medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Cuidados com a pele (skin care)

O que é o skin care?

Skin care é um termo em inglês que significa cuidados com a pele. O termo é usado para se referir a um conjunto de cuidados que podem ser adotados para melhorar a saúde e o aspecto cosmético da pele.

Ela pode e deve ser feita por homens e mulheres, brancos e negros, jovens e idosos. No entanto muitos cuidados e produtos são destinados para um público específico e também para um tipo específico de pele (mais seca ou mais oleosa, branca ou negra).

Infelizmente, este é um assunto também cheio de “especialistas de momento”, que oferecem suas receitas milagrosas e cheias de imagens de “antes e depois”, mas sem o conhecimento técnico para aquilo que está sendo dito.

Produtos para a pele, natural ou não, exercem seus efeitos devido aos produtos químicos que carregam em sua composição. Como todo produto químico, podem ser prejudiciais quando usados de forma errada.

Assim, quando se vende qualquer produto dermatológico como algo milagroso que fará ter a pele de 20 anos atrás, é preciso desconfiar. Idealmente, o Médico Dermatologista é o profissional mais capacitado tecnicamente para orientar quanto aos cuidados com a pele.

Qual a importância dos cuidados com a pele?

A importância do skin care vai muito além dos efeitos estéticos, ainda que isso seja também muito importante.

A pele desempenha um papel de barreira natural para os tecidos, sistemas e demais órgãos que são internos. Ela nos protege da radiação solar, da poluição, do contato com agentes químicos / tóxicos. de micro-

organismos patogênicos, das variações climáticas e muito mais.

Sem os cuidados adequados, a pele fica mais vulnerável a uma série de condições dermatológicas, incluindo a mais temida delas, que é o câncer de pele.

Quais os objetivos dos cuidados com a pele?

Os principais objetivos dos cuidados com a pele devem incluir:

  • Prevenção de queimaduras solares;
  • Prevenção de rachaduras na pele dos pés e das mãos;
  • Evitar o surgimento de rugas e estrias;
  • Impedir o acúmulo de impurezas e microorganismos que causem inflamação e infecção na pele;
  • Diminuir o risco para micoses, dermatites, acne e outras doenças de pele;
  • Reduzir o surgimento de manchas, como o melasma;
  • Reduzir o risco de câncer de pele e outras doenças dermatológicas.

Tipos de pele

A pele é classicamente classificada dentro de quatro padrões diferentes.

Cada uma delas tem características próprias e necessita de cuidados específicos. Assim, saber identificar o seu tipo de pele é fundamental para determinar quais os melhores cuidados para a pele.

Os quatro tipos são: normal, seca, oleosa e mista.

Pele normal
A pele é considerada normal quando ela apresenta níveis equilibrados tanto de hidratação quanto da produção de sebo.
Ela é confortável ao toque, não apresenta oleosidade, ressecamento ou aspereza.
Os cuidados necessários envolvem apenas aqueles compartilhados com os outros tipos de pele, com limpeza diária, proteção solar e a manutenção de um estilo de vida saudável (incluindo alimentação, hidratação e hábitos de sono).

Pele seca
A pele seca é uma pele mais sensível que os outros tipos. Isso faz com que ela fique irritada mais facilmente e fique mais vulnerável a diferentes tipos de problemas dermatológicos. A falta de hidratação também pode causar coceira frequente.
Além dos cuidados gerais com a pele, estes indivíduos devem garantir sua hidratação regular.
Sem os cuidados adequados, é esperado que estas pessoas apresentem envelhecimento da pele de forma mais precoce.

Pele oleosa
A pele oleosa é aquela na qual as glândulas sebáceas são mais ativas do que o habitual. O sebo em excesso pode obstruir a saída dos folículos, de forma que estes indivíduos apresentam maior risco para cravos e espinhas e para o desenvolvimento de acne.
A pele oleosa parece estar sempre gordurosa e com uma sensação “grudenta” ao toque. Ela tem os poros bastante evidentes e abertos, deixando as impurezas entrarem com maior facilidade.
O principal cuidado aqui envolve a higienização facial frequente, para controlar a oleosidade, desobstruir os poros e remover as impurezas que se acumulam na pele.
A esfoliação também ajuda na limpeza.

Pele mista
A pele mista é o tipo mais comum de pele. A zona “T”, que representa a testa, nariz e queixo, apresenta brilho excessivo e sensação gordurosa. Já as bochechas podem ser normais ou secas.
Ela deve ser lavada duas vezes ao dia com um sabonete para pele oleosa ou mista e logo em seguida hidratada com uma fórmula leve.

