medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Skin care masculino

O que é o skin care masculino?

Skin care é um termo em inglês que significa cuidados com a pele. O termo é usado para se referir a um conjunto de cuidados que podem ser adotados para melhorar a saúde da pele.

Ela pode e deve ser feita por homens e mulheres, brancos e negros, jovens e idosos. No entanto muitos cuidados e produtos são destinados para um público específico e também para um tipo específico de pele (mais seca ou mais oleosa).

O skin care masculino se refere a cuidados específicos para a pele masculina. Isso se justifica pelo fato de a pele masculina apresentar características diferentes da pele feminina, o que exige cuidados específicos.

O médico dermatologista é o profissional mais capacitado tecnicamente para orientar quanto ao skin care masculino.

Características da pele masculina

A pele masculina apresenta características próprias que a diferenciam da pele feminina.

A pele masculina é mais espessa
A espessura é uma das principais características que diferenciam a pele masculina e a pele feminina. A pele do homem tende a ser naturalmente mais grossa, já que os hormônios masculinos estimulam uma produção ainda maior de queratina, uma substância que recobre a camada externa da pele.
Uma opção para homens que buscam uma pele mais fina é o uso mais frequente de esfoliantes, que são produtos que eliminam as células mortas da superfície da pele e estimulam a renovação celular.

A pele do homem é mais oleosa
O hormônio sexual masculino Testosterona tem diversos efeitos pelo corpo, incluindo a pele.
Na pele, ele estimula o desenvolvimento de glândulas sebáceas, levando a um excesso de produção de sebo e deixando a pele mais oleosa, especialmente na região da testa, nariz e queixo.
A pele oleosa parece estar sempre gordurosa e com uma sensação “grudenta” ao toque. Ela tem os poros bastante evidentes e abertos, deixando as impurezas entrarem com maior facilidade.
O sebo em excesso pode obstruir a saída dos folículos, de forma que estes indivíduos apresentam maior risco para cravos e espinhas e para o desenvolvimento de acne.
A higienização facial frequente deve ser recomendada para controlar a oleosidade, desobstruir os poros e remover as impurezas que se acumulam na pele. A utilização diária de géis de limpeza com ação purificante e secativa também pode ser considerada para isso.

O homem tem mais pelos
Também sob a influência dos hormônios masculinos, os folículos pilosos da pele do homem são mais ativos e levam a um maior crescimento dos pelos. Assim, os pelos masculinos tendem a ser mais grossos e também mais compridos quando comparados aos femininos.
Para aqueles que se incomodam com o excesso de pelos, a depilação a laser pode ser considerada.

Os hormônios masculinos causam queda de cabelo
Ainda que a testosterona estimule o crescimento de pelos no corpo, ela atua de maneira inversa no couro cabeludo, levando a uma produção de cabelos mais finos e curtos, além de uma maior queda de cabelo. Esta condição é denominada de Alopécia Androgenética, sendo a forma mais comum de alopecia (queda de cabelos).
Em parte, isso pode ser contornado com o uso de shampoos e loções antiqueda.
Outros tratamentos dermatológicos também estão disponíveis para indivíduos com alopecia, conforme discutido em artigo específico.

O envelhecimento masculino tende a ser mais sutil
No homem, o envelhecimento da pele está diretamente ligado à queda da produção de testosterona. No entanto, este envelhecimento tende a ser mais lento.
Por outro lado, rugas mais profundas muitas vezes se desenvolvem em decorrência da falta de cuidados do homem com a pele.

Como é a rotina de skin care masculina ideal?

Apesar das características gerais da pele masculina descritas acima, diferentes homens apresentam a pele com características igualmente diferentes.

Assim, um plano de skin care masculino deve idealmente ser prescrito pelo dermatologista a partir da avaliação das características da pele.

No entanto, como regra geral, podemos dividir os cuidados nas seguintes etapas:

  • Limpeza facial;
  • Hidratação;
  • Proteção solar;
  • Cuidados nutricionais;
  • Cuidados com o uso de cosméticos.

Limpeza facial

O primeiro passo da skincare masculina deve sempre ser a higienização.

Devido à maior oleosidade, o ideal é usar um gel de limpeza facial específico para esse tipo de pele.

O gel de limpeza deve ser preferido em relação ao sabonete tradicional, já que ele limpa de forma profunda e gentil, sem agredir a barreira da pele.

Hidratação

Depois de lavar bem o rosto, o passo seguinte é aplicar um hidratante facial.
Além de hidratar, os hidratantes ajudam também a controlar a oleosidade excessiva da pele.

Proteção solar

O protetor solar deve fazer parte dos cuidados do dia a dia, não apenas para quando for à piscina ou à praia. Ele protege a pele tanto da radiação emitida pelo sol como da luz artificial de lâmpadas e aparelhos eletrônicos.

Óculos, protetor labial e roupas com proteção UV também devem ser considerados.

Além disso, é recomendável que se evite o sol nos horários mais críticos do dia, especialmente entre as 10h da manhã e as 16 horas da tarde.

Cuidados nutricionais

Os cuidados nutricionais também podem ter forte influência na saúde da pele.
Os seguintes alimentos devem ser evitados:

  • Produtos ricos em açúcar ou adoçantes artificiais;
  • Alimentos ricos em sódio: contribuem para a desidratação da pele e para o acúmulo de líquido, podendo causar inchaço e flacidez.
  • Abuso do álcool: pode provocar manchas na pele, crises inflamatórias e o agravamento de doenças cutâneas.

Por outro lado, deve-se estimular o consumo de frutas e verduras, que são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes.

Cuidados relacionados ao uso de cosméticos

Ainda que o uso de cosméticos seja muito mais comum entre as mulheres, alguns produtos também vêm sendo utilizados com maior frequência pelo público masculino. Isso inclui especialmente produtos para esconder certos sinais de correntes do envelhecimento da pele.

O dermatologista é o profissional mais capacitado para ajudar na escolha correta dos cosméticos e na orientação quanto à melhor forma de usá-los.

Por outro lado, os cosméticos possuem produtos químicos que podem ser agressivos para a pele. Assim, sua remoção antes de dormir e os cuidados com a limpeza facial é fundamental para a saúde da pele.