)?

A melhor forma de se evitar a hipoglicemia é por meio da aferição frequente da glicemia sanguínea. Em alguns casos, isso pode ser feito por meio de um monitor contínuo de glicose.

O Monitor Contínuo de Glicose mede o nível de glicose no sangue em horários regulares e pode soar um alarme se cair abaixo de uma faixa alvo pré-determinada

Ter sempre à disposição uma fonte de carboidratos de ação rápida também é fundamental. Isso ajudará a impedir o agravamento do quadro na presença de sintomas da hipoglicemia ou mesmo após a aferição de uma hipoglicemia em um paciente assintomático.

O diabético deve também ter sempre ao alcance um medidor de glicemia, para uma rápida aferição aos primeiros sinais de hipoglicemia.

Antes de iniciar uma atividade física, a glicemia também deve ser aferida. Diferentes condutas podem ser adotadas a depender do nível de glicose.

Além disso, as mudanças na rotina de exercícios devem ser feitas sempre de forma gradativa, para que se possa avaliar como o corpo responde a estas mudanças na rotina.

Discutimos isso em um artigo específico sobre Atividade Física para Pacientes Diabéticos.

Tratamento da Hipoglicemia (Glicose Baixa)

Uma vez que um nível de glicose baixa tenha sido aferido, o paciente deve consumir imediatamente 15 a 20 gramas de glicose ou de carboidratos de rápida absorção.

Depois de mais 15 minutos, caso persista com a glicemia baixa, deve-se consumir mais 15 a 20 gramas de glicose ou carboidratos.

Essas etapas devem ser repetidas até que o nível de glicose retorne aos valores almejados.

Alguns medicamentos para diabetes retardam a digestão de carboidratos para evitar que a glicemia suba muito depois de comer.

Neste caso, será necessário tomar comprimidos de glicose ou gel de glicose imediatamente, já que comer ou beber outras fontes de carboidratos não aumentará a glicemia com a velocidade necessária.

Assim, estes comprimidos ou gel devem estar sempre prontamente disponíveis.

Tratamento da Hipoglicemia Grave

A melhor maneira de tratar uma hipoglicemia grave é por meio do glucagon. O glucagon é um hormônio que aumenta os níveis de glicose no sangue. Ele está disponível na forma injetável ou por spray nasal.

O Médico endocrinologista pode prescrever um kit de glucagon para uso em caso de emergência, especialmente nos pacientes de maior risco para a hipoglicemia.