medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Manometria Esofágica

O que é a monometria esofágica?

A manometria esofágica é um exame que se utiliza de sensores de pressão para avaliar a força de contração e a coordenação da musculatura esofágica enquanto o alimento é transportado da boca até o estômago.

Como é realizada a Monometria esofágica?

Durante a manometria esofágica, um cateter com sensores de pressão em sua extremidade é passado através do nariz, esôfago e estômago.

Com isso, o teste mede o quão bem os músculos na parte superior e inferior do esôfago relaxam e se contraem, além da velocidade e padrão das ondas de contrações musculares durante a passagem do alimento.

Quais as indicações para a manometria esofágica?

A manometria esofágica é um exame indicado para avaliar certos sintomas característicos de problemas esofágicos, especialmente da dificuldade para engolir (odinofagia), dor para engolir (disfagia).

Outros exames que podem ser feitos nestes pacientes junto com a Monometria Esofágica incluem a Endoscopia Digestiva Alta ou a radiografia contrastada.

A manometria esofágica é capaz de confirmar algumas condições relacionadas com a contração deficiente da musculatura esofágica, especialmente a Acalásia e a Esclerodermia.

A Acalásia é uma condição na qual o músculo do esfíncter inferior do esôfago não relaxa adequadamente para permitir que a comida entre no estômago. Isso pode causar dificuldade para engolir e regurgitação de comida de volta para a garganta.

Já a Esclerodermia é uma condição autoimune que acomete diferentes tecidos do corpo. No esôfago, ela leva a uma paralisia dos músculos da parte inferior do esôfago, levando a um Refluxo Gastroesofágico grave.

A Manometria esofágica também pode ser indicada para o paciente com indicação cirúrgica para o tratamento de Doença do Refluxo Gastroesofágico grave, para descartar condições como a acalasia ou a esclerodermia, já que a cirurgia não é efetiva nestes pacientes.

Quem realiza a Manometria esofágica?

A manometria esofágica é feita por médicos com treinamento específico. Os especialistas que fezem o exame geralmente são gastroenterologistas, cirurgiões do aparelho digestivo ou endoscopistas.

Preparo para a Manometria Esofágica

Para fazer uma Manometria Esofágica, o paciente deve manter jejum de alimentos sólidos por oito horas e de líquidos por ao menos quatro horas.

Como é feita a manometria esofágica?

A manometria esofágica é feita com o paciente sentado.

Primeiramente, um spray de anestésico local é aplicado na boca e garganta. Um gel também é aplicado na narina, para facilitar o deslizamento do cateter.

O cateter não atrapalha na respiração. Entretanto, algum desconforto com a passagem do cateter pode ocorrer, de forma que o paciente pode apresentar lacrimejamento ou a sensação de engasgamento. Eventualmente, um leve sangramento nasal pode ocorrer.

Uma vez que o cateter esteja no lugar, o paciente pode ser deitado com a barriga para cima ou pode realizar o restante do exame ainda na posição sentada.

O paciente é orientado então a ingerir aproximadamente 5ml de água a cada 20-30 segundos, finalizando o exame em aproximadamente 5 a 10minutos.

Neste período, a sonda é movida levemente, para que possa avaliar a pressão em diferentes pontos do esôfago.

Durante o exame, o examinador avalia as ondas de pressão transmitidas do cateter para um computador.

Terminado o procedimento, o cateter é retirado lentamente.

Cuidados pós Manometria Esofágica

Quando a sonda é totalmente retirada o exame é finalizado e o paciente pode ir para casa, alimentando-se assim que desejar.

O exame dura cerca de trinta minutos e é feito sem sedação, uma vez que necessita da cooperação e informação do paciente.