medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Zumbido

O que é o Zumbido?

Zumbido é uma condição na qual a pessoa escuta um ruído que não é produzido por um som externo. Outras pessoas não conseguem ouví-lo.

Aproximadamente 30% das pessoas convive com zumbidos eventuais, sendo que em aproximadamente 13% o zumpido é persistente (1).

Entre 15% e 20% dos adultos apresentam queixas de zumbido, sendo a incidência ainda maior entre idosos. 

O zumbido é muitas vezes causado por uma condição subjacente, como perda auditiva relacionada à idade, lesão no ouvido ou problema circulatório. 

Para muitas pessoas, ele se resolve com o tratamento da causa subjacente ou com outros tratamentos que reduzem ou mascaram o ruído, tornando o zumbido menos perceptível.

Os ruídos do zumbido podem variar em tom de um rugido baixo a um guincho alto, e você pode ouvi-lo em um ou ambos os ouvidos. 

Em alguns casos, o som pode ser tão alto que interfere na sua capacidade de se concentrar ou ouvir o som externo. 

O zumbido pode estar presente o tempo todo ou pode ir e vir de forma intermitente.

Causas comuns de Zumbido

Entre as possíveis causas de zumbido, incluem-se:

  • Mau funcionamento da cóclea, muitas vezes em combinação com a perda de audição;
  • Infecção no ouvido
  • Obstrução do canal auditivo (inflamação, cera no ouvido, sujeira ou outros materiais estranhos);
  • Traumas na cabeça ou no pescoço: podem afetar o ouvido interno, os nervos auditivos ou a função cerebral ligada à audição. Os traumas geralmente causam zumbido em apenas um ouvido.
  • Certos medicamentos, incluindo anti-inflamatórios, antibióticos, quimioterápicos, diuréticos, medicamentos antimaláricos, antidepressivos.

Fatores de risco

Fatores que aumentam o risco para uma pessoa experimentar ruídos incluem:

Problemas de saúde como obesidade, hipertensão arterial ou problemas neurológicos

Diagnóstico

O diagnóstico de zumbido é feito com base nas queixas do paciente. Entretanto, uma avaliação mais completa ajudará na identificação da causa do problema, o que será importante para o tratamento.

Em muitos casos, nenhuma causa é encontrada.

Alguns exames poderão ser solicitados, para ajudar na identificação da causa:

Exame audiológico

O paciente utiliza um fone de ouvido, que transmitem sons específicos em um ouvido de cada vez. Ele é orientado a indicar sempre que ouvir um som.

O exame é indicado para identificar eventuais deficiências auditivas.

Testes de imagem

A Tomografia Computadorizada ajuda na identificação de alterações anatômicas que possam justificar o zumbido.

Testes de laboratório

Solicitado para a identificação de anemia, problemas de tireóide, doenças cardíacas ou deficiências de vitaminas.

Tratamento do Zumbido

O tratamento do Zumbido é habitualmente feito pelo Médico Otorrinolaringologista. Entretanto, nem sempre o tratamento levará ao fim dos zumbidos. 

Ainda assim, algumas medidas comportamentais ajudam o paciente a conviver melhor com o problema. Isso é geralmente feito por meio da fonoaudiologia.

A sensação de melhora acontece da mesma forma do que com outros sons ambientes, como um ventilador ou um ar condicionado. No início, eles são bastante incômodos. Com o tempo, o barulho continua lá, mas você deixa de notá-los.

Ruído branco

O zumbido geralmente é mais perceptível em um ambiente silencioso. Funciona mais ou menos como a lâmpada de uma casa, que é muito perceptível durante à noite, mas não será percebida durante o dia em um ambiente naturalmente bem iluminado.

Assim, muitos pacientes percebem uma melhora significativa com o uso de um som de fundo, que pode ser uma música baixa ou mesmo um som de chuva, reproduzido por aparelhos específicos. 

Isso é válido especialmente no momento de dormir, para aqueles que sofrem com insônia devido ao zumbido.

Tratamento da causa do zumbido

O tratamento de outros problemas frequentemente ligados ao zumbido, incluindo, mas não limitado, a ansiedade e depressão, podem ajudar no alívio dos sintomas.

Isso pode envolver aconselhamento, medicamentos ou outras formas de tratamento, a depender do caso.

Muitos pacientes descobrem durante a avaliação de uma queixa de zumbido, que elas apresentam uma deficiência auditiva, mesmo que nunca tenham se dado conta disso. A utilização de um aparelho auditivo, nestes casos, poderá ajudar a aliviar o zumbido.

Medicamentos

Os medicamentos podem ser usados para tratar uma condição subjacente ou para ajudar a tratar a ansiedade e a depressão que geralmente acompanham o zumbido.