Quais os principais cuidados gerais com a pele?

Os principais cuidados gerais com a pele incluem:

  • Hidratação;
  • Limpeza diária;
  • Proteção solar;
  • Não exagerar na esfoliação;
  • Cuidados nutricionais;
  • Cuidados relacionados ao uso de cosméticos.

Hidratação

Quando a pele não está hidratada, o toque se torna mais áspero e qualquer lesão pode desencadear marcas e cicatrizes. Ela também fica mais susceptível a queimaduras, incluindo queimaduras solares.

O primeiro passo envolve a hidratação do corpo como um todo, com o consumo de cerca de 2 litros de água. Pessoas que vivem em áres muito quentes e secas ou que pratiquem atividades físicas regulares devem se hidratar ainda mais. Isso deve ser feito por qualquer pessoa.

No caso de pessoas com pele seca ou mista, é recomendável também a utilização de hidratantes.

Limpeza diária

A limpeza da pele precisa ser diária. Afinal, ela acumula impurezas, oleosidade e suor. Ela é ainda mais importante para pessoas que vivem em locais com muita poeira ou poluição e para aquelas que se exercitam ao ar livre.

Para isso, toda pessoa deve tomar banho ao menos uma vez ao dia. Já o rosto pode ser lavado duas vezes ao dia: uma ao acordar e outra antes de dormir.

A limpeza noturna é ainda mais importante para pessoas que usam maquiagem.

Não exagerar na esfoliação

A esfoliação engloba um conjunto de procedimentos que têm por objetivo remover as células mortas da camada mais superficial da pele.
Existem dois tipos de esfoliação:

  • Esfoliação física: remoção física das células, por meio da abrasão com buchas e outros produtos específicos.
  • Esfoliação química: feita geralmente por meio de compostos ácidos. Estes produtos fazem com que as células mortas se desprendam.

Após a esfoliação, a pele assume um aspecto mais brilhante, liso e macio.

No entanto, se a esfoliação for excessiva, ela pode não apenas retirar as células mortas e impurezas, mas também as células normais da superfície da pele. Isso pode deixar a pele sensível, irritada ou ressecada.

Podemos dizer, desta forma, que a esfoliação não é um tratamento do tipo “quanto mais, melhor”.

Como referência, podemos considerar que:

  • As peles normais e mais secas podem fazer esfoliação uma vez por semana ou a cada 15 dias.
  • Já a recomendação para as oleosas e sensíveis é de até duas vezes por semana.
  • Pessoas com acne, por outro lado, não devem se submeter à esfoliação sem consultar um dermatologista antes.

No rosto, por exemplo, não é indicado o uso de acessórios para esfoliação. Há sabonetes e máscaras faciais próprios para esse objetivo, pois contam com partículas esfoliantes que não agridem a pele da face — que é muito mais sensível e delicada.

Proteção solar

O protetor solar deve fazer parte dos cuidados do dia a dia, não apenas para quando for à piscina ou à praia. Ele protege a pele tanto da radiação emitida pelo sol como da luz artificial de lâmpadas e aparelhos eletrônicos.

Óculos, protetor labial e roupas com proteção UV também devem ser considerados.

Além disso, é recomendável que se evite o sol nos horários mais críticos do dia, especialmente entre as 10h da manhã e as 16 horas da tarde.

Cuidados nutricionais

Os cuidados nutricionais também podem ter forte influência na saúde da pele.
Os seguintes alimentos devem ser evitados:

  • Produtos ricos em açúcar ou adoçantes artificiais;
  • Alimentos ricos em sódio: contribuem para a desidratação da pele e para o acúmulo de líquido, podendo causar inchaço e flacidez.
  • Abuso do álcool: pode provocar manchas na pele, crises inflamatórias e o agravamento de doenças cutâneas.

Por outro lado, deve-se estimular o consumo de frutas e verduras, que são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes.

Cuidados relacionados ao uso de cosméticos

Os cosméticos são grandes aliados no cuidado da pele, ajudando a hidratá-la, a higienizá-la e a renová-la.

Esses produtos podem estimular a produção de colágeno, controlar a oleosidade, reduzir a acne, atenuar manchas, controlar inflamações e suavizar marcas de expressão.

O dermatologista é o profissional mais capacitado para ajudar na escolha correta dos cosméticos e na orientação quanto à melhor forma de usá-los.

Por outro lado, as maquilagens possuem produtos químicos agressivos para a pele. Assim, sua remoção antes de dormir é fundamental para a saúde da pele. O médico dermatologista pode também auxiliar na escolha de maquiagens menos agressivas para a pele.