Pesquisar

Sialadenite

O que é sialadenite?

Sialadenite é o termo médico para a inflamação de uma ou mais das glândulas salivares.

Ela pode ser de origem infecciosa ou não, sendo caracterizada por edema, dor e diminuição ou ausência de salivação da glândula afetada.

Ela pode ter início súbito ou insidioso, ao longo de um tempo prolongado. Ela também pode se tornar crônica (longa duração) ou recorrente.

A Sialadenite é mais comum entre adultos com mais de 50 anos. No entanto, ela também pode ser vista em outros grupos populacionais, especialmente:

  • Bebês nas primeiras semanas de vida.
  • Pessoas que estão doentes ou se recuperando de uma cirurgia.
  • Pessoas com desidratação, desnutrição ou imunossupressão.

Quais são as glândulas salivares e qual a importância da saliva?

As glândulas salivares são as glândulas que produzem a saliva.

A saliva ajuda a engolir, digerir os alimentos e protege os dentes de bactérias nocivas.

Existem três glândulas salivares principais:

  • Glândulas parótidas, localizadas na frente de cada orelha.
  • Glândulas submandibulares, localizadas sob a língua no assoalho da boca.
  • Glândulas sublinguais, localizadas bem no fundo da boca, abaixo da mandíbula.

Além destas glândulas salivares maiores, existem centenas de glândulas salivares menores. Essas glândulas estão nos lábios, na parte interna das bochechas e em toda a mucosa da boca e da garganta.

No entanto, a sialadenite afeta principalmente as glândulas parótidas e submandibular.

Quais são os sintomas da sialadenite?

Os sintomas mais comuns da sialadenite incluem:

  • Boca seca / diminuição da saliva;
  • Dificuldade para falar ou engolir;
  • Dor na boca;
  • Vermelhidão da mucosa oral;
  • Inchaço na região da bochecha ou pescoço;
  • Febre (geralmente nos casos infeciosos).

Quais as causas da sialadenite?

As principais causas da sialadenite incluem:

Infecção
A sialadenite pode estar associada a infecções virais ou bacteriana.
A mais conhecida delas é a caxumba, uma infecção febril sistêmica causada pelo paramyxovirus, mas que acomete mais comumente as glândulas salivares. Ela acomete crianças e adultos jovens, sendo mais comum em crianças entre dois e nove anos de idade.
Além da caxumba, outros vírus e bactérias como o Staphylococcus aureus, os Streptococcus podem causar a sialadenite.

Desidratação
Pacientes que em quadro de desidratação, independentemente da causa, apresentam uma redução da produção de saliva e maior propensão para a sialadenite.
A desidratação é mais comum em idosos, já que a percepção de sede pode ficar comprometida com o avanço da idade e a ingestão de líquidos pode ficar prejudicada.

Xerostomia
A xerostomia (“boca seca”), é um problema crônico caracterizado pela redução do fluxo salivar. A redução do fluxo salivar aumenta a suscetibilidade para infecções por vírus e bactérias, de forma que pessoas com xerostomia também ficam mais suscetíveis à sialoadenite.

Sialolitíase
Sialolitíase é o nome dado para a formação de cálculos ou pedras nas glândulas ou ductos salivares. Essas formações dificultam o fluxo salivar, podendo até mesmo provocar uma obstrução dos ductos.
A presença das pedras, levando a redução do fluxo ou obstrução dos mesmos, favorecem a inflamação na glândula salivar. Também aumenta a suscetibilidade para as infecções por vírus ou bactérias, o que também contribui para um maior risco de sialoadenite.

Tratamentos oncológicos
Os tratamentos oncológicos provocam diferentes reações no organismo, dependendo do procedimento realizado. Pessoas submetidas à radioterapia na cavidade bucal, ou aquelas que fizeram tratamento com iodo radioativo para o câncer de tireoide, por exemplo, apresentam risco elevado para desenvolver a sialadenite.

Síndrome de Sjögren
A Síndrome de Sjögren é uma doença auto-imune na o sistema imunológico desencadeia uma resposta anormal contra a própria glândula salivar e as glândulas lacrimais. Esse processo provoca alterações no seu funcionamento e pode levar ao desenvolvimento da sialoadenite.

Má Higiene
A higiene inadequada da cavidade oral pode levar a inflamações da mucosa oral e consequente à redução do fluxo salivar, originando o quadro de sialoadenite.

Tabaco e Álcool
uso de substâncias nocivas presentes nas bebidas alcoólicas e no cigarro também pode provocar a inflamação da mucosa oral, com um quadro de sialadenite.

Tratamento

O tratamento de suporte da sialoadenite geralmente envolve o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, hidratação, uso de compressa quente e reforço na higiene bucal.

Tratamentos específicos, com o uso de antibióticos, podem ser considerado a depender da causa do problema.

O tratamento cirúrgico pode ser considerado na presença de um abscesso (bolsa de pus) ou de uma sialoitíase (pedra na glândula salivar).