medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Ambliopia (Olho Preguiçoso)

O que é a Ambliopia?

A ambliopia, popularmente conhecida como olho preguiçoso”, é uma condição na qual o cérebro passa a ignorar a imagem recebida de um dos olhos, geralmente em consequência de algum outro problema de visão não identificado e tratado adequadamente.

Esta é uma das principais causas de perda de visão em crianças. Quando identificada e tratada precocemente, a ambliopia pode ser corrigida. No entanto, se a criança permanece por muito tempo sem o diagnóstico e o tratamento, a perda de visão pode ser permanente.

Alguns dos problemas de base que podem evoluir para a ambliopia incluem:

A ambliopia afeta aproximadamente 2 a 3% das crianças e geralmente se desenvolve antes dos dois anos de idade. Contudo, qualquer criança com menos de oito anos de idade pode desenvolver o problema.

Quais as causas da Ambliopia?

A ambliopia se desenvolve nos primeiros anos de vida do bebê ou da criança, quando a visão ainda está se desenvolvendo.

Quando, em decorrência de algum outro problema, o cérebro não recebe o estímulo visual adequando, o desenvolvimento da visão pode ser comprometido.

O cérebro passa então a ignorar o estímulo visual proveniente deste olho, podendo resultar em perda da visão. Caso a supressão dos estímulos visuais persista por muito tempo, a perda da visão pode ser permanente.

Quais os sintomas da Ambliopia?

Crianças com ambliopia podem não perceber que sua visão em um dos olhos é diferente da visão no outro ou podem ser novas demais para descrever o que sentem.

No entanto, alguns dos sinais de que a criança possui um problema de vista e que necessita de uma avaliação com o oftalmologista pediátrico incluem:

  • Sensibilidade à luz
  • Olhos cruzados
  • Pus ou crosta persistente
  • vermelhidão ou olhos lacrimejantes
  • Esfregando os olhos com frequência
  • Crianças que inclinam a cabeça para enxergar melhor

Diagnóstico

Algumas crianças mais velhas podem relatar visão prejudicada no olho afetado ou demonstrar percepção ruim de profundidade. A ambliopia e sua causa primária podem então serem diagnosticadas a partir de um exame oftalmológico completo.

Infelizmente, no entanto, algumas crianças podem parecer não ter qualquer problema, uma vez que compensam o problema com o olho não afetado. Elas podem não parecer muito diferente dos seus colegas e podem vir a ser diagnosticadas apenas mais tardiamente, quando o tratamento se torna menos eficaz.

Este é um dos motivos que justifica a avaliação oftalmológica de rotina da criança mesmo na ausência de sintomas.

Tratamento

O tratamento da ambliopia é direcionado ao tratamento do problema primário de visão que resultou na ambliopia. Isso pode envolver o uso de óculos, cirurgia para catarata ou outros procedimentos.

Quando isso não for o suficiente, pode ser indicado o uso de um tampão sobre o olho que a criança tem melhor visão, forçando ela a usar o olho mais fraco.

Qual o prognóstico da Ambliopia?

Quanto mais cedo a ambliopia e os problemas de visão que resultam na ambliopia forem detectados, mais efetivo e mais fácil será o tratamento.

Por outro lado, quando a ambliopia passa desapercebida e só vem a ser diagnosticada após o amadurecimento do sistema visual, a perda de visão pode não ser completamente recuperada.