medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Aparelho Ortodôntico

Quais as indicações para o uso de aparelhos ortodônticos?

Entre as principais indicações para o uso de aparelhos ortodônticos, incluem-se:

  • Diastema: espaços presentes entre os dentes como resultado de dentes ausentes ou dentes que não preenchem a boca.
  • Apinhamento: presença de dentes em excesso para se acomodarem na arcada dentária, de forma que eles se “apinham” uns sobre os outros;
  • Sobremordida: dentes anteriores superiores mais anteriorizados do que o habitual em relação a arcada inferior.
  • Mordida cruzada: arcada inferior está projetada à frente da arcada dentária superior.
  • Mordida aberta: tipo de má oclusão em que os dentes superiores e inferiores não se tocam mesmo estando com a boca fechada. Assim, os dentes
  • posteriores de fecham, mas os anteriores não.
  • Desvio de linha mediana: o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior.
  • Preparo para a colocação de implantes dentários: os aparelhos podem criar o espaço necessário para a colocação de um implante dentário.

Tipos de aparelhos ortodônticos

Existem diferentes tipos de aparelhos ortodônticos, cada um deles com características e indicações específicas. A escolha do tipo de aparelho depende de uma avaliação prévia completa das arcadas dentárias pelo ortodentista.

Além disso, as preferências individuais também devem ser levadas em consideração na escolha.

Aparelho fixo

O aparelho fixo é o mais comum e simples. Ele é composto por braquetes (peças de metal que se aderem aos dentes), fios que ligam um braquete ao outro e borrachinhas, exercendo pressão.

Os dentes são puxados por estas estruturas, movendo-se gradualmente em direção à posição desejada.

O aparelho fixo não permite a remoção pelo próprio usuário. O tratamento não depende muito do paciente para obter resultados efetivos, mas requer manutenção periódica. Com este aparelho os movimentos dos dentes são precisos. No entanto, é necessário um cuidado muito maior na sua higienização.

Como regra geral, ele também não é confortável. A modernidade e a evolução tecnológica os tornou menos incômodo, mas ainda pode ser doloroso, principalmente quando se fazem os alinhamentos de pressão mensais. O aparelho também pode machucar para comer, especialmente no início. Esta é a opção mais acessível, além de ser bastante eficaz. Por este motivo, ele ainda é muito utilizado.

O aparelho fixo também está disponível em versões mais atrativas do ponto de vista estético, com bráquetes transparentes e mais discretos, feitos geralmente de policarbonato, porcelana ou safira.

Aparelho autoligado

O aparelho ortodôntico autoligado também é confeccionado em metal. No entanto, ele não necessita das borrachinhas. Isso porque o fio ortodôntico é preso diretamente no bráquete, tornando seu uso mais confortável e discreto. Outra vantagem desse aparelho é que seus bráquetes são pequenos, se comparados aos do modelo convencional.

Por fim, ele é mais efetivo do que os aparelhos fixos convencionais, tornando o tratamento bem mais rápido.

Assim como os aparelhos fixos, há ainda a opção dos aparelhos de porcelana e safira, que são bem mais discretos do que os aparelhos metálicos convencionais.

Aparelho móvel

Indicado para crianças com ou sem dentição definitiva. Em geral, este tipo de aparelho é aconselhável até aproximadamente 12 anos de idade.

O aparelho móvel tem a função de manter os dentes na posição certa, por isso, ele é indicado após a retirada do aparelho fixo para conter o desalinhamento dos dentes.

Mesmo que seja móvel, seu uso deve ser constante. Deixar de usá-lo regularmente pode prejudicar todo o resultado do tratamento. Não é um aparelho de início de tratamento, mas importante para garantir o final e o resultado perpétuo.

Expansor palatino

Talvez você não conheça, mas o expansor palatino também é um tipo de aparelho. O modelo promove um ganho transversal na largura do palato (céu da boca) sendo indicado em jovens para corrigir mordidas cruzadas, ou seja, quando a região posterior do arco superior está estreita em relação ao inferior. Ele também permite o ganho de espaço para dentes anteriores apinhados.

Quando indicado, este tratamento o quanto antes, pois assim é mais rápido para obter resultados satisfatórios. Isto não impede que adultos também se beneficiem eventualmente com o seu uso.

Aparelho lingual

O aparelho lingual costuma ser o mais indicado em casos mais simples. Também é considerado um aparelho da ortodontia invisível, já que os braquetes são colados na parte interna dos dentes, ficando em contato com a língua, ou seja, os dentes escondem o uso do acessório.

Sua funcionalidade é a mesma de um aparelho fixo.

Além do ganho estético, o modelo é indicado para praticantes de esportes de maior contato, evitando traumas entre o local de impacto e o aparelho.

Aparelhos alinhadores invisíveis

Os alinhadores são a mais moderna tecnologia existente na área de aparelhos dentários e quase invisíveis. Eles possuem bastante sofisticação tecnológica e são feitos sob medida. São produzidos e configurados por softwares que permitem que o paciente visualize os planejamentos e resultados pretendidos, gerando motivação.

Entre os benefícios dos alinhadores, pode-se considerar que:

  • Os alinhadores promovem um tratamento mais higiênico, pois se retira para alimentação e higienização da boca.
  • Ele é feito de material transparente e, portanto, é o aparelho esteticamente mais viável.
  • Não provoca tantas dores.
  • Sua reabilitação é mais rápida.
  • Seus resultados são mais efetivos.
  • São uma ótima opção para as pessoas que apresentaram alguma rejeição relacionada ao metal, mais especificamente ao níquel que existe nos
  • aparelhos metálicos, provocando inflamação excessiva na gengiva.

Para quem busca corrigir o sorriso sem impactar na estética bucal, os alinhadores são a opção mais indicada, pois são super discretos. Mas não são todos os profissionais que trabalham com esta tecnologia. O dentista deve possuir a qualificação e licença da empresa para conduzir este tipo de tratamento.

Aparelho extra oral

O aparelho extrabucal é menos discreto do que a grande maioria dos outros modelos. A questão estética é um dos principais inviabilizadores do uso desse modelo. No entanto, seu uso é muito importante e pode evitar a necessidade de procedimentos cirúrgicos ou extrações de dentes.

A função do aparelho extrabucal é aplicar uma força mais elevada sobre os ossos da face/cabeça. Além disso, podem existir dois objetivos básicos com essa terapia: estimular ou restringir o crescimento.

Ainda, são muito utilizados em pacientes que estão em fase de crescimento. Daí a facilidade em se moldar o crescimento ósseo, principalmente nas fases iniciais da infância. Ou seja, dos 5 aos 10 anos de idade, ocorre muito o uso desse tipo de aparelho ortodôntico.