Pesquisar

Sleeve Bástrico (Gastrectomia Vertical)

O que é a Gastrectomia Vertical (Sleeve Gástrico)?

A Gastrectomia Vertical, também chamada de Sleeve gástrico, é a segunda técnica mais utilizada de cirurgia bariátrica, depois do Bypass gástrico

A Gastrectomia Vertical auxilia na perda de peso ao restringir a capacidade do estômago, o que faz com que o paciente se sinta saciado mais precocemente.

Qual a indicação para o Sleeve gástrico?

Assim como outras formas de cirurgia bariátrica, o Bypass Gástrico é indicado nas seguintes situações:

  • Índice de massa corporal (IMC) maior do que 35, na presença de um sério problema de saúde relacionado ao peso, como diabetes tipo 2, Hipertensão arterial ou apnéia do sono grave.
  • IMC de 40 ou superior, em pacientes que não tenham obtido sucesso na perda de peso após dois anos de tratamento clínico, incluindo o uso de medicamentos

Além disso, é preciso que outros critérios sejam levados em consideração, especialmente com a capacidade de o paciente estabelecer um estilo de vida mais saudável após a cirurgia. 

Comparativamente com o bypass gástrico, o Sleeve gástrico promove uma perda de peso ligeiramente menor e mais lenta. Entretanto, ela tem a vantagem de um menor risco de complicações, especialmente de deficiências nutricionais.

Isso porque ela não interfere na capacidade de absorção dos nutrientes.

A indicação, desta forma, depende de qual a quantidade de excesso de peso que se espera perder: 

  • O Sleeve Gástrico é geralmente indicado quando o excesso de peso for de 40kg ou menos;
  • O Bypass gástrico é geralmente indicado quando o excesso de peso for de 70kg ou mais
  • No intervalo entre 40 e 70kg de excesso de peso, ambos os procedimentos são comumente realizados.

Ainda assim, outros critérios além do peso devem ser levados em consideração para a escolha do procedimento e isso deve ser discutido individualmente entre médico e paciente.

Como é a técnica cirúrgica”

A cirurgia de Sleeve Gástrico consiste na retirada de aproximadamente 3/4 do estômago, o remanecente é suturado de maneira a formar um tubo. Com isso, a cirurgia diminui a capacidade de armazenamento de alimentos.

A cirurgia é habitualmente feita por laparoscopia, com a realização de pequenos cortes. Uma pequena câmera é introduzida por um destes cortes e os instrumentos pelas outras incisões. Assim, o médico realiza o procedimento olhando por vídeo e não com visualização direta dentro do abdome.

O tempo de internação é de 2 a 3 dias.

Espera-se que o paciente seja capaz de retornar para a maior parte de suas atividades rotineiras após aproximadamente 5 semanas.

Quais as vantagens do Sleeve gástrico?

A principal vantagem do Sleeve Gástrico é que ela não interfere na capacidade absortiva do intestino. Desta forma, ha um menor risco de deficiências nutricionais.

O porte cirúrgico também é menor, de forma a permitir uma recuperação um pouco mais rápida.

Por fim, o risco para a Síndrome de Dumping é menor (1). Ela se caracteriza pela presença de náuseas, vômitos e fraqueza que ocorre principalmente após a ingestão de refeições ricas em açúcar.

Quais as desvantagens da Gastrectomia Vertical?

Ainda que a perda de peso seja variável após a cirurgia, o sleeve gástrico tende a prover uma perda de peso menor do que técnicas mistas (restritivas + desabsortivas) de cirurgia bariátrica, como o Bypass gástrico (2).

Assim, ela não costuma ser indicada para pessoas muito obesas, especialmente aquelas com 70kg ou mais de excesso de peso.