Lentes de Contato
O que são as lentes de contato?
Lentes de contato são estruturas colocadas diretamente sobre a córnea dos olhos, podendo ter função tanto corretiva como estética.
As lentes corretivas têm a mesma função dos óculos de grau. Elas são usadas para corrigir Erros de Refração, como a Miopia, a Hipermetropia, o Astigmatismo e a Presbiopia.
A lente geralmente é transparente, mas pode ter algumas alterações na coloração para tornar mais visível e fácil de manusear para os usuários. Elas podem ser fabricadas com material rígido ou gelatinoso e podem ser descartáveis ou reutilizáveis.
Lentes de contato rígidas x gelatinosas
As lentes de contato podem ser feitas de materiais rígidos ou gelatinosos.
Lentes rígidas
As lentes rígidas são menos confortáveis do que as lentes gelatinosas. Além disso, elas apresentam menor adesão à superfície ocular, podendo sair do olho com maior facilidade.
No entanto, elas têm uma maior capacidade de correção, sendo indicadas para graus mais elevados de correção.
Elas também funcionam melhor no caso de pacientes com astigmatismos irregulares, (como ocorre nos casos de ceratocone, por exemplo) ou na presença de cicatrizes ou depressões decorrentes de úlceras de córnea.
Geralmente estas lentes são feitas com plástico e silicone, o que aumenta a durabilidade e resistência a bactérias.
Lentes gelatinosas
As lentes gelatinosas são mais confortáveis do que as lentes rígidas. Por serem mais maleáveis, elas tendem a se adaptar melhor à superfície ocular, o que faz com que seja mais difícil de elas saírem do olho.
As lentes gelatinosas podem ser utilizadas para a correção visual em graus menores de astigmatismo, hipermetropia ou miopia. A capacidade de correção é mais limitada para grandes erros de refração, mas podem ser consideradas em pacientes que não se adaptam bem às lentes rígidas.
Além disso, as lentes gelatinosas são também muitas vezes usadas por motivos estéticos.
Quais os diferentes tipos de lente de contato?
Agora, confira quatro tipos de lente de contato e as especificidades básicas de cada uma delas.
Lentes tóricas
As lentes de contato tóricas são cilíndricas, ao contrário das que corrigem outros tipos de problemas de visão, que são esféricas.
Elas são indicadas para a correção do astigmatismo, além do erro refracional esférico (miopia ou hipermetropia).
Lentes Multifocais
Também conhecidas como lentes progressivas, as multifocais recebem esse nome pelos múltiplos focos que oferecem.
Por este motivo, elas proporcionam melhor bem-estar aos pacientes com presbiopia, especialmente quando associada a outros problemas de visão, como a miopia e hipermetropia. Estas também podem ser gelatinosas ou rígidas.
Lentes terapêuticas
Geralmente gelatinosas, as lentes de contato terapêuticas são utilizadas para recuperação pós-cirúrgica refracional ou após outros procedimentos oculares.
Lentes estéticas
Lentes estéticas podem ser coloridas ou somente para modelar a córnea, possibilitando um olhar mais brilhante e profundo. As coloridas podem ser utilizadas para fins estéticos ou corretivos. São do tipo gelatinosas e se adaptam à cor dos olhos, parecendo mais natural.
Lentes descartáveis X reutilizáveis
A diferença entre elas está no tempo que podemos usar as lentes antes de realizar a substituição.
Lentes descartáveis são lentes gelatinosas desenvolvidas para serem trocadas a cada 15 a 60 dias, dependendo das características das lentes e da necessidade do paciente. Geralmente estas lentes são mais finas do que as lentes de troca anual.
Lentes reutilizáveis gelatinosas são desenvolvidas com o intuito de durarem aproximadamente 12 meses.
Por fim, as lentes rígidas são produzidas para durarem cerca de 2 anos, desde que usadas e higienizadas adequadamente.
Cuidados com a lente de contato
As lentes de contato não devem ser usadas por mais do que 12 horas seguidas. Também não se deve dormir com as lentes de contato, já que elas podem interferir diretamente na lubrificação dos olhos e causar uma série de irritações.
A limpeza das lentes é importante para evitar a proliferação de microorganismos e infecções nos olhos.
Depois de limpas, as lentes devem ser armazenadas em soro fisiológico ou em soluções próprias de limpeza. Elas não devem ser armazenadas em água, uma vez que muitas das infecções que acometem os olhos estão diretamente ligadas a uma bactéria que vem da água.
Para limpar as lentes, antes de tudo é preciso lavar bem as mãos. Coloque a lente na palma da mão e pingue de três a cinco gotas da solução de limpeza na parte de cima e de baixo da lente.