medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Dor no Ouvido

Quais as principais causas de Dor no Ouvido?

Entre as principais causas para a dor de ouvido, incluem-se:

  • Otite média;
  • Otite externa (orelha de nadador);
  • Cera no ouvido;
  • Pressão do ar.

Otite média

A Otite média é a causa mais comum de infecção no ouvido. Por este motivo, ela é muitas vezes referida apenas pelo termo Otite. Esta é também a causa mais comum de dor no ouvido.

Ela é geralmente causada por uma obstrução das tubas de Eustachio, que acontece na presença de uma rinite ou resfriado.

Assim, esta é a primeira hipótese diagnóstica no paciente que passa se queixar dor de ouvido durante ou pouco após um quadro de congestão nasal.

Otite externa (orelha de nadador)

A principal característica da otite externa é a dor de ouvido que piora ao puxar o lóbulo da orelha ou ao empurrar a aba na entrada do canal auditivo.

Ela é mais comumente causada pelo acúmulo de água, de forma que é um problema comum em nadadores e em outros esportes aquáticos. A infecção ocorre quando microorganismos conseguem crescer nesta água acumulada.

Cera de ouvido

A cera no ouvido (cerúmen) é constantemente produzida e eliminada. Eventualmente, ela pode se acumular e ficar dura, obstruindo o canal auditivo.

Em alguns casos, este processo pode ser doloroso. A dor pode piorar ao se tentar limpar o canal auditivo com cotonete, o que pode empurrar a cera ainda mais para dentro no canal auditivo.

Em alguns casos, o acúmulo de cerúmen pode levar a uma perda temporária da audição, até que a cera seja removida.

Pressão do ambiente

A dor de ouvido pode ser causada por um desequilíbrio entre a pressão do ar no ouvido médio e a pressão do ar no ambiente externo. Quando a diferença na pressão for muito grande, pode inclusive ocorrer a perfuração do tímpano.

A pressão no ouvido médio é equilibrada com a do meio externo por meio das Tubas de Eustachio. Isso deve ser feito constantemente ao se mergulhar ou mudar de altitude.

A presença de obstrução nasal pode dificultar este mecanismo, podendo dar origem às dores de ouvido.

Um processo semelhante acontece em mergulhadores ou mesmo ao se mergulhar em uma piscina. A pressão aumenta ã medida em que se mergulha mais fundo, levando a uma dor do ouvido que só melhora com a equalização da pressão no ouvido.

Avaliação da Dor no Ouvido

A avaliação da dor de ouvido é geralmente feita pelo médico otorrinolaringologista

O primeiro passo é avaliar as queixas do paciente, incluindo tempo desde o início da dor, saída de secreção pelo ouvido, sintomas como perda auditiva, zumbido ou febre. Saber sobre eventuais quadros de gripe ou resfriado nos últimos dias também é importante.

A avaliação deve ser completada pela otoscopia. Neste momento, o médico avalia com o auxílio de um instrumento específico (otoscópio) como está a membrana timpânica, o canal auditivo e o ouvido médio.

Tratamento

Algumas medidas que podem ajudar no tratamento da dor de ouvido incluem o uso de compressas quentes e o uso de medicações analgésicas ou anti-inflamatórias.

Na hora de dormir, levantar a cabeceira da cama pode ajudar a drenar eventuais secreções no ouvido, além de aliviar a pressão no ouvido médio.

O uso de soluções otológicas (medicamentos para pingar no ouvido) deve ser feito com cautela e de preferência após a avaliação médica. Isso porque, na presença de perfuração do tímpano, estes medicamentos podem ser prejudiciais.