Pesquisar

Whey Protein

O que é o Whey Protein?

O Whey Protein é a proteína extraida do soro do leite de vaca.

Ela é de longe a forma mais conhecida e mais utilizada de suplemento de proteína.

Além da proteína, o whey Protein pode conter nutrientes como a vitamina A, o cálcio e a lactose.

O Whey Protein é uma proteína completa, de fácil digestão e barata. Assim, ele se tornou o padrão ouro para a Suplementação de Proteína.

Como o Whey Protein é produzido?

O Whey Protein, assim como o Caseína, é um derivado do leite extraído durante a produção do queijo. 80% da proteína do leite corresponde à caseína e 20% ao Whey Protein (1).

Durante a fabricação do queijo, enzimas ou ácidos especiais são adicionados ao leite aquecido. Essas enzimas ou ácidos fazem com que a caseína do leite coagule ou mude para o estado sólido, separando-se do soro do leite.

A coalhada formada neste processo é lavada e seca para formar os suplementos de caseína, enquanto o soro é usado na fabricação do Whey Protein.

Quais os tipos de Whey Protein?

Existem três tipos diferentes de Whey Protein:

Whey Protein Concentrado

Contém entre 29% e 89% de proteínas, apresentando também carboidratos e lipídios em sua composição.

Ele é mais barato e sem desvantagens em relação às outras formas de whey protein para a maior parte das pessoas.

Whey Protein Isolado

O Whey Protein isolado é produzido por meio da filtração do Whey Protein concentrado.

Ele contém ao menos 90% de proteína e não apresenta lactose e gorduras na composição.

Além disso, apresenta menor valor calórico e digestão mais rápida. Assim, ele é indicado para pessoas que querem diminuir as calorias da alimentação ou que apresentem intolerância à lactose.

Whey Protein Hidrolisado

O Whey Protein hidrolisado passa por um processo de quebra das proteínas, o que faz com que ele seja digerido e absorvido mais rapidamente. 

Quais os benefícios do Whey Protein?

O Whey protein é rapidamente digerido e absorvido. Isso acontece em 60 a 90 minutos no caso do Whey Protein Isolado e em 2 a 3 horas no caso do Whey Protein Concentrado (1).

Isso é uma vantagem especialmente no caso de atletas que precisam de uma rápida reposição proteica na Alimentação pós-treino e, eventualmente, também na Alimentação pré-treino e pela manhã ao acordar.

Outro benefício é que o Whey Protein é a melhor proteína em termos de absorção, conforme pode ser visto na tabela abaixo:

PROTEÍNA ABSORÇÃO (GRAMAS / HORA)
Whey Protein  8 – 10
Aminoácidos livres 7,0
Caseína 6,1
Proteína de Soja 3,9g
Albumina 2,8

 

Quais as desvantagens do Whey Protein?

O maior problema relacionado ao consumo excessivo do Whey Protein é o desconforto abdominal.

O Whey Protein não deve ser utilizado por pessoas com alergia ao leite de vaca. Este é um problema relativamente comum, mas que tende a melhorar na idade adulta.

No caso de pessoas com Intolerância à Lactose, é preciso evitar o Whey Protein concentrado. Já os Whey Protein Isolado ou hidrolisado podem ser considerados, uma vez que a maior parte da lactose é retirada na fabricação destes produtos.

O whey protein também deve ser evitado por pessoas com alergia à Soja. Isso porque muitos suplementos de Whey Protein contêm soja como aditivo.

Por ser uma proteína de rápida digestão, o Whey Protein promove uma menor saciedade. Para aqueles que buscam uma Dieta para perder peso, o Whey Protein pode não ser a melhor opção.

O Whey Protein também pode estar associado a outros problemas relacionados aos suplementos alimentares como um todo:

Apesar das diferenças relacionadas ao tempo de absorção, estudos mostram que os alimentos reais são tão capazes de estimular a formação muscular quanto o Whey Protein, uma vez que a quantidade total de proteína também seja equivalente.

Qual a dose recomendada do Whey Protein?

A dose máxima do Whey Ptotein é determinada a partir do tempo que ele leva para ser absorvido e da quantidade com que ele é absorvido a cada hora.

O máximo de Whey Protein que é absorvido a cada hora é de 8 a 10 gramas por hora (1).

Como o tempo de absorção dele varia de 2 a 3 horas, podemos dizer que quantidades acima de 30 gramas tendem a passar intactas pelo intestino e então são eliminados nas fezes.

Entretanto, nem todas as pessoas precisam consumir toda esta quantidade de proteína. Assim, o plano de suplementação deve ser avaliado de forma individualizada pelo Nutricionista Esportivo.