medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Tensão Pré-Menstrual (TPM)

O que é a Tensão Pré-Menstrual?

A Tensão Pré-Menstrual (TPM) envolve um conjunto de sintomas físicos, emocionais e comportamentais que aparecem 7 a 10 dias antes e terminam poucas horas após o início da menstruação.

Mais de 90% das mulheres experimentam a TPM em algum grau (1). Mas, para a maioria, os sintomas são leves e não interferem de forma significativa na rotina.

Em alguns casos, ela pode ser bem mais intensa e provocar sintomas graves o suficiente para impedir a mulher de seguir com as atividades rotineiras. Os sintomas da TPM geralmente se resolvem pouco após a menstruação.

Qual a causa da Tensão Pré-Menstrual?

A Tensão Pré-Menstrual decorre da oscilação nos níveis dos hormônios femininos estrogênio e progesterona ao longo do ciclo menstrual. Cada mulher responde de forma única a estes hormônios, sendo que algumas são mais sensíveis do que outras. Isso justifica a grande variação nos sintomas e na intensidade dos sintomas da TPM.

Além da regulação da menstruação e da ação sobre o sistema reprodutivo, estes hormônios agem sobre diversos outros órgãos e sistemas, inclusive o cérebro, onde podem afetar os níveis de neurotransmissores que têm um papel importante na regulação do humor, com destaque para a serotonina.

Sintomas da TPM

Cólica menstrual

Também chamada de Dismenorréia, a cólica menstrual pode aparecer nos dias que antecedem a menstruação em decorrência das contrações uterinas, as quais ajudam a liberar o revestimento interno do útero (endométrio) quando a gravidez não ocorre.

Ela pode variar de um leve incômodo até a dores extremas que impedem a mulher de participar de suas atividades habituais. A dor pode se irradiar para a parte baixa das costas e parte superior das coxas.

Certas condições de saúde podem tornar as cólicas mais graves, incluindo a endometriose, doença inflamatória pélvica e miomas.

Inchaço

O corpo tende a reter mais água e sal do que o normal no período pré-menstrual, levando a um ganho de peso de até 1 a 2 quilos. O pior inchaço geralmente ocorre no primeiro dia do ciclo, com o excesso de líquido sendo eliminado em até dois a três dias após o início da menstruação.

Sensibilidade mamária

Os seios podem ficar doloridos e inchados próximo à menstruação, devido ao crescimento dos dutos de leite nos seios, o que faz com que as glândulas mamárias aumentem de tamanho e fiquem inchadas. 

Mudanças de humor

Para algumas mulheres, os sintomas emocionais da Tensão pré-Menstrual são mais graves do que os sintomas físicos. Eles podem incluir mudanças de humor, depressão, irritabilidade e ansiedade. Períodos de choro sem motivo e hipersensibilidade emocional podem se fazer presentes. Outros sintomas da TPM, como a fadiga, a insônia e a enxaqueca podem contribuir para a piora no estado de humor.

Problemas intestinais

As prostaglandinas, além de causarem contrações uterinas, também podem causar contrações nos intestinos. Isso pode contribuir para o desconforto abdominal, além de contribuir para sintomas como a diarréia, náusea, flatulência ou prisão de ventre.

Fadiga

Algumas mulheres se sentem mais cansadas no período que antecede a menstruação. A fadiga pode piorar ainda mais em decorrência da insônia e de outros sintomas da TPM.

Insônia

A insônia pode ser resultado de outros sintomas típicos da TPM, incluindo cãibras, dor de cabeça e alterações de humor. O aumento da temperatura corporal que acontece após a ovulação e permanece alta até o início da menstruação também pode dificultar o início do sono.

Dor de cabeça

As flutuações hormonais podem levar a um aumento da serotonina, um dos neurotransmissores responsáveis pelo desencadeamento da dor de cabeça e da enxaqueca.

Mais de 50% de mulheres que sofrem de enxaqueca relatam uma associação com a menstruação. Ela pode ocorrer antes, durante ou imediatamente após a menstruação.

Dor nas costas

As contrações uterinas e abdominais desencadeadas pela liberação de prostaglandinas também podem causar contrações musculares e dor lombar.

Acne

Cerca de metade das mulheres notam um aumento nas acnes cerca de uma semana antes do início da menstruação. Geralmente elas aparecem no queixo e na mandíbula, mas podem aparecer em qualquer parte do rosto, costas ou outras áreas do corpo. 

Isso ocorre devido às variações hormonais, que levam a uma maior produção de sebo, um óleo produzido pelas glândulas sebáceas da pele. Pouco após a menstruação, a acne tende a melhorar.

Tratamento

O tratamento da Tensão pré-menstrual tem por objetivo o alívio dos sintomas. As melhores opções de tratamento dependem de quais os sintomas que mais atrapalham a rotina de cada mulher individualmente e de qual a intensidade destes sintomas.

Mudanças no estilo de vida

A adoção de hábitos saudáveis, como a alimentação equilibrada, a prática regular de exercícios físicos e de outras atividades que ajudem a aliviar o estresse, como caminhada, ioga ou meditação podem ajudar no controle dos sintomas pré-menstruais.

Anticoncepcionais

Os anticoncepcionais ajudam a estabilizar as variações hormonais que ocorrem ao longo do ciclo menstrual. Eles podem ser usados na forma de pílulas, injeção ou implantes.

Outros medicamentos

Analgésicos, anti-inflamatórios e antidepressivos (especialmente os inibidores seletivos da recaptação da serotonina, como a fluoxetina ou a sertralina) são algumas das medicações que podem ser consideradas no tratamento sintomático da Tensão Pré-Menstrual.

  • Os antidepressivos, especialmente os Inibidores Seletivos da Recaptação da Serotonina (como a Fluoxetina ou a Sertralina), atuam diretamente no cérebro aumentando a quantidade de serotonina. Com isso, podem ajudar no controle de sintomas como cansaço, irritabilidade, compulsão alimentar e insônia.
  • Analgésicos e anti-inflamatórios podem ajudar no alívio de dores, como a cólica menstrual, dor de cabeça e sensibilidade nos seios.

Transtorno disfórico pré-menstrual

Cerca de 5% das mulheres têm uma forma grave da TPM chamada transtorno disfórico pré-menstrual (1).

Devem chamar a atenção para a possibilidade do Transtorno Disfórico Pré-menstrual:

  • Oscilações acentuadas no humor (por exemplo, tristeza súbita)
  • Irritabilidade ou raiva acentuada
  • Conflitos interpessoais intensos
  • Depressão, perda da esperança ou pensamentos de autodepreciação
  • Ansiedade acentuada, tensão ou sensação de nervos à flor da pele
  • Perda de interesse nas atividades habituais;
  • Dificuldade de concentração
  • Baixa energia ou fadiga
  • Alterações acentuadas no apetite, comer demais ou desejos alimentares específicos
  • Insônia ou hipersonia
  • Sintomas físicos associados à síndrome pré-menstrual