Pesquisar

Rugas

O que são as rugas?

Rugas são linhas que se formam na pele e se aprofundam com o passar dos anos, em virtude da perda de componentes que são responsáveis pela sustentação da nossa pele – como o colágeno, a elastina, o ácido hialurônico, entre outras.

Elas se formam como uma parte natural do processo de envelhecimento da pele. A idade, velocidade e intensidade com que elas se formam, no entanto, varia de pessoa para pessoa.

Quais os tipos mais comuns de rugas?

As rugas são classificadas em quatro tipos principais:

Rugas finas
Linhas superficiais que se formam geralmente em pessoas brancas ao redor dos 30 anos de idade, conferindo um aspecto quebradiço à pele. Estão diretamente relacionadas à perda de colágeno.

Rugas profundas
Linhas mais profundas e que estão presentes independentemente dos movimentos faciais. Aparecem em decorrência do envelhecimento da pele, geralmente a partir dos 45 anos de idade. Elas dão à face um aspecto cansado e abatido.

Linhas de expressão
Linhas que surgem pela ação dos músculos faciais, em decorrência de movimentos repetidos do rosto. São mais comuns entre 30 e 40 anos.
Dependendo de onde surgem, podem receber diferentes nomes, incluindo:

  • Bigode chinês: é um tipo de ruga que se estende do nariz até a boca, deixando o rosto com um aspecto mais envelhecido. Está associado a predisposição genética, falta de elasticidade da pele e flacidez, entre outros fatores. Geralmente aparece ao redor dos 30 anos.
  • Pés de galinha: Tipo de ruga que surge no canto externo dos olhos e perto da bochecha. Estão associados ao processo de flacidez e envelhecimento da pele.
  • Linhas de Marionete: rugas bem nítidas que aparecem no canto da boca. Estão associadas ao envelhecimento da pele, falta de proteção solar, maus hábitos alimentares e tabagismo.
  • Código de barras: Linhas finas que se formam próximo ao lábio superior, geralmente em decorrência do tabagismo.

Rugas gravitacionais
ocorrem devido à queda da pele e dos músculos, causadas pela força da gravidade. Elas acompanham a flacidez da pele, e podem aparecer entre os 60 e 70 anos

Fatores de risco

As rugas se formam como uma parte natural do processo de envelhecimento da pele. No entanto, diferentes fatores contribuem para o seu aparecimento, bem como para uma progressão mais rápida ou mais lenta.

  • Fotoenvelhecimento: envelhecimento da pele que acontece em decorrência da exposição solar;
  • Tabagismo;
  • Poluição;
  • Força da gravidade;
  • Dormir pouco: Durante o sono, há um processo de renovação celular e o metabolismo proteico que fica prejudicado em quem dorme pouco;
  • Dormir de bruços, devido ao contato da pele do rosto com o travesseiro;
  • Estresse;
  • Maus hábitos alimentares: contribui para o acúmulo de radicais livres e para o envelhecimento da pele.

Prevenção das rugas

Os cuidados preventivos são importantes tanto para evitar o aparecimento como o agravamento das rugas.

Proteção solar desde sempre é o pilar mais importante da prevenção das rugas, junto com outras medidas de Skincare.

A utilização de cremes anti-rugas ou anti-sinais ajudam a melhorar a firmeza da pele e podem prevenir o aparecimento das linhas finas no rosto. Podem também ajudar a evitar que rugas finas se transformem em rugas profundas e que rugas dinâmicas se transformem em rugas estáticas. No entanto, eles não levarão a uma melhora nas rugas já existentes.

O colágeno ajuda a melhorar a elasticidade da pele e a prevenir o aparecimento de rugas. No entanto, é preciso considerar que nem todos os colágenos servem para este propósito e que eles não servem como tratamento, apenas como prevenção.

A adoção de um hábito de vida mais saudável, incluindo prática regular de atividade física, melhora dos hábitos de sono, controle do peso, controle do estresse e melhora da qualidade alimentar, além de melhorarem a saúde em geral, também são importantes para a saúde da pele.

Fazer exercícios para rugas não funciona. Além disso, os exercícios podem trazer uma piora do quadro, acelerando a transformação de rugas dinâmicas em rugas estáticas.

tratamento para rugas

O tratamento para rugas depende de qual o tipo de rugas.

O primeiro passo envolve a adoção dos métodos preventivos descritos acima. Ainda que não ajudem a melhorar uma ruga já existente, eles podem evitar a piora, fazendo com que uma ruga fina se transforme em uma ruga profunda ou que uma ruga dinâmica se transforme em uma ruga estática.

Entre os possíveis métodos de tratamento, incluiem-se os dermocosméticos, peeling ou injeções de botox ou de ácido hialurônico, entre outros métodos.

Peeling
“Peeling” é um termo que deriva do verbo em inglês “to peel”, que significa descamar. Ele se refere a um conjunto de procedimentos que buscam fazer justamente isso, descamar a pele para promover uma renovação celular.
O peeling pode ser feito por meios químicos, físicos ou por laser.
O procedimento busca remover as células mortas da superfície da pele e criar uma ferida controlada, permitindo que uma nova camada de pele cresça no lugar da pele enrugada.

Toxina botulínica (Botox)
A aplicação da toxina botulínica (Botox) é um tratamento que busca paralisar ou reduzir a ação de certos músculos que estejam contribuindo para a formação das rugas dinâmicas, especialmente daquelas ao redor dos olhos, testa ou sobrancelhas.
Os feitos iniciais tornam-se visíveis a partir de aproximadamente 72 horas, atingindo o efeito máximo em aproximadamente duas semanas.
A seguir, a paralisia perdura por cerca de três a seis meses até que desaparece gradativamente, enquanto a ação muscular retorna.
Quando a aplicação ocorre em intervalos regulares, no entanto, o desuso faz com que estes músculos se tornem gradativamente mais fracos. Com isso, o efeito das aplicações passa a durar mais tempo.

Preenchimento facial
Conforme as pessoas envelhecem, o corpo começa a perder colágeno. O colágeno é um dos principais constituintes da pele, músculos, ossos e tecidos conjuntivos.
Com a perda do colágeno, a pele fica flácida e perde volume. Além disso, ela fica mais fina, perde sua elasticidade e passa a se romper mais facilmente.
O preenchimento facial busca, justamente, preencher o volume perdido pela falta do colágeno, sendo indicado em pessoas com rugas estáticas.
O procedimento é realizado por dermatologistas e cirurgiões plásticos, que busca preencher as rugas, suavizar as linhas e restaurar o volume perdido do rosto.
Geralmente, ele é feito em áreas ao redor dos olhos, boca e nariz.
O objetivo do procedimento é dar ao rosto uma aparência mais jovem.

Máscaras faciais
A máscara facial é um termo que engloba um conjunto de cosméticos que têm por objetivo criar uma película na pele, fazendo com que seus ingredientes sejam mantidos por mais tempo em contato com a pele.

  • No caso de pacientes com rugas, as máscaras devem conter: Antioxidantes, como vitamina C, vitamina E e resveratrol;
  • Ácido ferrúlico ou retinóides tais como retinóis e retrinaldeídos;
  • Umectantes, como ácido hialurônico.

A vitamina C é bem conhecida por sua capacidade de aumentar o colágeno e ajudar a proteger contra danos causados ​​pelo sol.

Cirurgia
Para as rugas profundas, o único tratamento realmente efetivo é a cirurgia de lifting facial.
Somente a cirurgia é capaz de eliminar a flacidez e o excesso de pele, que são os principais responsáveis pela formação de rugas profundas.
Assim, esse é o único tratamento definitivo.