Pesquisar

Acupuntura

O que é a Acupuntura?

Acupuntura é um termo derivado do latim acum (agulha) e punctun (picada). O termo em chinês para a acupuntura é Zhen-jiu, que significa moxa. Este é um termo mais amplo, que não inclui apenas a agulha.

Podemos dizer assim que a acupuntura é uma modalidade terapêutica que se utiliza de agulhas, moxas e outros instrumentos para estimular a liberação de substâncias químicas no organismo.

Como a Acupuntura funciona?

A forma ocidental, científica, descreve as bases fisiológicas da acupuntura segundo a qual a inserção das agulhas busca estimular terminações nervosas da pele.

Estes estímulos são então transmitidos através dos nervos periféricos até o sistema nervoso central (medula e cérebro), levando à liberação de neurotransmissores, responsáveis pelos efeitos finais da Acupuntura.

Indicações da Acupuntura

O tratamento da dor e da inflamação é um dos efeitos mais prontamente reconhecidos para a acupuntura.

Entretanto, é preciso considerar que os nervos periféricos e nervos autonômicos regulam diversas funções do organismo e que podem de alguma forma ser manipulados por meio da acupuntura.

Assim, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lista mais de 40 doenças para as quais a Acupuntura é indicada.

Isso inclui, entre outras:

  • Doenças do sistema musculoesquelético, incluindo a Artrose e a Lombalgia;
  • Doenças respiratórias;
  • Doenças neurológicas;
  • Doenças psiquiátricas, incluindo estresse, ansiedade e depressão;
  • Doenças gastrointestinais;
  • Obesidade e compulsão alimentar.

Quais os benefícios da Acupuntura?

A acupuntura não deve ser vista apenas como um método alternativo de tratamento frente à medicina ocidental.

Tratar com acupuntura não significa que outras modalidades de tratamento devam ser abandonadas. Ela pode ter diversos benefícios quando realizada junto com outros métodos de tratamento convencional.

Algumas das situações em que a acupuntura deve ser considerada incluem:

  • Quando o paciente não deseja fazer o uso de medicamentos;
  • Intolerância com as altas doses de medicamentos;
  • Necessidade de tratamento complementar, quando o efeito isolado dos medicamentos não estiver sendo suficiente;
  • Quando o paciente apresenta muitos efeitos colaterais aos medicamentos;

Qual a duração do tratamento?

A duração do tratamento varia de acordo com o estado clínico do paciente, natureza e gravidade da doença.

Em geral, são recomendadas de uma a duas sessões semanais. Eventualmente, as sessões podem ser espaçadas gradativamente à medida em que as condições clínicas melhoram.

Acupuntura com agulhas

As agulhas de acupuntura são esterilizadas e descartáveis. Elas são feitas de aço inoxidável e flexível, com pontas ovais e não cortantes.

Elas são muito finas, com diâmetro variando de 0,2 mm a 0,3 mm e o comprimento de 15 mm a 70 mm.

As reações ao tratamento ou as sensações referidas pelo paciente são muito variáveis.

Na maioria das vezes, a acupuntura é praticamente indolor, já que a agulha possui um diâmetro muito pequeno, até 10 vezes mais fina do que as agulhas de injeção.

Primeiramente a pele é limpa, para evitar uma infecção. Em seguida, as agulhas são inseridas em uma profundidade que varia de 0,5 a 3 cm.

Uma leve sensação de choque elétrico pode ser observada no momento da introdução das agulhas, devido à ativação de terminações nervosas locais.

As agulhas são retiradas após aproximadamente 30 minutos.

Recomenda-se que o paciente não se mova bruscamente durante a sessão, para evitar maiores desconfortos.

Eletroacupuntura

 

A eletroacupuntura é uma técnica que se utiliza da introdução de agulhas, da mesma forma como é feito na acupuntura tradicional. Inclusive, os mesmos pontos para a introdução das agulhas podem ser utilizados.

A diferença é que, na Eletroacupuntura uma corrente elétrica é passada através das agulhas, com a finalidade de potencializar os efeitos terapêuticos ou analgésicos da acupuntura (1).

 

 

Ventosaterapia

A ventosaterapia é outro método de tratamento da Medicina Tradicional Chinesa, que poderá ser realizada pelo médico acupunturista.

Ela envolve a aplicação de ventosas, com o objetivo de se criar um vácuo que “suga” a pele, aumentando a circulação sanguínea no local.

Existem diferentes tipos de ventosas, sendo as mais comuns a ventosa de silicone, de vidro ou eletrônica.

A duração da sessão varia entre 5 e 15 minutos. Alguns pacientes são tratados em sessão única, enquanto outros podem realizar até 8 sessões, uma vez por semana.

Como é a consulta de acupuntura?

Como em qualquer outra consulta médica, a avaliação se inicia pela história clínica, onde o acupunturista busca caracterizar o problema do paciente.

No caso de dor, é preciso entender a causa e as características da dor, incluindo intensidade, localização e tipo de dor (em queimação, em aperto, em choque).

A resposta a outros tratamentos realizados deve ser considerada, bem como os exames complementares.

A partir disso, o Médico acupunturista determina a técnica que será realizada, além de fazer uma previsão da frequência e do número de sessões.

Além da aplicação de agulhas, poderão ser considerados outros recursos da Medicina Chinesa, como ventosas ou eletroacupuntura.

Outros tratamentos também poderão ser recomendados para serem feitos em paralelo à acupuntura, incluindo fisioterapia, exercícios e medicamentos.