medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Sorriso Gengival

O que é um sorriso gengival?

Sorriso gengival se refere à exposição excessiva da gengiva durante o sorriso. Em algumas pessoas, o caso é tão grave que a gengiva aparece mesmo em uma condição de repouso, sem sorrir.

Vale considerar que, em uma condição considerada ideal, 85% dos dentes superiores devem ser expostos ao sorrir.

Quais as causas do sorriso gengival?

Existem três diferentes condições, que isoladamente ou em conjunto podem provocar o sorriso gengival:

  • Dimensão vertical excessiva da maxila.
  • Hipermobilidade dos músculos elevadores do lábio superior.
  • Excesso de gengiva, que se encontra sobre a coroa dentária.

Quando é indicado o tratamento do sorriso gengival?

A correção do sorriso gengival está associada basicamente à estética do paciente. Assim, ela deve ser feita a partir de uma escolha do mesmo, quando ele se sente suficientemente incomodado com o problema.

Uma vez que se decida pelo tratamento, é necessário que se realize uma avaliação minuciosa pelo periodontista para avaliar a causa do problema, já que diferentes procedimentos podem ser considerados a depender da causa.

Isso envolve, além da avaliação clínica, a realização de exames de imagem, como radiografias ou tomografia computadorizada.

Quais as cirurgias para o sorriso gengival?

Dependendo da causa, os seguintes procedimentos poderão ser considerados:

  • Gengivectomia / gengivoplastia (Plástica Gengival): procedimento mais simples e sem necessidade de intervenção no tecido ósseo.
  • Aumento de coroa estético/protético.
  • Aplicação de toxina botulínica, de forma a evitar que o lábio superior suba muito no momento do sorriso.
  • Cirurgia ortognática, para reposicionamento dos ossos da mandíbula ou maxila.

Gengivoplastia

A gengivoplastia consiste na remoção da gengiva que está em excesso, mas sem a remoção do osso em torno dos dentes.

Como ele não mexe na estrutura óssea, o período de recuperação após a cirurgia é mais rápido do que com outros procedimentos cirúrgicos, como a gengivectomia.

Gengivectomia

A gengivectomia diferencia-se da gengivoplastia porque, além de remover aa gengiva em excesso, ela retira também parte do osso excedente que colabora para o problema.

Cirurgia de reposicionamento labial

Cirúrgica indicada quando a causa principal do sorriso gengival é a hiperfunção do lábio superior.

Ela é realizada por meio de uma incisão na parte mais interna e superior da mucosa labial e sutura em uma posição mais perto dos dentes. Com isso, ela impede que os lábios subam exageradamente ao sorrir.

O período de recuperação gira em torno de 5 dias.

No entanto, é preciso considerar que Hipermobilidade dos músculos elevadores do lábio superior está muitas vezes acompanhado de um crescimento exagerado da maxila. Nestes casos, o reposicionamento labial costuma melhorar, mas não eliminar o sorriso gengival.

Toxina botulínica

A injeção de toxina botulínica é uma alternativa para a cirurgia de reposicionamento labial, nos casos de hiperatividade muscular dos lábios ser a causa do sorriso gengival. Ela age impedindo que o músculo se contraia de forma efetiva, impedindo com isso a elevação do lábio ao sorrir.

Este efeito é temporário, com duração de aproximadamente quatro meses. A injeção pode então ser repetida após este período.

Cirurgia ortognática

A cirurgia ortognática é um procedimento de porte maior, que. Busca reposicionar os ossos da mandíbula e/ou maxila. Ela pode ser indicada em casos mais exuberantes, quando o sorriso gengival está associado a um crescimento excessivo da maxila.