Pesquisar

Iogurte

O que é o Iogurte?

Iogurte é um produto da fermentação bacteriana do leite. A fermentação faz com que a lactose, que é o açúcar natural do leite, seja transformado em ácido lático.

As bactérias utilizadas para a produção do iogurte são os probióticos, especificamente as do gênero Streptococcus e Lactobacillus.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), através da Instrução Normativa n° 46 de outubro de 2007, dá a definição de iogurte como sendo o produto lácteo fermentado por meio das bactérias Streptococcus salivarius subsp.
thermophilus e Lactobacillus delbrueckii subsp. Bulgaricus.

É através desse processo que o iogurte obtém uma consistência semi-líquida ou pastosa e o sabor acidulado e azedo.

Benefícios do iogurte

O iogurte é classificado como um alimento probiótico, ou seja, rico em microrganismos que oferecem muitos benefícios para o bom funcionamento do intestino e organismo e para a saúde em geral.
Os principais benefícios do iogurte são os seguintes:

Regula a flora intestinal
Um dos principais benefícios do iogurte é que os probióticos presentes nesse produto ajudam a regular a flora intestinal, ou seja, as bactérias presentes no intestino.
Isso traz uma série de outros benefícios não apenas para a saúde do intestino, mas para a saúde em geral.
Para o intestino, ajuda a combater várias condições e doenças, como constipação (prisão de ventre), síndrome do intestino irritável, câncer de cólon, enterite, colite, câncer duodenal, entre outras.
Para a saúde em geral, um dos principais benefícios é o fortalecimento da imunidade, fazendo com que o organismo fique mais forte e, assim, combate mais facilmente os microrganismos causadores de doenças.

Reforça a imunidade
Como o iogurte ajuda a regular a flora intestinal, esse benefício também contribui para fortalecer a imunidade, pois os probióticos do iogurte ativam as células do sistema imune.
Isso é importante para aumentar as defesas do organismo contra agentes patogênicos, deixando o corpo mais propenso contra doenças, como gripes, resfriados, entre outras.
O iogurte também ajuda a fortalecer a imunidade por causa da presença do zinco e das vitaminas A e D, que são nutrientes com ação antioxidante, ou seja, combatem a ação dos radicais livres causadores de danos a nível celular.
Os radicais livres deixam o organismo mais propenso ao aparecimento de várias doenças, cria um estado inflamatório no corpo e causam o envelhecimento precoce, além de muitos outros prejuízos.

Fortalece os ossos
O iogurte também ajuda a fortalecer os ossos e dentes e a prevenir a osteoporose, uma vez que ele é uma boa fonte de cálcio.

Contribui para o aumento da massa muscular
O iogurte é um lácteo que contribui para o aumento da massa muscular devido à sua boa quantidade de proteínas de alto valor biológico, proteínas essas presentes apenas nos alimentos de origem animal.
As proteínas de alto valor biológico são as mais recomendadas para quem deseja causar a hipertrofia das fibras musculares, pois são fontes de aminoácidos essenciais, que são os tipos de aminoácidos que mais realizam essa função.
Portanto, para a função de crescimento muscular, o iogurte pode ser consumido antes e após o treino.

Contribui para o emagrecimento
O iogurte, desde que não seja dos tipos adoçados artificialmente, contribui para a perda de peso por conter baixas quantidade de gorduras e calorias, principalmente as versões semidesnatada, desnatada e light.
Mas o iogurte integral também pode fazer parte da dieta para emagrecer. Para isso, basta apenas consumir na quantidade certa e da forma certa.

Tipos de iogurtes quanto ao processo de fabricação

De acordo com o Manual de Produção de Iogurte da Embrapa (1), o iogurte é obtido quando se empregam fermentos lácteos específicos que atuam em condições bem controladas.
Quanto ao processo de fabricação, ele pode ser classificado de duas formas:

  • Iogurte batido: a fermentação ocorre em recipientes, depois é que o produto é envasado e embalado. O iogurte batido possui a consistência mais viçosa que o tradicional.
  • Iogurte tradicional: a fermentação do iogurte ocorre dentro das próprias embalagens, sem ser manipulado. Para isso, ele é mantido à temperatura de fermentação. O Iogurte Tradicional possui uma consistência mais firme.

Tipos de iogurtes quanto ao teor de gordura

Quanto ao teor de gordura, o iogurte pode ser classificado em três tipos:

Iogurte integral
É o iogurte que mantém a quantidade de gordura original do leite. O natural possui o sabor mais acidulado e azedo.
Este é o tipo de iogurte mais consumido em relação ao teor de gordura, ou seja, é a preferência número um entre o integral, semidesnatado e desnatado. Além disso, é o mais calórico desses três tipos e o que tem mais carboidratos. Em contrapartida, é aquele com menos proteínas.
O iogurte integral pode ser consumido por qualquer pessoa que não tenha restrição alimentar, com exceção dos intolerantes à lactose. Mas, para esses, há a versão sem lactose.
Já quem precisa fazer o controle dos níveis de colesterol e triglicerídeos, ele deve consumir com moderação.
O iogurte integral natural pode ser consumido de diferentes formas, principalmente no horário dos lanches e café da manhã com frutas, granola, sementes, aveia, oleaginosas, mel e outros alimentos. Também pode ser utilizado para o preparo de vitaminas e shakes para o lanche e café da manhã.
Outras formas de utilizar o iogurte integral natural é no preparo de molho para saladas, patês, bolos e sobremesas. Além disso, pode ser usado em muitas receitas como um substituto do creme de leite.
Também há a versão do iogurte integral adoçado, o que torna ele mais calórico e menos interessante do ponto de vista nutricional.
Para quem não gosta de um alimento com sabor azedo, é só usar uma opção para adoçar que seja mais saudável, como mel (pouca quantidade) ou uma fruta doce, como o mamão papaia ou banana nanica bem madura.
Bater em forma de vitamina é uma excelente opção ou comer com as frutas picadas.

