Colágeno em Dermatologia
O que é o colágeno?
O colágeno é a proteína mais abundante e uma das mais importantes do nosso corpo. Ela é responsável por manter as células firmes e unidas, além de ser essencial para a formação de alguns tecidos como cartilagens, ligamentos e pele, entre outros.
Diversas doenças e síndromes, incluindo o Lupus Eritematoso Sistêmico, Artrite reumatoide, Síndrome de Sjogren, Síndrome de Ehlers-Danlos estão relacionadas à deficiência de determinados tipos de colágeno.
Até o momento, 29 tipos diferentes de colágeno já foram descritos. No entanto, mais de 90% dele é formado pelos tipos 1 a 5. Cada tecido do corpo possui um tipo específico de colágeno, com características próprias:
- Colágeno tipo I: pele, tendão, vascular, ligadura, órgãos, osso;
- Colágeno tipo II: cartilagem;
- Colágeno tipo III: fibras reticuladas;
- Colágeno tipo IV: forma a base da membrana celular basal;
- Colágeno tipo V: encontrado nos mesmos tecidos do colágeno tipo I.
O colágeno tipo I, que é encontrado na pele, é o mais abundante de todos os tipos de colágeno.
Qual a importância do colágeno para a pele?
O colágeno auxilia na firmeza, resistência, sustentação e elasticidade da pele.
Sua produção diminui aproximadamente 1% a cada ano de idade após a maturidade (cerca de 21 anos).
Na falta do colágeno, a pele passa a apresentar linhas de expressão, estrias e rugas.
Além do problema estético, é preciso considerar que a pele também fornece uma barreira à prova d’água que protege o corpo contra danos externos. A falta do colágeno pode também comprometer esta importante função da pele.
Qual o papel do colágeno na rotina de skincare?
O colágeno é muito vendido na forma de cremes dermatológicos com a promessa de prover o rejuvenescimento. Além disso, muitos outros produtos para Skincare anunciam como uma de suas principais funções o estímulo à produção natural do colágeno.
Embora o colágeno tenha um papel muito importante no cuidado da pele, algumas dessas alegações de marketing podem ser enganosas.
Apesar do papel importante do colágeno na pele, a adição de colágeno em um produto tópico é inútil em termos de benefícios antienvelhecimento. No máximo, ele pode funcionar como um hidratante.
Isso acontece porque as moléculas de colágeno são muito grandes, não sendo capazes de penetrar na camada superior da pele.
Por outro lado, diversos produtos e tratamentos podem de fato estimular a produção natural do colágeno, incluindo a Vitamina C, os retinóides, peeling químico ou peeling a laser.