Síndrome de Aspenger

[accordion-model-lca titulo=”O que é a Síndrome de Aspenger?”]

A síndrome de Asperger é um dos tipos de Transtorno do Espectro Autista, ou seja, uma doença do neurodesenvolvimento.

A síndrome de Asperger está na extremidade mais branda do espectro autista, pois a inteligência costuma ser acima da média para a idade e a capacidade de realizar as atividades diárias é preservada. No entanto, a dificuldade na interação social é comum.

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[accordion-model-lca titulo=”Quais as características clínicas da Síndrome de Aspeger?”]

O sintoma mais distintivo da Síndrome de Aspenger é o interesse obsessivo em um único objeto ou tópico.

Estas crianças querem saber tudo sobre seu tópico de interesse e suas conversas com outras pessoas estão geralmente relacionadas a estes assuntos.

Sua experiência, alto nível de vocabulário e padrões formais de fala costumam ser muito superiores ao que se espera para as crianças da mesma idade.

Por outro lado, é comum que crianças com a Síndrome de Aspenger sejam isoladas de seus pares, devido às habilidades sociais pobres e falta de interesse na maior parte das coisas pelas quais seus colegas se interessam.

Por fim, é comum que crianças com Síndrome de Aspenger sejam dejajeitados e apresentem coordenação motora deficiente. Elas habitualmente apresentam um histórico de atrasos no desenvolvimento de habilidades motoras, como andar de bicicleta ou jogar futebol. Até mesmo a caminhada pode parecer descoordenada.

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[accordion-model-lca titulo=”Prognóstico”]

Na maior parte das vezes, as crianças com Síndrome de Aspenger são capazes de lidar com suas deficiências.

Muitos pacientes são capazes de viver de forma independente e trabalham com sucesso em empregos regulares.

Entretanto, situações envolvendo relacionamentos pessoais tendem a ser mais desafiadoras.

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[accordion-model-lca titulo=”Tratamento”]

O tratamento do paciente com a Síndrome de Aspenger deve envolver os três aspectos característicos da doença:

  • Habilidades de comunicação deficientes;
  • Rotinas obsessivas ou repetitivas;
  • Falta de habilidade física.

O tratamento deve ser sempre avaliado caso a caso, mas habitualmente envolve uma combinação de diferentes técnicas de psicologia, fisioterapia e fonoaudiologia.

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