Iogurte semi-desnatado
É um iogurte parcialmente desnatado, ou seja, tem parte do seu teor de gordura retirado. Ele é recomendado para quem tem restrição ao consumo de gorduras e para dietas reduzidas em calorias.
Pode ser consumido da mesma forma como o iogurte integral natural e também utilizado em várias receitas.
Também tem a versão adoçada e com sabor de frutas.

Iogurte desnatado
O iogurte desnatado é o tipo de iogurte que não tem gordura. É muito indicado para dietas com restrição de calorias, ou seja, para emagrecer, visto que quando a gordura é retirada, as calorias também diminuem. É o menos calórico entre o integral, semidesnatado e desnatado.
É um tipo de iogurte muito recomendado para quem tem restrição ao consumo de gorduras, como as pessoas que precisam controlar os níveis de colesterol e triglicerídeos.
Ele pode ser consumido da mesma forma como o iogurte natural integral. No entanto, é preciso tomar cuidado ao usá-lo em receitas que precisam ter mais consistência, já que a gordura é que dá a consistência mais firme do iogurte. Assim, o Iogurte Desnatado é mais aguado e pode deixar a receita menos firme, como um molho mais grosso ou um patê, por exemplo.
Ele também é encontrado na versão adoçada e com sabor de frutas.

Tipos de Iogurtes quanto aos ingredientes

Quanto aos tipos de ingredientes, o iogurte pode ter três classificações:

Iogurte natural
Para ser classificado como natural, o iogurte deve conter em sua composição apenas ingredientes lácteos, como o leite e/ou leite reconstituído e as bactérias fermentadoras. Ou seja, apenas dois ingredientes.
O iogurte natural é mais azedo e de todos os tipos de iogurte, ainda não é o mais consumido justamente por causa do sabor mais azedo. No entanto, seu consumo deve ser incentivado, pois é a versão mais saudável entre todos os tipos de iogurte, já que é o menos processado.
O iogurte natural pode ser dos tipos integral, semidesnatado ou desnatado.

Iogurte com frutas
É feito com polpas e pedaços de frutas. Apesar de conter frutas, geralmente é adoçado e alguns podem conter aromatizantes, tornando esse tipo de iogurte não tão saudável. Por isso, é importante sempre verificar o rótulo.
Ele também pode ser encontrado nas versões integral, semidesnatado ou desnatado.
Geralmente ele é consumido puro, como um lanche, por exemplo.

Iogurte aromatizado
O Iogurte aromatizado contém aromatizantes e conservantes. São os iogurtes adoçados com sabor artificial de alguma fruta, ao invés da própria fruta. O campeão é iogurte sabor de morango, principalmente da criançada, conhecido de forma errada como “danone”, sendo que esta é uma marca de iogurte e não um tipo.
Outros sabores encontrados podem ser de coco, ameixa, banana, salada de frutas, entre outros. Geralmente vem em garrafas, sacos e em embalagens do estilo danone.
Quando o iogurte é aromatizado artificialmente, é muito fácil de ser identificado. Logo no rótulo da frente vem escrito “sabor de (alguma fruta)” ou “com aroma artificial de (alguma fruta)” ou “aromatizado artificialmente”.
Também tem a versão desnatada.
Geralmente ele é consumido puro no café da manhã ou no horário dos lanches. É o menos recomendado dos iogurtes.

Iogurte grego

O iogurte grego é um iogurte com a consistência mais cremosa e sabor menos ácido. Ele contém açúcar, creme de leite, aromatizantes, conservantes e outros aditivos. Alguns contêm polpa de fruta.
Existem as versões integral, semidesnatada ou light, desnatada e sem lactose.

Kefir

O iogurte Kefir é obtido através da fermentação do leite com grãos de kefir, que são leveduras que fermentam a lactose. Este é um ótimo probiótico natural para melhorar a flora intestinal.

Iogurtes de outros tipos de leite

O leite de vaca é o tipo de leite mais utilizado na fabricação dos iogurtes. No entanto, outros tipos de leite também podem ser utilizados, como é o caso dos leites de búfala, cabra e ovelha. Eles seguem o mesmo processo de fabricação que um iogurte feito com leite de vaca.

Qual o melhor iogurte e o menos indicado?

Vimos acima muitas opções de iogurtes. No entanto, o mais recomendado para fazer parte de uma rotina alimentar saudável é, sem dúvida, o natural que contém apenas dois ingredientes: leite e microrganismos fermentadores.
Por isso, o iogurte natural integral, semidesnatado e desnatado são as melhores opções. São sem açúcar ou qualquer outro tipo de ingrediente além dos dois citados. Além disso, o kefir também é uma excelente opção.
Em seguida vem os iogurtes com ingredientes mais naturais, como as frutas.
Por último na lista, vem os iogurtes adoçados, aromatizados e com conservantes. Estes são os menos recomendados para fazerem parte da alimentação.
Por isso, fique sempre de olho nos rótulos, em especial na lista de ingredientes, para saber a composição do iogurte. Lembrando que nessa lista, o ingrediente que aparece em primeiro lugar é o que está em maior quantidade no produto.
Se você tem o hábito de consumir iogurte somente adoçado e com sabor, tente consumir o iogurte natural com algum acompanhamento. Pode ser como o mel ou uma fruta doce, para você conseguir fazer essa substituição sem sofrimento e tornar sua alimentação mais saudável.