medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Paralisia das Cordas Vocais

O que são as cordas vocais?

As cordas vocais são duas faixas flexíveis de tecido muscular localizadas na entrada da traqueia. Durante a fala, as cordas se juntam e vibram para produzir som. No restante do tempo, elas ficam relaxadas e em uma posição aberta para que se possa respirar.

Paralisia das Cordas Vocais

A paralisia das cordas vocais é uma condição na qual os impulsos nervosos para a caixa vocal (laringe) são interrompidos, levando a uma paralisia dos músculos das cordas vocais.

Na maioria dos casos, apenas uma das cordas vocais fica paralisada. A paralisia de ambas as cordas vocais é uma condição rara, mas grave. Além da fala, ela pode causar problemas significativos com a respiração e a deglutição.

Quais as causas da Paralisia das Cordas Vocais?

Diferentes causas podem estar associadas à paralisia das cordas vocais, incluindo:

Sintomas da Paralisia das Cordas Vocais

Entre os principais sintomas da paralisia das cordas vocais, incluem-se:

  • Voz soprosa;
  • Rouquidão;
  • Respiração ruidosa;
  • Falta de ar;
  • Engasgasgos ou tosse ao engolir comida, bebida ou saliva;
  • A necessidade de paralisar a fala com maior frequência para respirar;
  • Incapacidade de falar alto.

Diagnóstico

O diagnóstico da Paralisia das Cordas Vocais pode envolver:

  • Laringoscopia: um tubo fino e com uma câmara em sua extremidade é introduzido pela boca e direcionado até a Laringe, permitindo a visualização direta das cordas vocais;
  • Eletroneuromiografia da Laringe: exame que permite a mensuração das correntes elétricas para os músculos das cordas vocais
  • Exames de sangue / exames de imagem: ajudam no diagnóstico de diferentes condições que podem causar a paralisia das cordas vocais.

Tratamento

O tratamento da paralisia das cordas vocais depende da causa, da gravidade dos sintomas e do tempo de evolução da paralisia.

Ele pode incluir terapia de voz (fonoaudiologia), injeções locais, cirurgia ou uma combinação desses tratamentos.

Terapia de voz (fonoaudiologia)

A fonoaudiologia envolve a realização de exercícios para fortalecer as cordas vocais, melhorar o controle da respiração durante a fala e proteger as vias aéreas durante a deglutição.

Injeções

A paralisia faz com que os músculos que formam as cordas vocais se atrofiem.

Injeções com substâncias preenchedoras podem ser feitas na corda vocal afetada, deixando ela em uma posição que potencialize o funcionamento da corda vocal funcionante.

Cirurgia

A maior parte dos pacientes com paralisia das cordas vocais têm potencial para se beneficiar da cirurgia. A técnica mais utilizada para isso envolve o reposicionamento da corda vocal afetada, deixando ela em uma posição que potencialize o funcionamento da corda vocal funcionante.