medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Fonoaudiologia Especializada em Voz

Como a voz é produzida?

A voz é produzida a partir da vibração das pregas vocais provocada pela passagem do ar que sai dos pulmões. É a partir disso que se estabelece o “volume” e outras características da fala. Sem isso, a voz não seria audível.

Na sequência, o som produzido nas cordas vocais é amplificado nas cavidades de ressonância que possuímos, os chamados ressonadores. Os ressonadores são os nossos “alto falantes” naturais, formados por cavidades na boca, laringe e nariz.

O equilíbrio entre estas etapas é essencial. Uma boa voz é considerada aquela que possua equilíbrio entre a ressonância, frequência e intensidade.

Características da voz

Cada indivíduo possui uma característica vocal individual de voz, que chamamos de timbre da voz.

A frequência da voz é definida pelo comprimento das pregas vocais.

Este comprimento é maior nos homens do que nas mulheres, o que faz com que as mulheres tenham a voz mais aguda que a dos homens. Da mesma forma, as crianças têm pregas menores que as dos adultos.

Quais as doenças que causam alterações vocais?

Rouquidão
A rouquidão é a alteração mais comum da voz. Ela é especialmente comum em tabagistas ou alcoolatras, mas pode também ser um problema para pessoas que trabalham com a voz, incluindo professores e cantores.
Estes pacientes precisam ser avaliados pelo Médico otorrinolaringologista, responsável pelos cuidados com a laringe. Exames são realizados para descartar o câncer de laringe, uma das possíveis causas para a rouquidão (especialmente no caso de fumantes).

Disfonia
Disfonia é o nome dado para a situação em que há alguma alteração ou dificuldade na emissão da voz. É muitas vezes confundida com rouquidão, porém a voz rouca é apenas uma das diversas condições disfônicas possíveis. Entre as principais causas da Disfonia temos os resfriados, gripes ou alergias.
O Edema de Reinke, que é uma inflamação das cordas vocais, é a principal causa da disfonia no paciente com disfonia.

Presbifonia (envelhecimento da voz)
Presbifonia é o nome que se dá para o envelhecimento da voz. Ela está associada a uma série de alterações que acontece com o avanço da idade no trato aerodigestivo superior e que resultam em alterações na voz de uma pessoa.
Embora a presbifonia em si não seja considerada uma doença e não tenha outras implicações na saúde do paciente, ela pode influenciar a capacidade de comunicação de uma pessoa e ter efeitos psicossociais sobre o indivíduo. Em alguns casos, ela pode afetar significativamente a qualidade de vida de uma pessoa.
Outras causas de problemas com a voz
Outras possíveis causas de problemas com a voz incluem:

Diagnóstico dos distúrbios da voz

Existem diferentes causas para os distúrbios da voz, muitas das quais precisam ser tratadas.
Como exemplo, um câncer de laringe pode provocar a rouquidão, especialmente em tabagistas.
Assim, médicos otorrinolaringologistas, especialmente aqueles especializados em foniatria, são os responsáveis pela avaliação e diagnóstico dos distúrbios da voz.
Um dos exames frequentemente utilizados é a laringoscopia. Um pequeno tubo com uma câmera na ponta é introduzido através do nariz e desce até a laringe, permitindo a avaliação macroscópica da laringe e das cordas vocais.

Tratamento dos distúrbios da voz

Os tratamentos para os distúrbios da voz incluem medicações que podem ser tomadas ou inaladas, terapias com o fonoaudiólogo e cirurgias.
O fonoaudiólogo especialista em voz se responsabiliza pela reabilitação voz, seja como método principal de tratamento ou mesmo no caso de pacientes submetidos a cirurgia.
Ele também é responsável por preparar profissionais que usam a voz como método de trabalho, incluindo cantores, políticos e jornalistas.
Para melhorar a qualidade vocal e fortalecer a sua laringe existem alguns exercícios fisiológicos que os fonoaudiólogos passam para seus pacientes ou cantores.
Repouso da voz, ingestão adequada de água, cuidados alimentares, e abandono de hábitos como o tabagismo ou o alcoolismo também devem ser considerados.